Grêmio vence e encaminha classificação

O Grêmio voltou a sentir falta de Luan. Repetiu a atuação pobre de domingo, mas foi o suficiente para vencer o Coritiba por 1 a 0, encaminhando sua classificação à próxima fase da Copa do Brasil. Agora, basta um empate na Arena no jogo da volta.

O resultado foi bom até para o Coritiba, que ao perder poderá dedicar-se inteiramente ao que realmente lhe interessa: fugir do rebaixamento no Brasileirão. O técnico Ney Franco provavelmente virá de time misto a Porto Alegre, muito mais para cumprir regulamento. O grande título do Coritiba neste segundo semestre é mesmo escapar da segundona.

Já o Grêmio precisa manter o foco na Copa do Brasil. É a competição a ser vencida, o título ao alcance de um time titular forte, mas de grupo insuficiente. Prova disso é que o time mostrou-se Luan-dependente. Sem Luan, o Grêmio se transforma num time comum, capaz de conseguir no máximo uma vaga na sul-americana de 2016.

Sem Luan, o Grêmio escapou por pouco de uma derrota diante do Joinville. E nesta quarta, em Curitiba, o time não mereceu mais do que um empate. Em ambos os jogos venceu. Para seguir vencendo, o Grêmio terá de jogar mais do que jogou no Couto Pereira. Foi praticamente um chute a gol, e um gol. Aproveitamento fenomenal. O Grêmio jogou por meia bola.

O sistema defensivo foi bem, melhor do que domingo ao menos. O Coritiba dominou, mas poucas vezes levou perigo ao goleiro Marcelo Grohe.

O problema foi a criação e as conclusões. Douglas teve duas boas chances de chutar com a esquerda e preferiu dar o passe. 

Giuliano se movimentou muito, mas visivelmente sentiu a falta de Luan para tabelar. O mesmo vale para Douglas.

Na frente, Bobô penou pela falta de jogadas de linha de fundo. Mas em próprio não se ajudou. É cedo para uma avaliação definitiva, mas por enquanto ele está mostrando que não pode ser mais que um reserva. 

Pedro Rocha caiu de rendimento. Fernandinho entrou em seu lugar e deu nova vida ao ataque. Agora, com pouca efetividade. Muitos dribles, muita agitação, e pouca objetividade. 

Vitinho foi lembrado por Roger. Sinceramente, difícil de entender a entrada desse jogador, principalmente quando havia Lincoln no banco.

O importante, contudo, é que o Grêmio venceu e tem tudo para avançar na Copa do Brasil.

Contra a Ponte Preta, em Campinas, é preciso ir com força máxima. Se for o caso, poupar um ou dois jogadores, não mais do que isso.

O título do Brasileirão é muito difícil, mas terminar no G-3 é possível.

Portanto, não é hora de priorizar esta ou aquela competição.