Grêmio na final: vem chumbo grosso por aí

“A simples ideia de que o Grêmio irá, finalmente, quebrar o jejum assusta, apavora e inquieta os ‘isentos’ e os nem tanto.

Teremos, pois, dias de muita agitação, com direito a boatos, informações e entrevistas que possam, de alguma forma, perturbar o ambiente no Grêmio em caso de classificação.

Aliás, isso já está acontecendo, mas a tendência é que  o quadro piore, inclusive com o reforço de gremistas que o cornetadorw define, muito apropriadamente, como portadores da síndrome de Estocolmo”.

O texto acima foi escrito antes do jogo contra o Cruzeiro, empate glorioso por 0 a 0 que coloca o Grêmio a 180 minutos do título da Copa do Brasil. Aleluia!

Fiz questão de reproduzir essas frases depois de ler e ouvir jornalistas sérios e experientes da crônica esportiva (e alguns agregados), todos do coloração rubra ou azuis ingênuos querendo provar isenção.

Quem quiser saber mais detalhes (nomes, por exemplo), leia o blog cornetadorw, mais uma vez finalista do prêmio Press. O RW flagrou várias ações com o objetivo de tirar o foco da classificação gremista para outras questões, todas que podem prejudicar o Grêmio de alguma forma, como o suposto apedrejamento do ônibus do Cruzeiro e o abraço da filha do técnico Renato no finalzinho, com a bola ainda rolando.

Esse fato, que em outro lugar não mereceria nota de rodapé, aqui vira manchete de site e deve render página de jornal amanhã. Com isso, pode fazer o procurador do STJD refletir sobre esse fato que, caso contrário, talvez ele nem ligasse.

Outro fato que irá repetir-se a partir de agora é a abertura de espaços generosos para a oposição do Grêmio atacar a situação, conforme já ocorreu na manhã desta quinta-feira no programa do Vidarte na rádio Grenal, conforme relato do RW, o homem dos mil ouvidos e mil pares de olhos. Ele sabe tudo o que acontece em termos de dupla grenal!

Bem, a guerra está recém começando. Vem chumbo grosso por aí.  

O JOGO

O empate na Arena já é como jornal do dia anterior. O que importa é a consequência, não o jogo em si.

Grêmio classificado e de novo disputando um título de expressão. É o Grêmio no lugar que é seu de direito.

E isso, a gente sabe, provoca muito ciúme e ranger de dentes.

Foi um jogo emocionante no sentido de um golzinho do Cruzeiro seria terrível. Mas Renato armou bem o time.

A defesa se mostrou valente e compenetrada. O time todo mostrou maturidade, mostrou que está pronto para enfrentar o Atlético e conquistar o título tão aguardado pela nação tricolor.

O Cruzeiro foi levemente superior no primeiro tempo. Mas no segundo o Grêmio foi melhor, criando situações claras de gol, como aquele lance do Pedro Rocha que o goleiro salvou. Na sequencia, na cobrança de escanteio a bola bateu na trave e Rafael salvou de susto.

Mas era um clima tenso, de preocupação, pelo menos de minha parte. O jogo ficou mais tranquilo nos quinze minutos finais. O Grêmio tratou de picotar ainda mais o jogo, assegurando o resultado e a classificação.

Em resumo, destaque para o time inteiro.  

INTER

O Inter com seu time misto deu um susto nos atleticanos. Lutou como nunca, e fracassou como sempre (ao menos nos últimos meses).

O time mineiro comprovou o que tenho dito: é formado por jogadores decisivos, experientes, mas decadentes.

É claro que se deixar a bola chegar nos pés de um Fred ou de Robinho em condições de concluir a coisa complica.

Perigoso mesmo é o Prato. 

O Grêmio hoje é superior ao Atlético, mas não a ponto de ser apontado favorito.

Será uma grande final.

CAROL, CAROL, CAROL

Imperdível:

Carol, Carol, Carol…