A imprensa e a injustiça de Fábio Aurélio

Quando deparei com a matéria abaixo no clicrbs pensei duas coisas: falta de assunto nesta época de vacas magras de notícias em que surge até proposta milionária de 25 milhões de reais por Anderson, e quanta vontade de atingir o Grêmio.

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/12/26/ex-lateral-da-selecao-revela-magoa-com-gremio-fui-desrespeitado.htm

O texto divulga mágoa do aposentado Fábio Aurélio com o Grêmio, que em 2012 o contratou por indicação do amigo (dele) Luxemburgo, mesmo com seu histórico de lesões no futebol europeu. Fábio Aurélio foi um baita lateral. Mas viveu um ciclo longo de lesões sucessivas. Veio parar no Grêmio, que bancou quase um ano de salário praticamente sem aproveitar o jogador. 

Lamentavelmente, isso não aparece no texto. Quem lê a matéria acredita que o Grêmio é o vilão. O Grêmio, na verdade é vítima. 

Fábio Aurélio não tem motivo algum para sentir-se ‘magoado e desrespeitado’. Seus salário foram pagos em dia, acredito eu, e ele teve todo o suporte do clube para recuperar-se. Não conseguiu recuperar-se.

 

Acabou dispensado. Para um jogador que se injustiçado no Grêmio é curioso que ele não aproveitou a liberdade para atuar em outro clube.

Por que será que Fábio Aurélio, que lamentou não ter tido chance de jogar depois de longo tratamento, não prosseguiu a carreira.

Lembro-me de um jogo em que enfim estrearia. Na véspera, ou no aquecimento minutos antes do jogo, ele voltou a sentir a lesão.

A reportagem poderia ter lembrado essa passagem triste do jogador, que realmente trabalhou duro para voltar a jogar futebol, o que, infelizmente para o Grêmio e o atleta, ele não conseguiu no Grêmio nem em outro clube depois.

Mesmo para um tempo em que falta assunto e sobra espaço a ser preenchido não se pode abrir de um pouco de cuidado na redação e edição das reportagens, até para não gerar suspeitas propagadas nas redes sociais de que se trata de outra tentativa de chamuscar a imagem do Grêmio.

Para finalizar, publico a origem da matéria publicada no clicrbs. É uma entrevista longa com Fábio Aurélio.

É um trabalho sério, profissional, que peca basicamente por enfatizar essa injusta mágoa de Fábio Aurélio – e também pela falta de um tom mais crítico diante das declarações – com o clube que o apoiou num momento difícil, pagou, e não foi pouco, sem ter recebido nada em troca, além do empenho do profissional em recuperar-se.

Infelizmente, Fábio Aurélio não soube reconhecer isso.  

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2015/12/26/ex-lateral-da-selecao-revela-magoa-com-gremio-fui-desrespeitado.htm