Tolerância zero com os falsos torcedores

Nas duas vezes em que fui assaltado e tive carros roubados, os bandidos vestiam camisas de clube de futebol.

Na primeira vez, foi um torcedor do Barcelona, com a camisa do Ronaldinho. Até que combinou.

Na segunda, eram dois assaltantes, dois moleques. Um vestia a camisa do Real Madrid e outro a do Boca Juniors.

Ontem, no pátio do Olímpico, outro tipo de marginal, também vestindo camisas de clube de futebol, colocou as cores do Grêmio nas páginas policiais.

A diferença entre os dois tipos de marginais ‘torcedores’ era o revólver apontado pra mim.

Confesso que não gosto de ver a camisa tricolor em episódios como o ocorrido no Olímpico. Me dá uma sensação ruim. Futebol é tão bonito, é tão solar, que não merece ser confundido com as trevas, imagem que me ocorreu quando vi as fotos de baderneiros vestindo a camisa do Grêmio, todos de costas, numa lúgubre delegacia policial.

Essas fotos estão na internet, correm o mundo.

A direção do Grêmio, o policiamento e os legisladores precisam dar um basta nisso. A impunidade é talvez o maior mal do Brasil já há muito tempo.

Aquele bando detido ontem em pronta ação dos soldados da BM já estão todos soltos.

“Não vai dar nada”, devem pensar esses falsos torcedores que ficam aí manchando a imagem de Grêmio e Inter.

E não dá nada mesmo. Por isso, eles se mostram tão atrevidos e desafiadores, promovendo brigas mesmo em meio a torcedores pacatos, famílias inteiras que vão aos estádios de futebol.

O Grêmio nada pode fazer para impedir esse tipo de confusão fora do Olímpico ou da Arena. Mas dentro de sua casa, é obrigação sua manter a ordem, custe o que custar.

Fico imaginando essa gente na Arena, jogo decisivo – como esse contra a LDU. Um erro de arbitragem contra o Grêmio. Dificilmente não haverá invasão de campo e aí o dano será irreparável.

Antes que isso aconteça, tolerância zero com esses falsos torcedores, um pessoal que mais prejudica o Grêmio do que o ajuda.

O Grêmio não precisa deles.

DERROTA

A gurizada do Grêmio perdeu. Mas continuo entusiasmado com alguns jogadores. O Lucas Coelho foi muito bem de novo. E voltou a marcar. É goleador. Ponto.

Gostei do Paulinho, que fez uma jogada sensacional, driblando três e chutando colocado rente à trave. O Deretti é outro com grande potencial. Idem o Misael.

O Grêmio foi melhor no primeiro tempo e começou bem no segundo. Mas depois o Canoas reagiu, Galatto fez grandes defesas até sofrer dois gols, sem qualquer culpa dele.

Mérito para o técnico do Canoas, meu amigo Rodrigo Bandeira.

Achei que o Mabília veio com o time muito ‘faceiro’ para o segundo tempo. A marcação foi prejudicada.