Grêmio e Inter se equivalem

Estava eu aqui mergulhado numa profunda meditação a respeito dos times de Grêmio e Inter. Depois de longos 35 segundos, concluí que o Inter está longe de ser o time poderoso que os colorados e os jornalistas esportivos gaúchos e até de outros pagos acreditam; e ao mesmo tempo – sim, eu sou capaz de ter duas conclusões ao mesmo tempo sem dá um nó nas tripas cerebrais -, concluí que o Grêmio tem um time equivalente ao do rival.

Quero dizer com isso que nem o Inter tem qualidade para ser campeão da Libertadores, sua grande meta em 2012, nem o Grêmio reúne condições de conquistar a Copa do Brasil.

Daqui a alguns minutos começa o jogo do Inter, amplo favorito a vencer. Afinal, o adversário é muito fraco. Agora, desconfio que até o final desta noite muita gente vai começar a concordar comigo.

Num dos 27 programas que o Reche participa, o da Ulbra TV, onde tenho Cadeira Cativa todas as segundas-feiras, afirmei – foi ontem isso – que apenas dois jogadores colorados teriam lugar no meu time tricolor, hoje.

Goleiro por goleiro, Victor sem dúvida.

Na defesa, vejo equilíbrio, as duas não são confiáveis. O Grêmio ainda leva vantagem nas duas laterais. Mas admito que isso é discutível.

No ataque, vejo equilíbrio. Mas Kleber tem feito a diferença. Para espanto do Reche e do Caldas Milano, jovem conselheiro colorado, afirmei que aceitaria também o Damião, mas para a reserva – de luxo – de Moreno e Kleber.

Agora, ao que interessa: o meio de campo. Reconheço que o do Inter hoje é melhor, mais entrosado, mais equilibrado. É daí que eu confiscaria os reforços que colocariam o Grêmio como forte candidato ao título nacional.

Sempre lembrando que o meu esquema é com três volantes. Então, com Fernando e Souza enchendo as medidas, eu gostaria de contar com Guinazu para fazer o lado esquerdo.

O segundo reforço seria Oscar ou D’Alessandro. Mas isso por enquanto, porque ainda não sabemos qual a resposta que Facundo dará começando uma partida – quem me garante que ele não é do tipo que estraçalha só quando entra no segundo tempo?

Facundo correspondendo, e estou convencido disso, dispenso Oscar e D’Alessandro. Se bem que o D’Ale seria uma alternativa valiosa para formar o meio campo com dois volantes e dois meias.

Bem, e os colorados ficariam com quem do Grêmio, me perguntei enquanto me senti entrando no paraíso ao dar um longo gole na 1983 bem gelada.

Arrisco dizer: Victor, Gabriel e/ou Edilson, Júlio César, Souza – a julgar pelo que tenho lido e ouvido de colegas rubros -, Fernando e talvez Kleber para formar dupla com Damião.

Portanto, time por time, os dois são parelhos e, se não melhorarem, irão morrer abraçados, com o risco de perder até o Gauchão.

FIM DE NOITE

Terminou o jogo do Inter. Goleada estrondosa que parece indicar que estou completamente errado e que o Inter tem time para ser campeão da América de novo. Quem quiser que acredite nisso. Mantenho o que escrevi. Os dois times, no momento, não estão com equipes em condições de brigar por grandes títulos.

Se gostou, compartilhe!

  • R Fernando

    Eu sempre achei que a grande vantagem do inter sempre foi o entrosamento. Manter peças é fundamental em time de futebol. Agora, convenhamos a corneta(pressão) de todos nós gremistas esta dificulta qualquer trabalho a longo prazo, dava tudo certo. A direção na pressão toma decisões afoitas e sem o tal de planejamento que todos falam e não executam. Também, não me lembro de ver o inter dessa forma há muito tempo gerando politica e futebol como um reloginho. A grosso modo.

    Sem entrar no mérito das gestões que o Grêmio teve/tem, A ISL quase afundou a Instituição Grêmio, políticamente, pra mim, começou por aí os anos nefastos. As duas gestões faça-se justiça, duda/odone continuaram tocando alguns projetos de montar time depois desta ecatombe, embora com as divergências costumeiras. O problema é que o Grêmio cresceu e as lideranças estão envelhecendo. O Pelaipe nesta bagunça está fazendo um bom trabalho, se vcs compararem com o Antônio Vicente é só lembrar. Quantos pelaipes temos? Estou falando do profissional, não do grremista. Não sei como será a gestão presidencial quando chegar a Arena, mas não pode ficar assim como está.

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Para titular eu fico apenas com o D’Ale! Mas para compor o grupo, também ficaria com o Oscar.

  • walter borba

    Ilgo,

    Ontem no Mercado de um conhecido gremistão aqui em Torres, falei para ele que tinha ido no Olimpico para ver o Bertoglio, o qual eu já tinha visto ele de perto no jogo contra o Cerâmica. Falei para ele que o guri parecia ser bom de bola, mas na minha opinião achei ele muito miudinho…pequeno..
    Então, ele me disse assim: Bertoglio LEMBRA o BEBETO…
    Ilgo, comecei a ver o Bebeto a jogar já do meio para o fim da carreira.
    Você, deve ter acompanhado o inicio da carreira do Bebeto, te pergunto: __ O bertoglio, quardada as proporções LEMBRA o Bebeto no inicio de carreira….?
    Se afirmativa a resposta, acho que realmente temos um baita reforço.

    Abração.

  • Moretto

    Ilgo a zaga deles é melhor sim q a do gremio, pode até ser q não hj não esteja num momento pleno, mas comparar o r moledo e o indio com o naldo e o werley ou qqr outro q esta no tricolor é demais…
    Gilberto silva entao, por favor, agora concordo com o ilgo hj o kleber ta muito, mas muito melhor q o damiao, mas acho q os 2 poderiam jogar juntos e seria 1 dupla boa de ver atuando junto.

  • Isento

    análise bem lúcida, ao contrário dos teus colegas de imprensa.
    Até ontem era um timeco, hj voltou a ser o barcelinter. Vão cair do cavalo no próximo time grande que enfrentarem, parece que não aprendem…

  • Bi-segundino

    Vou concordar contigo Alemão, em relação às chances da dupla nos campeonatos que
    vão disputar este ano. Tendem a zero. Se o Inter tivesse um goleiro e uma zaga confiáveis
    teria chances. Além do problema na zaga, vocês também carecem de um meia e de um
    centro avante melhor. Quanto ao Gauchão, acho que fica com a dupla. O Caxias está se
    desmobilizando e o apito amigo ajuda a dupla na hora que precisa.
    Mas em relação aos titulares de um time no outro não tem jeito. Você puxou a sardinha
    escandalosamente. Moreno é fraco. Provavelmente vocês só vão admitir isto no dia em que
    ele sair do grêmio. Do time de vocês eu queria para titulares no meu o Victor, o M.Fernandes e
    o Fernando. O resto eu agradeço. Meio de campo, com dois ou três volantes, e ataque prefiro
    o vermelho. E a defesa está no mesmo nível. Fiquei em dúvida na lateral esquerda. Julio Cesar
    é um ótimo lateral, mas admiro muito o futebol do Kléber.
    Estou impressionado com o rancor e o despeito que vocês estão em relação ao Douglas. Dá
    uma olhada no que este “editor executivo de esportes” escreveu sobre Marco Antonio e
    Douglas no dia 11/03. Vale a pena ler prá rir um pouco… http://wp.clicrbs.com.br/davidcoimbra/?topo=13,1,1,,10,77

  • ilgo

    Bi, depois que ouvi o David elogiando o M. Antonio, larguei. Moreno joga muito, cara.

    RFernando, entrosamento pesa muito qdo as equipes são parelhas.

    Eu sou fã de carteirinha do Damião. Qdo escrevo que ficaria apenas com Guinazu e DAlessandro ou Oscar, é pq nas outras posições o Grêmio está bem servido. Não acho que o Moreno nem o Kleber sejam superiores ao Damião, mas são jogadores que se equivalem. A dupla de área do Inter é fraca, só que tá mais entrosada e melhor protegida que a do Grêmio, por enquanto. O Luxa começou a cuidar disso.

    Walter, é boa a comparação do Facunco com o Bebeto. Realmente, procede.

  • walter borba

    Bi – Segundino,

    Não irei defender o David, sequer tenho procuração dele.
    No entanto, segundo algumas colunas e manifestações do David, que é acho que é gremista, ele vem afirmando que o Marco Antônio é mais útil para o Grêmio do que o Douglas, ele se dedica mais que o Douglas, se empenha mais que o Douglas…acho que é nestes quesitos que o David se referia.
    Por outro lado, sendo ele Gremistão, por obvio que deve estár de cara com o Douglas, que veio para o Olimpico “mentir”, fingir que jogava bola….acho que é quase unanime a antipatia da torcida gremista com o Douglas.
    Em suma, no Corintias ele é reserva, e aqui foi tratado como craque!!!.

  • Diego

    Muito boa observação dos times Ilgo. Eu ficaria só com o D’ale e Oscar e para o grupo o Dagoberto. Fosse alguns anos atrás escolheria o Índio, mas hoje em dia não tem mais condições. Acho que o Guinazu decaiu demais e só destrói. Nosso ataque é melhor que o deles e o Damião é enganação! Escreve aí…vão cair do cavalo com o centroavante trombador que tem como melhor característica não ter medo de errar. Bertóglio me lembrou o início de carreira de Aimar!! Tomara que siga os passos do compatriota!

  • This is one awesome post.Really thank you! Awesome.