Três times lutam por uma vaga no ‘grupo da morte’

Depois da ressaca de duas frustrações seguidas:

1. Saúdo escalação de reservas contra o NH, amanhã, em NH, 18h30. Preserva titulares para o jogo que realmente interessa, contra o San Lorenzo. A lamentar apenas que raciocínio semelhante não tenha prevalecido para o Gre-Nal. Escalasse o time reserva, ou misto, e ainda corria o risco de vencer o clássico. Se perdesse, bem, teria sido o time reserva. Mas já passou.

Futebol é dinâmico. O importante é retirar dos fatos passados algo instrutivo para que erros iguais não sejam cometidos.

Saúdo esse time que está sendo anunciado:

Bruno Grassi; Kaio, Rafael Thyere, Bressan e Marcelo Hermes; Jaílson, Ramiro, Pedro Rocha, Lincoln e Fernandinho; Bobô.

É a oportunidade de conferir se Kaio pode ser o lateral-direito, porque os atuais são fracos.

É a oportunidade para conferir se Thyere tem bola para jogar ao lado de Geromel.

É a oportunidade para ver esse Jaílson, que dizem ser muito bom.

Claro, é a oportunidade para rever Pedro Rocha e, principalmente, Lincoln, o esquecido por Roger Machado.

Por fim, algo indigesto: Fernandinho e Bobô. Fernandinho já deu o que tinha que dar. Só Roger mesmo acredita que ele pode entrar e mudar o panorama de um jogo.

Já o Bobô é uma alternativa interessante, desde que Roger consiga fazer o time mandar bolas para a área com alguma qualidade, nada chutões e chuveirinhos, o que me parece quase impossível pelo que já vimos.

Enfim , olho nesse jogo.

2. Confessem, ninguém apostava um centavo no Toluca. Eu pelo menos não apostava. Quando o Grêmio perdeu no México parecia o fim do mundo. Onde já se viu perder do Toluca? Continuo achando o Toluca um time médio, mas ainda assim, pelo jeito, superior aos demais. Ou do mesmo nível, só que com mais sorte nas conclusões.

O Grêmio levou 2 a 0, e teve um jogador a mais durante boa parte do jogo. Nada que não possa ser revertido aqui, na Arena, desde que não haja um Grenal na véspera para a direção determinar força máxima de novo e assim correr o risco de perder outro titular importante. Imaginem, perder o Geromel, o maior jogador do time no momento.

O Toluca chegou aos 7 pontos. Bateu a LDU fora no duelo das alturas.

O time mexicano está classificado. Resta saber se em primeiro ou segundo lugar. Sobra uma vaga para Grêmio, San Lorenzo e LDU.

Não arrisco nenhum palpite. Mas acho que o Grêmio tem time para vencer o San Lorenzo em Buenos Aires.

Desde que Roger Machado saiba escalar o time, montar o banco de reservas com sabedoria e fazer as substituições corretas.

Simples.