Coluna de jornal pode motivar o Coritiba

O Grêmio é o favorito contra o Coritiba, sem dúvida. Mas ainda precisa confirmar esse favoritismo. Portanto, é preciso respeitar o adversário. 

O fato de o Coritiba estar focado em escapar do rebaixamento no Brasileirão – por isso, o jogo contra o Grêmio que lhe interessa realmente é o de domingo – é favorável ao tricolor, que ainda tem a vantagem de jogar pelo empate e com apoio de sua torcida.

Agora, esses ‘considerandos’ não permitem que um analista com um mínimo de bom senso possa decretar que é jogo jogado. Muito menos autorizam que um profissional da imprensa ocupe seu espaço num jornal para afirmar que o Grêmio passa pela Coritiba nesta quinta-feira até com time de juniores (na verdade, ele escreveu sub-15).

Ora, sabendo-se que o futebol por vezes é traiçoeiro e causa as maiores surpresas – uma goleada de 5 a 0 em Gre-Nal é um exemplo, que, aliás, não canso de lembrar -, é de se perguntar o que leva um analista esportivo profissional, que jacta-se de seus longos anos de crônica esportiva, a declarar simplesmente que um time junior do Grêmio seria capaz de bater o Coritiba?

Se ele fizesse o mesmo em relação ao Inter contra o Ituano, até seria aceitável. Poderia ser um arroubo bairrista. Mas só o Grêmio?

Não gostaria de acreditar que possa ser uma iniciativa insidiosa, ardilosa. Uma forma premeditada de estimular o adversário do Grêmio. 

O técnico Ney Franco pode agora pegar a coluna do referido jornalista e levar para o vestiário. Junta os jogadores e diz:

– Olha o que estão dizendo de nós na imprensa gaúcha. Dizem que perdemos até para um time de garotos do Grêmio.

Pronto. Está feita a lambança. O Coritiba vem turbinado contra o Grêmio. Não seria a primeira vez que um recorte ou página de jornal é utilizada como estimulante, fator de motivação extra. 

Claro, não posso acreditar que seja essa a intenção do respeitável colunista, mas que é estranho, é.

MOMENTO CULTURAL

Significado de insidioso:

 adj. Diz-se das doenças que, principiando com aparência de benignidade, só manifestam seus sintomas quando a afecção já evoluiu: o começo do câncer é quase sempre insidioso.
Que arma ciladas: questão insidiosa.
Característica do que é traiçoeiro, pérfido: indivíduo insidioso.
(Etm. do latim: insidiosus)