Felipão descobre um ‘Jardel’ na base gremista

Depois de ‘achar’ Walace e ter coragem de lançá-lo no Gre-Nal, assumindo risco enorme, Felipão agora parece determinado a investir em outro guri da base, o Ronan, de apenas 19 anos.

Confesso que eu nunca havia ouvido falar nesse nome. Apesar de considerar que é na base que o Grêmio deve buscar jogadores antes de ciscar fora do galinheiro.

Ronan tem quase dois metros de altura. No meu tempo de guri, quando ainda se tomava Grapette, a original, e a Polar era fabricada unicamente em Estrela e era conhecida apenas na região, a gente dizia de um cara que havia crescido muito que ele havia sido tratado à base de Toddy. Naquele tempo não havia esse negócio de Todynho contaminado. Bons tempos.

Pois Felipão em poucos dias está ‘descobrindo’ outro possível talento. Eu acredito até que se trata de um jovem de muito futuro para Felipão estar apostando nele.

Então, temos que o técnico gremista está lançando um jovem por lance e outro por sorteio.

Se esse Ronan, que é emprestado pelo Fluminense, segundo ouvi, corresponder e fazer os gols que o time precisa, estaremos diante de uma preocupante situação de incompetência coletiva no departamento de futebol profissional.

Por que diabos Walace não foi lançado antes? Teriam, no mínimo, economizado um bom dinheiro, porque não precisariam trazer Edinho.

O fato mostra ainda que Felipão não está satisfeito com o que encontrou no grupo principal. Tanto que sai por aí garimpando jovens com potencial e que estavam lá na base quando poderiam ser úteis no time profissional.

Por um momento, me passa a ideia que Felipão tenta repetir o grande time vitorioso da década de 90.

Ramiro na lateral-direita repete Arce, que era volante no Paraguai. Considero a aposta em Ramiro um acerto, as chances de dar certo são enormes, embora tenha gente que considere isso um absurdo. Vamos ver quem tem razão. Fico com Felipão nessa.

Walace pode ser o Dinho que Felipão não encontrou no grupo. Felipe Bastos seria o Goiano.

Bem, falta o Carlos Miguel nesse time.

Já o Émerson, que era um misto de meia com volante, sera mais ou menos como Giuliano. Guardadas as proporções, claro.

Na frente, Felipão encontrou Barcos e Lucas Coelho, que, bem ou mal se aproximam de Jardel, mas não fazem os gols que Jardel fazia.

Então, Felipão colocou o olho clínico em Ronan, que, coincidência ou não, também é oriundo do futebol carioca.

Esse guri pode ser o meu novo Jardel, deve ter pensado.

Pensamento mágico? Desespero? Ou convicção?

Vamos ver. Eu acredito em Felipão.

MACONHA

Desde quando o Ministério Público ESTADUAL tem competência para impedir que uma torcida vá a jogos em estádios fora do RIO GRANDE DO SUL?

Mas é o que li no Correio do Povo. Confiram:

O Promotor José Francisco Seabra, responsável pela Promotoria do Torcedor, anunciou na tarde desta quarta-feira que a Geral do Grêmio está proibida de entrar com faixas e instrumentos nos próximos cinco jogos do Tricolor no Brasileirão. A punição se dá pelo descumprimento da determinação da Brigada Militar (BM) em relação ao local de concentração dos gremistas para a ida ao Gre-Nal de domingo no Beira-Rio. A proibição vale também para os jogos fora da Arena.

Corta pra mim de novo: gostaria de ver o MPE agindo com igual rigor contra os bandidos que massacraram um guri de 15 anos no Gre-Nal de domingo, acionando a Polícia para descobrir os responsáveis.

E o que foi feito em relação ao bando que praticamente destruiu uma loja de conveniências semanas atrás? Eram integrantes de duas facções coloradas.

Assim como tentam descriminalizar a maconha, quem sabem não começam a fazer o mesmo com a Geral. Descriminalizem a Geral. Ou criminalizem todas as torcidas da mesma forma, sem discriminação.