Como unha encravada em sapato apertado

No meio da tarde li a notícia que na região Sul não tem pra ninguém, a maior torcida é do Grêmio, seguida pelo Inter e bem mais atrás o Corinthians. A pesquisa é da Pluri, região por região. Não vi as outras, mas imagino que só dê Flamengo e Corinthians.

http://www.lancenet.com.br/futebol/Times-Sudeste-lideram-Regiao-Sul_0_898110230.html

Quer dizer, no Sul os queridinhos da Globo foram desbancados pelo Grêmio.

Uma baita notícia, destacada pelo site lancenet e que só no final da tarde começou a repercutir. Dei várias tuitadas sobre o assunto, porque sei que essa é uma notícia que provoca ciúme e ranger de dentes em algumas pessoas.

Questionei se a mídia tradicional de Porto Alegre daria o destaque que a informação merece, e que se tivesse o Inter na ponta poderia render até um caderno especial feito na corrida.

Lá pelas tantas recebi a informação de que um conhecido apresentador de programa esportivo, cujo nome não digo porque “eu não sei”, falou sobre o assunto abrindo assim: dupla Gre-Nal tem hegemonia na região Sul.

Foi a forma que ele encontrou para não ter que dizer ‘Grêmio lidera’. Imagino que deva doer muito, talvez mais que unha encravada em sapato apertado.

Sinceramente, eu penso – e já escrevi a respeito – que o pessoal de imprensa, principalmente os que trabalham com opinião, deveriam revelar seus clubes. Seria mais honesto, mais ético.

Tenho certeza que haveria menos conflitos entre leitores e jornalistas esportivos.

AGENDA POSITIVA

Apesar dos anos de estrada, ainda me impressiono e me surpreendo com certas coisas. Um exemplo: um site informou ali pelo meio-dia que o Inter estava acabando com o time B. Obviamente para reduzir custos, porque é notório que o Inter está enxugando seu grupo que já foi dos mais inchados do país.

Mas a agenda positiva entrou em campo. Passou a informação de que a decisão era para “não barrar o crescimento dos jovens”.

Quer dizer, devo acreditar, então, que nesses anos os jovens foram barrados. Esse deve ser a explicação oficial, mas cabe ao jornalista questionar, duvidar e averiguar.

Pelo menos no meu tempo eu fazia isso.

CLEMER

Mais uma vez Clemer, que faz excelente trabalho na base colorada, é preterido em termos de promoção.

Acho que o Grêmio deveria pensar em sua contratação.

No mínimo, ele ganharia um aumento no Inter.

FLU

O Fluminense vem com desfalques importantes. Só a ausência de Fred, um matador implacável, já é um ganho enorme. Mesmo assim, é jogo difícil. No papel ficou mais fácil, mas o que vale é a bola rolando.

Mas estou otimista. Até tenho medo quando estou otimista. Mas meu otimismo é maior que o meu medo.

Vamos ganhar e vamos levar o primeiro lugar do grupo.