O Chevette e as energias negativas

A gente percebe que a fase é ruim quando tudo joga contra. Vale para o futebol, vale para qualquer coisa.

O Grêmio tem seis titulares. Já escrevi aqui. Seis titulares. Domingo, dois deles se lesionaram. Sem eles, o time desabou diante da baba colorada.

Júlio César volta logo e a vida continua. Já Mário Fernandes demora um pouco mais, mas o que preocupa é que ele demonstra fragilidade nos ombros. Tudo indica que a qualquer momento irá desfalcar o time mais adiante até submeter-se a outra cirurgia.

Enquanto isso, Marquinhos e Marco Antônio está com plena saúde. Não estou agourando os dois, mas por que, dos onze em campo, se lesionaram justamente dois titulares, por que?

Quando a fase é ruim…

A cereja do bolo veio com o acidente com Marcelo Moreno. O grupo do Grêmio tem uns 30 jogadores. Mas foi logo um dos melhores do time que acabou se acidentando. Marcelo Moreno teve seu Porsche (leram bem? Um Porsche) abalroado por um… Chevette. Um Chevette vermelho. Ah, eu já tive um Chevette. Foi meu primeiro carro. Mas isso lá em 1978.

Vocês já perceberam que um carro caro, um carrão como esse do Marcelo Moreno, quando se envolve em acidente é sempre, ou quase sempre, com um caro simples, bem simples? É estatística. Podem conferir, pesquisar nos jornais, no Detran, sei lá onde mais.

É raro, muito raro, um Porsche bater em outro carro de porte semelhante. Carro fino não bate em carro fino.

Então, Marcelo Moreno não enfrenta o Ypiranga.

Antes que eu esqueça: tem também o Kleber, acusado de bater na mulher. Quer dizer, quatro titulares estão sendo alvos de energias negativas, provavelmente as mesmas que se instalaram no Olímpico desde o final do século passado.

Assim, temos que dos seis titulares, quatro foram de uma forma ou de outra atingidos pelos maus fluidos. Victor e Fernando que se cuidem. E eu estou falando sério.

Enquanto isso, no Coliseu, digo Beira-Rio, tudo na mais santa paz. Tudo conspira a favor.

RECONSIDERAÇÕES

O momento é de reconsiderações, recuos estratégicos forçados pelas circunstâncias. Um deles: a volta de André Lima. O atacante, que estava banido sei lá por quem (eles não aparecem nessas horas), foi reintegrado, em boa hora, ressalte-se. Parece que já entra no time agora.

Nada contra, ele merece mesmo continuar. Mas o Viçosa que já estava no grupo antes dele também poderia receber uma oportunidade.

Bem, assim como André Lima voltou sem tem ido, acho que chegou a hora de recuperar Lúcio. Pra ontem.

Eu acho que ele já deu o que tinha que dar, mas posso estar enganado. Além disso, o que ele já deu ao Grêmio foi muito mais do que Marquinhos e Marco Antônio podem dar. Estou convencido disso. E nem faz tanto tempo. Lembram do Lúcio no time do Renato?

Pois esse Lúcio é o meia que pode fechar o meio pelo lado esquerdo, até fazendo aquilo que o Caio Jr. quer, meias que joguem pelos lados, e que sejam rápidos. (só um aparte, não gosto dessa história de meias que joguem pelos lados e que abrem um buraco no meio).

Então, como está difícil contratar, que se recupere o Lúcio.

Mais um pouco vou pedir a volta do FR, do Douglas e do Adilson.

Não era o meio-campo dos meus sonhos, mas era um meio-campo.

TESTE DE ATENÇÃO

O primeiro que acertar a questão abaixo ganha três long neck 1983:

O que há em comum entre…

O melhor momento de Douglas no Grêmio, em que ele até foi pra Seleção?

Jonas goleador do Campeonato Brasileiro?

Gabriel estraçalhando?

André Lima colocando Borges na reserva de tão bem que estava ao lado de Jonas?

Fábio Rochemback em fase esplendorosa, sendo cotado para a Seleção?

Lúcio tendo momentos de craque na meia esquerda?

Clementino fazendo gol e incendiando a torcida?

RESPOSTA: ……….

Se gostou, compartilhe!

  • gabriel bertani

    renato gaúcho!

  • Pablo Retamoso

    Renato Portaluppi

  • ilgo

    Pablo, é só aparecer pra buscar as cevas. Não vai querer que eu leve, né?
    Eu sei que esse teste vai irritar uns e outros do boteco.

  • Nestor

    Resposta: RENATO!

  • Tudo certinho Ilgo, menos tua implicância com o Marquinhos. Estás equivocado com ele. Ou tu serias mais um preconceituoso dando pau só porque veio do Avai?
    Abraço

  • Denigelson da Rosa Ismael

    Ilgo!

    Para vir o Renato, tem que despedir o Odone! E esse é o único que não pode ser demitido! Resta esperar!

  • ilgo

    Caro Algoz
    informo que pedi insistentemente a contratação de Marquinhos qdo ele jogava
    no Avaí, comandado pelo Silas.
    Lamentei qdo ele foi pro Santos.
    Hoje, sei que estava errado. Até acho que ele pode jogar como armador na função que era do Douglas, NUNCA como segundo volante.
    Na real, fiquei decepcionado com ele. Esperava mais, me enganei feio.
    Outra coisa: não tenho implicância com jogador de futebol.
    Se eu gosto, digo: se não gosto, digo. Simples.

  • ilgo

    ATENÇÃO
    O primeiro a responder foi o Gabriel Bertani, segundo o administrador do boteco. Como Gabriel é novo aqui, a resposta dele aguardava moderação para ser liberada pelo administrador (por mim entra qualquer cliente novo, sem problemas).
    Então, como eu já havia apontado o Pablo, decido que os dois ganham o brinde.
    não demorem pq as cevas estão terminando.
    contato: ilgowink@gmail.com

  • thomas

    O nome é: pensamento mágico! Tanto q no 1o semestre de 2011 tb estavam tdos ( menos o jonas) esses e foi aquela depressão q todos lembram. Acontece q o renato é um bom motivador, depois q o gás acaba…não sobra nada…

    Acho q o momento é abaixar a cabeça, engolir as piadinhas do aterro, e seguir adiante. Acreditar q temos jogadores bons, outros ruins, claro, q o técnico não é o pior burro do mundo como a mídia pinta e a torcida acredita.

    Pq sim. O colorado tá num momento técnico e administrativo muito superior ao nosso. E não, não vamos conseguir igualá-los nessa temporada. O q pode ser feito é começar a arrumar a casa, pintar as paredes…ajustar PRINCIPALMENTE a administração para q no futuro tenhamos a possibilidade de ganhar títulos e ver o Grêmio do tamanho q nos acostumamos. Gigante.

    Lembram qndo o Fernando Miranda era o presidente do inter? Foi crucificado por dizer q o inter só ganharia novamente em 10 anos. Q o vice de finanças apareceu naquela foto com o cofre vazio e tal…Pois é…ele tava certo. Só q eles passaram 10 anos arrumando a casa, enquanto o Grêmio passou 10 anos em brigas políticas q só diminuiram e diminuem a grandeza do clube. Nós PERDEMOS 10 anos. Espero q o após a lastimável presidência do Odone, a tão falada futura Arena seja o início de uma época de administração profissional, organização, etc.

    A maioria dos conselheiros tem suas empresas. Empresas grandes, q crescem ganham mercado, logo devem saber administrar. Então pq, quando se juntam, fazem essa porcaria toda?

    Enfim, acho q temos q dar menos bola pro inter, pros secadores, pros mesquinhos e individualistas e pensar na nossa instituição. Saber q soluções imediatistas, são pensamentos mágicos. O negócio é asfaltar o caminho para q possamos voltar a vencer. Paciência…é o q acho.

  • Bi-segundino

    Alemão, quando o Inter ou vocês contratam algum jogador com idade acima de 25 e não é muito conhecido a primeira coisa que eu faço é olhar o currículo. Quando li o do M.Antonio até tirei um sarro de uns amigos gremistas. Jogador na faixa de 27/28 anos que andou por vários clubes de médios pra pequenos quando vem pra um grande dificilmente dá certo. Não tem futebol suficiente. Quando é novo ainda vá arriscar. No Inter tem o caso do Jô. Me diga uma coisa; por que um atacante jovem, bem fisicamente e de boa conduta volta da Europa quase de graça? Eu mesmo respondo; porque não joga um ovo. O cara não consegue dominar uma bola e nem fazer um passe de dois metros. Não sei quem teve a infeliz idéia de trazer este sujeito para o Beira-rio (boa a do Coliseu…). E não deve ganhar menos de 200. Keirrison é um caso semelhante.
    Dia destes eu escrevi que dos seus seis titulares eu excluía o Moreno. Ele até foi bem domingo. Batalhou e deve ter sido chato marcá-lo, mas me parece que o A.Lima tem mais faro de gol, apesar de ser bem fraco. Gostaria de ter A.Lima no banco ao invés do Jô. Que tal?
    Realmente o inicio de ano de vocês não está nada fácil. As coisas não estão dando certo no futebol. Vai sobrar para o Caio Jr. Em compensação fora de campo as coisas andam bem. O nobre deputado está focado na arena e tenta trazer a Copa das Confederações pra cá. Pelo andar da carruagem a Copa do Mundo poderá ser no Humaitá também. Se o nobre deputado se dedicasse ao futebol desta mesma forma vocês estariam bem melhores e iam elegê-lo senador.
    Também tive um Chevette. Só que 83, 1.6/S a álcool. O ‘S’ devia ser de Sport ou Super. E eu achava aquela bomba um carrinho bom. Outras épocas. Do tempo em que tinha anúncio de carro “Completo menos ar e direção”. O que seria o “completo”?

  • Roque Fernando

    Na boa, acho que a cobrança exagerou. Só vou me pronunciar sobre o desempenho do Caio em abril. Quantas partidas ? dois amistosos de pré temporada e 4 jogos ? É isso ? Nem um mês de trabalho ? Acho que isso não ajuda e esta viuvez do Renato, pô Ilgo. Hehehhee, o Renato precisa se aperfeiçoar como treinador. Só de motivação não dá. Me lembro do Escudeiro que por causa dele quase nem jogou. O Renato jogador me serviria. Técnico, pra mim tá no nível do Caio. É claro, que a torcida não cobra da mesma maneira e deixa muita coisa passar que com outros técnicos ela não tem a mesma paciência. Este tipo de cobrança só ajuda os romanos lá do coliseu. Os caras só estão onde estão pq estão com o time entrosado faz horas. Fica a base, só trocam algumas peças. E poucas. O grêmio acabou de montar praticamente um time novo. Eu garanto que se o felipão estivesse treinando este time, poderia fazer qualquer merda que a torcida aceitaria.
    O inter viveu de passado por 20 anos e nós ganhando tudo. Será que agora viveremos nós de passado, de Renato, Felipão ? Passou precisamos olhar pra frente. No fim das contas, a Arena pode ser um bom negócio pois poderemos olhar pra frente e romper com o passado. Eu acho que a diretoria esta tentando, se tivesse parada. Ilgo e energias negativas, já ?
    Fala sério,

  • ilgo

    Inter está trazendo Toloi, que o Grêmio não conseguiu. Dói, mas não tem como negar: o Grêmio está menor que o Inter.

    Roque, eu não estou cobrando nada do Caio. Ele faz o que pode, faz errado a meu ver, mas está tentando e pode acertar. O problema maior é falta de jogadores. Ninguém faz time campeão sem jogadores bons.

    Bi, eu tive dois Chevettes. Nenhum deles era ‘completo’.

  • Felipe Wenzel

    O que me incomoda no Grêmio é essa blindagem em cima do Pelaipe. O cara tem uma fama que não condiz com o seu trabalho, foi com ele de diretor de futebol que fomos eliminados em 72 horas pro Juventude(Gauchão) e Atlético-GO(Copa do Brasil) em 2008. Foi ele que trouxe Kelly(lembram dele!?), Amoroso, Marcelo Labarthe, Luciano Fonseca, Perea, Soares, Julio dos Santos entre outros…

    Agora com dinheiro pra buscar reforços de nível, trouxe bons atacantes, mas esqueceu do resto, pegou um zagueiro veterano e bichado, que na 1a vez que pisou no gramado se arrebentou(se é o Meira ou AVM, teriam apanhado sem dó da imprensa e da torcida) o superestimado Pelaipe passou livre.

    Hoje não temos zagueiros, falta volante e armador. O time do ano passado que era insuficiente, piorou, Grêmio se desfez de 2 volantes(Roca e Adilson) trouxe um(Leo Gago), perdemos dois meias titulares(Douglas e Escudero) veio um(Marco Antonio), nossa zaga é visivelmente fraca esse Grolli pode ter futuro até, mas não tem a minima condição de ser titular agora, Saimon tb não inspira confiança.

    Kd o trabalho do Mestre Pelaipe!? Até agora um Meira piorado nesse retorno, pq ao contrário dos seus antecessores, ele é remunerado e deve ganhar muito bem, imagino eu. Ele mais do que os outros tem que ser cobrado, mamar nas tetas do Grêmio é que não dá pra admitir.

    Abs.

  • walter

    Ilgo e colegas de blog..

    Pensei que nunca ia passar por isso…Mas, não faz muito nós jogavamos com os reservas – vulgo banguzinho e ganhavamos do Internacional em qualquer lugar.
    Contudo, eles tiveram algo que o Grêmio atualmente NÃO TEM. Vergonha na cara, eles cansaram de apanhar….e fizeram um planejamento estarem onde estão. Lembra daquele tal Medina, riram do cara…a partir do planejamento dele o Inter tornou-se multicampeão.
    O Grêmio é grande…está apenas adormecido. Temos que tratar de fazer uma limpeza politica, a partir daí retomaremos a glória.
    E mais, infelizmente temos que parar de nós comparar ao Inter, hoje estamos um degrau a baixo – não falo em relação as glórias. Mas sim no que tange a planejamentos e metas.

  • Marcelo weimann

    ILGO CONCORDO CTG, QDO VI NO GLOBO.COM A NOTICIA DO ACIDENTE DO MORENO,VI QUE TEM SAPO ENTERRADO NO OLIMPICO.
    QQR JOGADOR QUE SE DESTACA NO GREMIO ACONTECE ALGO DE RUIM. FORA ISSO ACHO QUE O GREMIO TEM Q IR AO MERCADO E BUSCAR ALGUM JOGADOR PRA ONTEM. O DATOLO VEIO DE BARBADA E OLHA QUE NAO CUSTOU CARO, TEM O AIMAR QUE QUER VOLTAR PRA BUENOS AIRES E NAO CONSEGUE, POE $$$ PRA TI VER SE ELE NAO VEM PRO GREMIO. ESSES FORAM EXS DE ARGENTINOS, MAS SE PROCURAR ACHA BRASILEIRO QRENDO VOLTAR, A UNICA COISA QUE IMPEDE É O $$$, PQ OS JOGADORES QUEREM JOGAR NO BRASIL, QUE TERA 1 COPA E DEPOIS 1 OLIMPIADA. IMAGINA O MANO NÃO VAI CONVOCAR JOGADOR QUE NÃO ESTIVER NA VITRINE, ESCUTE E VERÁS.
    POR FIM ZAGA URGENTE, NÃO ADIANTA RESOLVER NO ATAQUE E NÃO TER ZAGA, QUE POR SINAL DEVE SER ALGUM TRABALHO FEITO PELO RAFAEL MARQUES AQUELE RUIM, SAIU DO GREMIO E O SISTEMA DEFENSIVO PIOROU. ALGUEM TEM Q VIR, OU VCS ACHAM Q AQUELE ALEMAO SERVE PRO TIME?

  • Roque Fernando

    Acho que o nosso grupo de empresários, vulgo investidores são mais pobres que os deles. É impressionante mas parece que estão tentando fazer a direção sangrar lentamente, e levando o clube junto. Eu estou pensando em deixar de ser sócio não pela direção específica, mas por todo o conjunto da obra, das diretorias. Cada uma fez um cercadinho cortando pessoas competentes e valorizando o aspecto político. Estes, estão pondo o Grêmio numa situação letárgica e estúpida a bancarrota. Não merecemos isso. O Grêmio tem sido uma uma terra que deixou de ser familiar/produtiva para ser desapropriada e repassada para sem terras que administram pequenos lotes de terra e que vendem para pequenos grupos políticos. Hoje os feudos sentaram a bunda no simbolo do Grêmio e esperam sem planejamento que um titulo caia do céu, porque daí justifica a politicagem que eles fazem. Enquanto isso não acontece eles aparecem com aquela cara de bunda para o microfone explicar mais uma derrota Socorro, mais uma mazzembier.. E nós, vamos pagando a mazzembier ao seu Ilgo.

    Ilgo, sei que que tu não cobras do Caio, mas acho que torcendo para que as idéias dele deem certo, já ajuda. Pensarmos positivamente. (agora tu vai rir) hahahahaha. Se pensarmos no Grêmio ao invés da corneta da torcida social que funciona em qualquer situação Eles vaiam quando o time esta bem.

    Será que os grupos no Grêmio não podem se reunir e traçar definitivamente um planejamento estratégico independente de quem assuma. Por exemplo se o pelaipe fez um trabalho nesta gestão não pode continuar trabalhando na outra gestão? Adalberto Preiss falou varias e muitas vezes sobre planejamento estratégico. Será que este homem não tem nenhuma experiência a contribuir? E assim tantos outros. União em volta do Grêmio é só em eleição.
    O clube precisa ser pensado como instituição. se vcs diretores imcompentes atuais /passado(serve pra ti koff ) Da para fumar um caximbo da páz e pensar no Grêmio ? Não sabemos que juntos somos melhores. Chega de caso. Quem é que pode fazer isso na reunão de conselho: Pessoal podemos pensar o futuro do gremio juntos ? Obrigado, a torcida agradece

  • ilgo

    acho que é mais fácil unir judeus e palestinos…

  • Fantastic post.Really thank you! Keep writing.