O grande jogo no tapetão

Há boatos de que o Grêmio sofrerá pena rigorosa no tribunal desportivo. O boato mais otimista dá conta de uma punição de 10 jogos. Outros, mais pessimistas e catastróficos, não deixam por menos: demolição da Arena, rebaixamento para a segunda divisão, substituição da cor azul por outra qualquer para extinguir a camisa mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo, razão de muita inveja, cassação do título do mundial de 83, proibição de Fernanda Lima aparecer em revistas com a camisa tricolor. Enfim, é muita especulação.

Apesar de Fábio Koff ter sido uma pedra no sapato da CBF e da TV Globo durante o tempo em que foi presidente do Clube dos 13, não acredito que esse pessoal seja tão baixo para levar esse tipo de coisa em conta nessa hora.

Não acredito em pena maior do que a que já foi aplicada pelos meios de comunicação, em especial pela revista Placar, que rotulou o Grêmio de clube de futebol mais racista do Brasil.

Logo o Grêmio, de onde saiu um dos poucos governadores de Estado negros deste país.

O Grêmio vem passando por um linchamento nojento, asqueroso porque um punhado de torcedores enlouquecidos, revoltados com a ‘cera’ que o goleiro Aranha fazia sem qualquer intervenção da arbitragem, passou a hostilizar o adversário. E aí apelaram para o ‘macaco’. Até alguns negros, vejam só!, ofenderam Aranha dessa forma. A jovem aquela que soletrou a palavra ma-ca-co para a TV registrar foi no embalo. Hoje, é a Musa do Racismo, e em breve é capaz de receber convite para sai na Playboy. Quem duvida?

Falando sério, comentam a possibilidade de eliminação da Copa do Brasil. Aqui entre nós, que os doutos do tribunal não nos leiam, seria até bom poupar o time de um desgaste desnecessário. A eliminação já está encaminhada. Não há chance de o Grêmio vencer o Santos na Vila Belmiro, ainda mais que Felipão não consegue repetir um time em função de lesões, cartões, deficiência técnica, etc. Seria uma ‘punição’ muito oportuna. É claro que virá acompanhada de alguma multa.

Se for por aí até que será uma pena razoável dentro do contexto de linchamento, de pegar o Grêmio como exemplo para evitar outras situações como essa deplorável ocorrida na Arena.

Acredito, também, que não será uma punição tão rigorosa – como parece que querem alguns cronistas esportivos da praça – porque os auditores sabem que esse tipo de coisa pode acontecer com qualquer clube e aí tudo o que for aplicado agora terá de ocorrer mais adiante, talvez penalizando algum clube do centro do país. Quem sabe um Flamengo, um Corinthians.

Então, penso que muita gente vai sair decepcionada do tribunal no Rio.

O jogo do tapetão começa às 14h, com transmissão ao vivo, imagino, de todos os batcanais.

E será longo esse jogo. Afinal, com tanta mídia em cima, cada voto levará muito, mas muito mais que o tempo que o goleiro Aranha levou para repor a bola na Arena.

Será o jogo do ano. É o Grêmio contra o mundo.

GERAL

Lamentavelmente, penso que não restará ao Grêmio outra alternativa a não ser colocar cadeiras no setor da geral da Arena.

É uma pena.