O acerto de Renato e a secação frustrada

Diferente da maioria, penso que Renato Portaluppi – com aval da direção, ressalte-se – não agiu errado ao escalar um time inteiro de reservas para enfrentar o Santos.

Ficou escancarado que o objetivo é conquistar a Copa do Brasil. Queiram ou não, o Palmeiras vai mais desgastado para o confronto de quarta-feira. Não poupou titulares na rodada. O Grêmio vai com sua força máxima e agora sabendo que pode contar com alguns jogadores que quase não recebem oportunidade.

Então, ponto para Renato.

Noventa por cento da torcida gremista desprezam vaga para a Libertadores. Todos querem título. Então, a direção gremista colocou em segundo ou terceiro plano a vaga tão rejeitada pelos gremistas nas redes sociais.

Agora, os mesmos que desprezam a vaga estão irritados porque o clube optou por focar na CB – mas segue na briga pela vaga tão rejeitada por muitos. 

O pior que poderia acontecer na Vila Belmiro neste domingo seria uma goleada. Mas para quem levou recentemente 4 a 0 do glorioso Coritiba jogando com força máxima até isso é superável.

O melhor seria uma vitória. Que quase veio no lance iniciado por Bolanos e concluído muito bem por Éverton que, como disse Renato após o jogo, fez o certo, só faltou um pouco mais de força no toque sobre o goleiro.

Outro aspecto positivo: Éverton mostrou que está pronto de novo e Bolanos teve chance de ganhar mais ritmo de jogo.

No final das contas, o empate ficou de bom tamanho. O Santos mereceu vencer pelo número de situações criadas e volume de jogo, mas esbarrou numa defesa bem postada.

Aí, destaque para Thiery, um fenômeno. Destaque também para Bruno Grassi.

Ah, importante frisar que com o time titular o Grêmio raramente consegue pontuar na Vila Belmiro. Imaginem se entra com os titulares e perde do Santos, o que não seria nenhum absurdo. O moral do time cairia, e isso não é bom para quem tem um jogo decisivo dentro de três dias.

Portanto, examinando friamente, a decisão de Renato foi correta. Claro que é uma questão polêmica, mas eu fico com Renato nessa.

SEGUNDONA

A crítica mais feroz de muitos gremistas é por que não ter usado o mesmo time para enfrentar o Vitória, de modo a prejudicar o Inter em sua luta para escapar da segundona?

Realmente, poderia, mas as circunstâncias eram diferentes. 

Além do mais, Renato foi contratado para conquistar título, não para pensar em estratégia para rebaixar o Inter.

SEGUNDONA II

O Inter não vai cair. A vitória sobre o Flamengo afastou esse risco, na minha opinião, claro, porque ao escrever aqui expresso a minha opinião.

O Inter não vai cair muito mais pela incompetência de equipes como Figueirense, Coritiba, Vitória e Sport. 

Fora isso, tem um jogador que cairia perfeitamente no Grêmio: Vitinho.

Então, estou largando a secação.

É duro torcer para time enganador como esse Flamengo, que não entendo como pode estar disputando o título do Brasileirão.

O Flamengo é o repositório de sobras da dupla Gre-Nal: Pará, Rever, Alan Patrick e… Fernandinho. 

Além do mais, tem o Diego, de péssima atuação, quase ex-jogador, só toquezinho sem criatividade. 

Larguei.

Se gostou, compartilhe!

  • ari

    Panorama vermelho segue igual, dentro do planejado: Caem com 44. Vitória com 45 e os demais com 46. Farão 3 pontos fora de casa e 5 em casa.
    Tabela de Sport (com nossa ajuda) e Vitória é mais fácil.
    Tudo seguindo o plano; e ver a esperança deles de se salvarem antes de afundar será tipo o filme Mar em Fúria.

    • Não vão comentar a bola que jogou o craque Lincoln??

      • ari

        Bruno Soneca II

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Zé, as viúvas do Lincoln se mandaram de uma vez e quando se falava aqui recentemente que esse rapaz não está pronto, isso era verdade.

        Bem, eu nem sei se um dia vai estar pronto, pois uma oportunidade igual a de hoje, no meio da gurizada, naquele tapete verde da Vila, era a hora exata de ”iniciar” o percurso da confirmação diante do ”novo chefe”, mas o guri sucumbiu de novo.

        Acho difícil ele ”confirmar”, deve ser mais um Leandro da vida, aquele atacante que hoje está no Coritiba. Que pena, já são 2 anos seguidos, e NADA.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        SEGUNDONA

        Venho falando aqui a 60 dias que o Binter não cai, e eu realmente sei porque os Gremistas ainda não vão ter este gostinho em 2016. Deixa pra lá …..

    • Arthur J

      Everton foi muito bem, mas achei que fomeou no gol perdido. Gostei muito do Jaílson também, jogou com mais naturalidade que nos últimos jogos.

      Bolaños entrou bem, tomara que engrene, pois tem qualidade.

      Fred foi horrível, que zagueiro fraco! Perde todas pelo alto.

      Lincoln foi uma decepção: parece um ex-atleta jogando, sem velocidade e sem força… Dá pra ver que ele tem técnica, mas parece que ele não se esforça em campo. Quem sabe ano que vem ele amadurece…

      —–
      Sobre o inter, o rebaixamento ainda é possível, mas será necessário o Grêmio vencer o Grenal e eles terem +1 tropeço em casa. Cruzeiro ou Ponte Preta terão que fazer o crime.

      • Ilgo Wink

        jÁ DEIXEI DE sonhar com esse rebaixamento

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          No fundo, eu nem sonhava, pois com $wat & $onda e o Vitória, Coritiba, Figueirense e Sport fazendo esse esforço todo pra voltar pra segundona, o Binter não cai, de jeito nenhum.

          • Arthur J

            Tem 1 ponto de diferença só pro Vitória (17o)… se o Grêmio não pipocar no Grenal, as esperanças renascem.

            O problema é justamente o Grêmio.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Arthur, até acho que vencemos o Grenal por causa da força que o Renato tem de mexer com o vestiário, mas os 3 pontos que tiramos do Vitória-BA, vai salvar eles.

          • Dilamar Costenaro

            Se não tivéssemos ganhado do vitória eles ainda estariam na zona, aposto um olho que eles teriam tomado uns 2 se fosse o contrário.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Tens razão. Também não gostei daquela vitória.

    • Ilgo Wink

      sonhar nao custa nada

  • Alexandre B. Galiazzi

    Anderson é gremista minha gente!!! Olha só, veio com salário de craque, nunca jogou nada com a camisa colorada, tumultua o vestiário vermelho e vinga o Bolaños e toda torcida azul…
    É ou não é Gremista?

  • Dilamar Costenaro

    Parem se sofrer com o inter, eles não irão cair, essa vitória contra o flamerda tirou eles do rebaixamento, ainda jogam contra santa, ponte e cruzeiro em casa, e ainda tem o grenal, e vocês todos sabem que nosso time adora ressuscitar morto.

    • Ilgo Wink

      Renato não vai deixar a peteca cair no Gre-Nal. Time vai com tudo pra cima deles.

  • Fábio Viana

    “Preteou o olho da gatiada!”
    Não caem mais.
    Mesmo perdendo o Grenal não voltam para o Z4 e depois pegam o Santa Cruz em casa. Já era, o sonho acabou.
    Caem Vitória, Figueirense, Santa e América.

    Segunda-feira muito triste essa, tanto pelo clima, bem como pela derrota do Flamengo.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Ontem o São Paulo fez um crime duplo contra eles, pois aumentou nossa chance de G6 derrotando o Fluminense no RJ, e diminuiu as chances deles escapar, mas uma vitória no Grenal será fundamental para o G6, e eles escapam sim.

      • Fábio Viana

        Esse campeonato tá muito louco!
        Apostei que o São Paulo ia penar nas próximas rodadas, pois tem tabela meio complicada e sem confronto direto. Daí ganha esse jogo improvável.
        Apesar da minha pouca fé na queda deles, mas como só tem jogo doido, ainda há esperança.
        Essa semana tá brabo de controlar a ansiedade. Tanto para amanhã como para a rodada do findi.

  • Fabio Scheffer

    Pior que o Inter não cair vai ser ver o Vitoria estar no seu lugar por conta de uma diferença de 1 ou 2 pontos da vitória que o Grêmio buscou na Bahia, e que na real não irá servir pra nada para nós.

    Como já disse antes, também acho que o co-irmão não caí mais.

    O negócio agora é nos classificarmos de qualquer jeito para as semi-finais da CdB, vencer o Grenal e ficar usando o restante do brasileiro para dar ritmo e fazer testes.

    Uma desclassificação na CdB com certeza refletiria negativamente no Grenal e aí meus amigos, a gangorra viraria de vez e catapultaria eles pra se livrar de vez do fantasma da B e até buscar o titulo da CdB se estiverem vivos.

    E isso não pode acontecer !!!

    • Fábio Viana

      Acredito que o Grêmio fez o correto ao poupar e acho que só fez isso pq o G4 virou G6. Hoje estamos a 1 ponto do 6º, se o Fluminense ganhar hj ficaremos a 2 pontos, ainda possível.
      Porém se cair na CB, não tem mais volta, só ano que vem.

      Uma falha dessa direção é não organizar excursões para a torcida assistir jogos fora de POA, principalmente em “copas”. Não precisa pagar a conta sozinha, mas poderia dividir o custo com quem quiser viajar.

  • A fila anda

    Voto com o relator. Concordo com as opiniões do Ilgo.

    Claro que futebol tudo é resultado e o “se” muitas vezes vale mais do que a realidade.

    Empatar com o Santos fora sempre será um resultado muito bom, independente da escalação do time. Isso não depende de “se”; Agora “se” não passar pelo Palmeiras vão ficar falando do jogo de ontem como se fosse disputa de título. “Se” ganhasse do Santos… se ganhasse não iria acontecer nada, seguiria disputando uma vaga. A partida de ontem não dava faixa.

    Todo mundo é apaixonado por suas teses e torce para o quiser, tem quem queira muito mais o inter rebaixado do que o Grêmio campeão da CB. Respeito. Para esses, vou contar um segredo, para o inter cair basta ele perder mais pontos que Vitória e Sport.

    Não vejo ninguém preocupado com vaga em G-6, caso contrário não estariam torcendo contra o Grêmio no jogo contra o Vitória. Eu tentei torcer contra, mas não consigo. Em jogo do Grêmio torço para o Grêmio. Torcerei um dobro por ele no Grenal.

    Se o inter tiver que cair, cairá por seus defeitos, ficou mais difícil mas não é impossível.

    PS I: Que jogador horrível o tal Fernandinho. Ciscador de quinta categoria. Acabou o Flamengo com a entrada dele.

    PS II: Fred e Bressan formaram a zaga titular do Grêmio em alguns jogos da Libertadores. Não há time que resista.

    PS III: Lincoln tem 17 anos, ainda pode evoluir. Porém, mostrou que ainda não é solução para o substituir o Douglas, por exemplo.

    • Ilgo Wink

      Lincoln viveu um momento pessoal muito ruim. Tem apenas 17 anos. É cedo para detonar o guri.
      Eu achei que ele poderia tomar o lugar de Douglas, mas me enganei. Precisa evoluir muito ainda. Potencial ele tem de sobra.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Pois é, quase fui execrado aqui quando eu escrevi exatamente isso aí, Ilgo, e eu disse que ele não tinha terminado de ser lapidado na base, ouvi até que ”craque” joga com 16, 17, 18 anos em qualquer lugar, que o guri iria pra europa antes dos 20 e se tornaria um Douglas Costa.

        Menos, amigos, tudo isso é possível, mas tem um caminho a ser seguido com muita determinação e disciplina, e não é jogando um guri com esta idade apenas ”em sequência” num time grande que ele vai explodir e estourar. Taí. BINGO.

        Lincoln tem potencial, sim, mas falta cabeça e estrutura para que supere alguns traumas, e não vai ser um aumento de salário de 8 para 15 e depois para 25 mil mensais acrescidos de algumas mordomias que ”RESOLVE TUDO”, pois a cabeça de um menino de periferia entra em parafuso muito fácil.

        Vamos devagar, no futuro quando ele estiver pronto de cabeça, músculos, potência e com equilíbrio familiar, ele ”poderá” dar certo. Hoje, isso é impossível.

  • FePoa

    Ilgo, o Flamengo tem um belo time…comentei em casa e depois com os botequeiros que esse Vitinho me serve…ele e outro atacante bom de referência ficamos muito bem servidos….Sobre Everton, Grêmio tem uma orda de jogadores fominhas e sem visão periférica…Não passam a bola…sempre tentam…Nao gosto do Everton, é comum, tanto ele como Guilherme e Pedro Rocha…Desses 3, fica um só e pega outro da base. Prioridade sem sombra de dúvida, CB. Independente de gostar ou não do Renato, ele está sendo mais sábio que o Pepe. TIme não esta com excesso de confiança, esta jogando mais “concentrado”. Fred não pode passar nem perto, jogador com essa altura e nao disputa bola de cabeça? Renato esta fazendo o “menos é mais”. Sem frescura. Hoje, ao meu ver o time joga para o Douglas dar uma pifada que nem sempre sai, falta um Fred ou Lucas Prato ou Chaves do SP. Time do Grêmio é muito leve e nao aguenta pancada fora.

  • Ilgo Wink
  • Ilgo Wink

    O Grêmio, com os titulares, costuma se dar mal na Vila Belmiro. Fiz um rápido levantamento: desde 1959 foram 16 derrotas, sete empates e apenas duas vitórias do Grêmio na Vila. A dura verdade: o Grêmio é freguês na Vila.

    http://jornalheiros.blogspot.com.br/2011/10/historia-gremio-x-santos.html

  • Serrano

    Pessoal do Grêmio é autofágico mesmo.

    A moçada do Snapchat pode ficar enganando a temporada toda, mas Lincoln tem que arrebentar quando entra.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Qual Lincoln, Serrano ????? Esse ”juvenil” aí do Grêmio ?????
      Um dia, quando estiver pronto e provar que pode, ele será titular, com certeza absoluta. Hoje não, falta muito ainda, amigo.

      • Serrano

        Titular como, se ele é outro Leandro da vida?

        O Francisco Coelho tinha razão. Ele tinha que ter sido emprestado, aí quem sabe jogasse, nem que de vez em quando. Não dá nem pra entender como é que o Luan virou titular.

        Tô pra ver Clube e torcida que odeiem guris da base tanto quanto o Grêmio.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Serrano, eu não faço parte desta turma aí, pois eu vi, pedi e aplaudi nomes da base que confirmaram como Iúra, Paulo Roberto, Renato Portaluppi, Valdo (meu amigo pessoal desde os 14 anos de idade), Assis, Ronaldinho, Douglas Costa, Anderson, Lucas Leiva, Fernando, mas todos eles tinham bola no corpo, amigo.

        • Guri bom a gente gosta, já os ruins ficam pra sua conta ou tu é empresário deles??