Enquanto Zé Roberto não vem

Quem viu Geraldo, 38 anos, correndo, driblando, defendendo e articulando – este sim é articulador de carteirinha – não tem por que duvidar que Zé Roberto, 37 anos, não pode fazer o mesmo no Grêmio, evidentemente com mais qualidade e sabedoria, e sem aquelas frescuras que adornam o cabelo do meia do Fortaleza.

Zé Roberto, quando estiver com 45 anos, provavelmente aposentado, ainda estará jogando mais que o Marco Antônio. Eu, por exemplo, aos 45 era imbatível como quarto zagueiro do time do Correio do Povo. Meu apelido era Baresi (quem não conhece, pesquise).

(Beto Almeida, grande treinador a espera de uma grande oportunidade, participou como convidado de algumas das nossas peladas. Ele costumava dizer, suspirando: “Se eu tivesse um cara como o Ilgo pra jogar de líbero, eu me consagraria”. A modéstia me impede de ir adiante).

Mas enquanto Zé Roberto (se tudo não passar de mais uma jogada da direção para distrair a torcida) não vem, o Grêmio tem o glorioso Marco Antônio.

E não é que MA, que eu tanto critico, marcou um golaço?

No restante do tempo, porém, continuou jogando verticalmente, mas pra trás e raramente pra frente, e para os lados. Driblar um marcador, partir pra cima dele, nem pensar. É claro que seus passes são certeiros. Só erra passe o jogador tecnicamente ruim mesmo, ou aquele que arrisca umas enfiadas. Quem joga pra trás ou pro lado, quase não erra. Por isso, os incautos dizem: “É, mas ele tem o passe preciso”. Pode ser preciso, mas não é o que o time precisa. O time quer mais de um articulador.

Escrevo isso porque ouvi na Gaúcha uns neófitos votando no MA como melhor do jogo por causa do gol.

Se eu fosse convidado a votar, ficaria com Fernando. Esse guri vai longe, joga muita bola. Espero que não seja convocado pra seleção.

Depois, num segundo plano, Edílson, Souza e Marcelo Moreno.

Mas tem outro na lista, que deixei para esta linha porque ele merece diante dos agravos dos corneteiros que frequentam este boteco:

VICTOR. Aos 40 minutos do segundo tempo, ele protagonizou a defesa mais bonita e sensacional do ano: bola quase no ângulo, visão encoberta, um salto acrobático, mãos firmes desviando a bola que rumava feliz para as redes.

Se, repito, SE, o Grêmio conseguir algo de mais significativo neste ano será porque tem aquele que é o melhor goleiro em atividade no país.

Feita a devida e merecida provocação, é louvável que Luxemburgo tenha escalado o time de maneira a não sofrer gol, e só depois arriscar. Tivesse feito isso no Gre-Nal, talvez o finalista hoje fosse o Grêmio.

Agora, aos fatos: o Grêmio soube neutralizar o Fortaleza no primeiro tempo. Teve duas chances de gol, marcou dois gols. Aproveitamento de 100 por cento.

No segundo, o Fortaleza ameaçou muito mais, e até mereceu fazer um golzinho. Victor não deixou.

O time continua jogando um futebol precário se considerarmos que o objetivo é o título. Mas conseguiu o que mais interessa, que é a vitória, e uma vitória quase impossível de ser revertida no Olímpico.

Portanto, o Grêmio está na próxima fase da Copa do Brasil – será contra Bahia ou, de preferência, contra a Portuguesa. Se Luxemburgo não inventar mais, metendo o pé pelas mãos, como fez no Gre-Nal, o time pode encorpar e ir adiante na competição.

Se Victor continuar salvando e o ataque seguir com um aproveitamento elevado, tudo pode acontecer.

Ninguém está impedido de sonhar numa competição mata-mata.

OSCAR

O Inter continua fazendo de tudo para ficar com Oscar. No treino de hoje colocou o mancebo a treinar entre os titulares, dando um sinal para a CBF que era hora de colocar o Oscar no BID. A CBF nem deu bola. E agiu certa. A justiça do trabalho se mostrou a favor do jogador, mas há a justiça desportiva a ser considerada. Enquanto a situação não ficar muito bem esclarecida, é difícil que Oscar volte a jogar. O Inter quer ficar com Oscar, mas quer pagar muito menos do que ele vale. Este é o problema. Pague os 17 milhões que o SP quer e, pronto, terá Oscar de volta ao time.

Se gostou, compartilhe!

  • Ricardo de Cruzeiro

    Furo.Furo.Furo .o Barcelona vem co m tudo para levar o MA.Odone diz que vende mas só depois da Copa do Afeganistão.

  • walter

    Como adora dizer o professor Celso Juarez Roth: _ Um Time precisa de equilibro e trabalho.
    Pois bem, o ponto de equilibrio do Grêmio, por incrível que pareça chama-se Leo Gago. Por certo, que este jogador não é a solução.
    Todavia, com ele (leo gago) no time, até com o Marco Antônio no time, as vitórias acontecem.
    Voltei acreditar no Luxa, pois sacou o Gabriel, colocou um jogador voluntarioso (Edilson) e com chegada na linha de fundo.
    Zé Roberto, se chegar, baita reforço. Grêmio 2 x 0 Libertadores de 2007, Zé Roberto voava em campo, muito hábil.
    Apesar de eu estar de cara com os argentinos. Hoje era o jogo para eles, que são uns rápidos e siscadores. Não entendi porque o Luxa insiste no Marquinhos.
    Por fim, aqui vão 3 jogadores estrangeiros que Grêmio poderia contratar: Zeballos, o qual já venho falando – Olimpia. Marim – Olimpia. E o colombiano Pabóm, artilheiro na libertadores 2012.

  • Bi-segundino

    Pois é Alemão. Para teu desespero MA fez um golaço e foi eleito o melhor em campo e o teu zagueiro saiu lesionado. Realmente a defesa do Victor no final do jogo foi fantástica. Não dá pra entender como que mais de 80% dos gremistas querem Victor fora do time. Mas o grêmio foi muito bem hoje. Já está nas quartas, provavelmente contra o Bahia. Já eliminou sergipano, cearense e deverá eliminar um baiano. Virou o terror do nordeste.
    Há pouco tempo vi uma reportagem com o Magrão, que está jogando no Al-Wahda. Leva uma vida excelente em relação aos fatores negativos existentes no Brasil. Mas chamou a atenção ele declarar que busca uma boa condição física por conta própria porque se depender do ritmo local de treinos e jogos fica muito abaixo do ideal. É com este ritmo que Zé Roberto chega, se for contratado. Zé Roberto fará 38 anos em breve e vem com este ritmo. Não sei não. Acho que é fria. Engraçado que você fala que o time do Inter é velho e está achando ótima a chegada de um jogador beirando os 38 anos e, provavelmente, sem o nosso ritmo. Isto é falta de convicção. Já falei que se vocês encontrassem um jogador semelhante ao Guiñazu passariam a idolatrar a forma do argentino jogar, como já fizeram com Dinho, Goiano e outros.
    Você teve acesso ao contrato vigente entre SP e Oscar e assinado pelos dois lados? Pergunto porque nem SP nem Oscar divulgam esta informação. Já que você sabe quanto é o valor da multa deve ter esta valiosa e exclusiva informação, que é o acesso ao contrato. Excelente oportunidade de divulgar em primeira mão. Até tu secando caso jurídico do colorado Alemão? Rapaz, vocês secam assinatura de contrato, caso juridico… “És imortal secador”!

  • Marcio

    Aí está mais uma viúva do oscar…kkkk…

  • Ilgo

    O valor 17 milhões foi estipulado pelo SP há umas duas semanas.
    Pague e leve. No mole, não.

    Sobre Zé Roberto ser velho, melhor ele que os MA da vida.

    MA no Barcelona, dizem que no lugar do Iniesta, que viria pro Grêmio. Isto é que é furo, né Ricardo?
    Aí, eu acordei.

    Bah, nenhum dos corneteiros do Victor vai falar hoje?
    Estão esperando uma falhazinha…
    Pessoal, quem já provou ser bom merece sempre nosso apoio mesmo nas horas ruins.
    Vejam o Indio, no Inter. Todo mundo queria a cabeça dele até o caso aquele do corte na mão. Aí ele deu a volta por cima.
    Mas só pode dar a volta por cima quem é bom.

    Já os ruins, merecem nossa indiferença em seus raros momentos bons. Porque são enganadores.

    MA com o gol que fez convenceu uns e outros, mas o lugar dele é a Lusa. Lá ele é amigo do rei.

  • juca

    Luxa foi o craque do jogo, simplesmente porque tirou os jogadores frescos e facilmente intimidados: Gabriel, Bertoglio e Miralles.

  • Fábio

    Vitória para acalmar os corneteiros, inclusive o dono desse blog. São Paulo, Cruzeiro e Palmeiras (os dois primeiros, muito a perigo), não são melhores que o Grêmio.

  • Douglas

    Este ano Victor parece mais seguro que no ano passado. Lembro do que falou o ex-goleiro Alberto no Bate-Bola dias atrás. Depois que Dunga levou Doni?!! para copa do mundo Victor caiu de rendimento, a ponto de no ano passado se tornar comprometedor, ou ninguém lembra da entregada pro mercenário? Tomara que volte ao nível que o levou pra seleção, como no primeiro turno do Brasileirão 2008, sinceramente ele merce um título de expressão. Zé Roberto pode ser escrito na Copa do Brasil? Quem critica o Victor é corneteiro e quem critica o MA é analista? Na minha modesta opinião o apoio incondicional é na arquibancada, durante os 90 minutos. Esse é o espaço para enaltecer e criticar livremente, sem censura como foi sugerido em algum momento. Até os filhos de mazembe fazem comentários.

  • Moretto

    Olha, a vitória de hj, digo, de ontem foi apaziguadora, mas não podemos deixar de lembrar que esse fortaleza esta na 3 divisão do brasil. Nada mais normal o gremio ir la e ganhar, e neste interim que eu digo o time ainda não tem cara de campeão, talvez com reforços… O tal ze roberto foi 1 bom jogador, foi, hj eu não sei como ele esta, mas o que eu concordo é que pelo menos a gente tem parametro de atuaçoes dele, um dia ele jogou bola, agora no gremio tem mais refugos e jogadores médios do que jogadores que possam ser campeões que é o que interessa.
    Falta 1 meio, e 1 zagueiro, que com a volta do kleber e do julio cesar, talvez fique 1 time competitivo, isso se o luxa não inventar como no grenal, abraco ilgo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; aceito a provocação. Eu ia assistir à partida, mas não consegui vôo de retorno cedo. Logo no inicio da partida em uma bola fácil Victor fez a defesa em 2 tempos e quase se complicou. Vai custar a dar confiança o mão de alface. kkkk Agora com o escroto reformado o Marcelo poderá ficar com algum receio. Poderá ser a Hora do Busatto ou do Matheus. É o que eu penso.
    O mesmo poderia falar do MA que com o gol salvou a pressão maior fazendo o Fortaleza jogar contra o relógio.
    Mesmo tendo sido melhor que o Gabriel Edilson ainda vai ter de ser mais efetivo e constante. Quem cruzou bem foi Rafinha do Fortaleza aos 25 do segundo tempo e Jaílson subiu mais que a zaga cabeceando. Lembrou-me Jardel.
    O fator mais importante da partida que assisti na TV e escutei pela Rádio Verdes Mares foi o apoio da torcida ao Tricolor do Pici. Apoiou 90 minutos e aplaudiu o empenho no final.
    Que sirva de exemplo aos que gostam de vaiar no inicio dos jogos.

    Logo que vi a entrevista do Odone matei a charada do Zé Roberto.

  • Roque Fernando

    Olha, gostei do que o Douglas comentou, analista pro MA e corneta quando é no Vitor. O Vitor está adquirindo forma do grande goleiro que foi. Espero que volte, pois ano passado teve falhas bisonhas e se pediu o M Grohe. Como se tem pedido o Edilson no lugar do Gabriel. e Faça-se justiça, o Luxa não ta levando ninguém pra compadre. Deu chance para os Argentinos, e para o Gabriel. Acho que no ataque hoje poderia ter sido o Bertoglio com Moreno.
    Mas como alguém disse, o nosso ponto de equilibrio hoje se chama Leo Gago. É aquele carregador de piano que funciona. O Ilgo corneteia o MA até sonhando numa chuva de verão naquele sábado que a única coisa para fazer é almoçar e bater uma sexta 15:30 esperando o jogo do Grêmio que caiu num sábado à tarde.
    Eu não sei se a mira da corneta do blog é o Odone. Eu vou dizer torcida deveria torcer, torcer e

  • Francisco Coelho

    Dando continuidade ao provável time do Grêmio continuo com o sentimento da falta de um zagueiro canhoto indiscutível. A lateral esquerda ainda não me agrada com Julio Cesar. Pará na esquerda não funciona.
    Victor/Grohe; Edilson/Pará; Werley/Saimon; G. Silva/ ?; Sem ninguém; Fernando/Felipe; Souza/Gago; Facundo/ Rondinelly/MA; Zé Roberto/Biteco/Felipe Nunes; M. Moreno/Kleber/Leandro e Miralles. André é brincadeira de mau gosto.
    Falta 1 lateral para titular de cada lado, 2 zagueiros bons de impulsão sendo 1 canhoto. Com alguns guris para completar em caso de lesão já da para encarar. Willian Magrão vem jogando de quarto zagueiro na Ponte.

  • MAZEMBIANO

    Temos q saber porque se ganha e porque se perde…parece que os dirigentes do Grêmio ainda não sabem a diferença…ao ouvir ontem uma entrevista do P.Odone que estava em POA(muita coisa pra fazer pelo Grêmio,rsrsrsr), achou uma vitória com a cara do Grêmio, com dificuldade e um menos…é por isso que não temos qualidade!O segundo tempo foi um horror, parecia que o time do Grêmio não tinha mais folego…balão o jogo inteiro pro Moreno que o Luxa poderia ter tirado no 2º tempo e por o Mirales ou Bertoglio por exemplo, jogadores de velocidade, mas ao contrário colocou o Marquinhos, que parece uma “internet discada”…já o MA fora o gol, realmente não fez nada, é muito fraco, acho que ele se esconde do jogo e pedem pra não passarem a bola pra ele…é lamentável termos jogadores assim, infelizmente esse time não me surpreende mais…se não fosse o Victor e a má qualidade deles, teriamos saído com empate de lá!

  • André

    Por vezes, o acréscimo de um único jogador modifica completamente o panorama de um time. Bastou o ingresso do Marcelo Moreno, desde o início, para que o Grêmio voltasse a ter maior contundência ofensiva e fizesse os gols necessários no momento certo do jogo. Sem falar que o Leo Gago, mesmo não sendo nenhuma maravilha, é, ao lado do Fernando, o que de melhor temos no meio-campo. Claro que a fragilidade do Fortaleza colaborou, mas sem esses jogadores a vitória não teria sido tão tranquila. No Grenal, com esses dois jogadores (Moreno entrou no segundo tempo e cavou a falta do gol de empate) e mais o Kleber, o resultado teria sido outro. Quanto ao Victor, parece estar superando a turbulência do ano passado. Como dizes, quem é bom não esquece. Abraço.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Interessante a tua opinião, principalmente do teu protegido!

    Critico, ou não, todos os jogadores! Defendi chances ao Marcelo G., pois Victor estava mais furado que peneira velha ou não? Victor só não saiu do time porque é protegido, além de ti, também da direção. Agora, podes verificar no blog, que da mesma forma que faço ou não uma crítica, também faço os devidos elogios!

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ah! Na BAND o pessoal mandou e-mail para o ZÉ ROBERTO, que respondeu imediatamente da seguinte forma:

    “Estou negociando sim com o Grêmio, ainda não tem nada certo, caso acha alguma evolução ou acerto, ficaria feliz em dar uma entrevista para vocês”

    Para mim, significa dizer que o Zé Roberto está contratado!

  • ilgowink

    MÃO DE ALFACE?
    Po , Francisco, agora tu se superou. Não pude deixar de rir, alegrou minha manhã.

    Quem critica MA é analista e quer o melhor pro Grêmio.
    Quem critica o Victor é corneteiro.
    Critica ao jogador ruim é análise, crítica ao talentoso é pura corneta.
    E tenho dito.
    Gostei que os corneteiros do Victor todos se manifestaram.
    deu certo a provocação.
    E vamos em frente, rumo ao abismo.
    Bah, Grêmio nivelado ao São Paulo? pelamordedeus

  • Diego

    Essa entrevista é a que me deu alegria nesta manhã, falou tudo que se passa com o time e que precisamos:
    “Fui duro com o gandula para mostrar aos meus jogadores a necessidade de ter esse espírito de competição. Não se joga um Gre-Nal de maneira normal. Quero esse espelho dentro de campo. O Tinga e o Guiñazu comandaram o juiz. O Sandro Silva deu uma chegada no Bertoglio. E meus jogadores? Nada. Temos de nos impor. Dizer que ninguém vai nos ganhar no grito. Não aceitar levar pancada. E, claro, jogar futebol. Um time campeão se forma na derrota. Se aprende. E evolui”, analisou Luxa.

  • Francisco Coelho

    KKKK lgo; mão de alfaçe copiei do Ronaldo ex goleiro ao criticar os goleiros que não conseguem segurar a bola.

  • Fábio

    São Paulo tomou só 1x 0 da grande Ponte Preta do Renato Cajá e ficou barato.
    É um time totalmente superável, como foi em quase todos os mata-matas e decisões com a Dupla Grenal, e ainda tem aquele espírito de time de moças.

  • Bi-segundino

    A CBF, cujo presidente é saopaulino, alterou o registro de Oscar no BID, transferindo do Inter para o SP, 1:30h após a divulgação do TRT-SP. Isto no dia de jogo pela LA. A mesma CBF está embaçando desde sexta-feira para registrar Oscar no Inter, após liberação do TST e dois ofícios enviados pelo Ministro. E você vem dizer que a CBF está certa. É fácil concluir que a bandeira da “ética acima de tudo” que você carrega é papo furado. Você fala em ética quando é prá puxar o braseiro pro seu assado. Caso contrário, a sua defesa pela ética vai pro ralo. Você tem todo o estilão de político em campanha, que fala o que seu povo quer ouvir. Faz lembrar o Lula quando era oposição e que falava exatamente o que o povo queria ouvir. Depois ficou claro que era papo furado de campanha.
    Dinho tinha “a cara do gremio”; Guiñazu bate muito.
    Os coroas do Inter são velhos; Zé Roberto (38 em julho) é muito bem vindo ao grêmio. É craque.
    O Inter é favorecido, empata ou perde; o grêmio ganha, empata ou é roubado.
    Mas no fundo você tá certo. Com estas conversinhas mantém a clientela do boteco. A gurizada gosta de ler estas coisas. O problema é que acreditam. É o conhecido e divertido mundo paralelo que vocês vivem.
    Quando o Inter contratou Oscar ele estava livre. Tanto que, à época, os rumores eram de que ele iria para o Corinthians. Acompanhei este fato porque o futebol de Oscar chamou a atenção lá na Copa SP de Juniores e torci para que o Inter o contratasse. O fato de Oscar ser registrado no BID não significa que ele seja do Inter. Significa que ele pode jogar pelo Inter. De quem serão os direitos federativos e financeiros dele é outra questão. Na verdade, é uma questão de preço que é a multa baseada no contrato dele com o SP, que o clube paulista estipula em 17 milhões e você acredita ou teve acesso ao contrato. É o mesmo que alguém tentar contratar Fernando. O que vale é a multa em contrato, resultado de cálculo envolvendo o salário e o prazo do contrato. Não adianta o grêmio querer 300 milhões.
    Certamente você deve acreditar que Oscar está com uma bola de ferro presa ao tornozelo e que ao dizer que quer ficar no Inter está com uma arma na cabeça. Grande parte dos jogadores que tem passado e que permanecem no Inter declaram amor ao clube, coisa que não se vê pelos lados da Azenha a muito tempo. Reconheço que isto é de causar inveja…

  • Diego

    E o Mario Fernandes pelo jeito nao volta mais…

  • MAZEMBIANO

    Inveja? Inveja nós tivemos do Kidiaba, ah esse sim eu fiquei com inveja…rssrsrs agora uma coisa é estranha, os vermelhos não tem fórum de debate próprio? Se são tão democratizados…ficam procurando um espaço em algum jornalista ou coluna pra poder se manifestar…essa é a minoria, sempre deslocada mesmo…

  • Francisco Coelho

    Enquanto a torcida não o viu em campo o Ney Franco continua destacando e convocando o Misael para compor as seleções. Novamente na canarinho o Misael é o UNICO jogador do RS convocado para Copa 8 Nações, na África do Sul, entre os dias 24 de maio e 3 de junho. Deve ser muito ruim de bola o guri, pois só o Ney o convoca e escala bem como o Ademilson do São Paulo. Pelo visto a torcida gremista só vai conhecer o Misael pela tv ou jogando em outro clube.

  • Francisco Coelho

    E o Rondinelly de Andrade Silva desembarca quando. Cade os zagueiros bons por baixo e pelo alto? Ontem assisti Goias x Galo. Rafael Tolói foi bem pelo alto mesmo tendo SÓ 1,85.

  • walter borba

    O Toloi ontem demonstrou que é um baita Zagueiro.
    Cadê os investidores para trazer esse cara para o Olimpico. Tolei e Werley estareiamos bem servido de Zagueiros.
    O Werlei será que nem o Wilian, chegou de mansinho e encantou a massa.
    Agora, inhaca que não tem fim é esse Atlético Mineiro. O possui apenas um título brasileiro de 1971. E uma copa comebol (que é a precursora da sul americana é a mesma coisa). Se eu fosse torcedor do galo já tinha trocado do time.