Grêmio avança, Inter estanca

O Grêmio devolveu os 2 a 0 que levou no jogo do primeiro turno. Bateu o Cruzeiro com muita autoridade. Para ser justo e provocar os algozes do Victor, diria que a diferença foi justamente ele, Victor.

No jogo do turno, Montillo fez dois gols. Chutou duas bolas, dois gols. O goleiro não era Victor, era o queridinho dos ingratos: Marcelo Grohe. Neste domingo. Montillo também deu dois chutes poderosos, duas grandes defesas de Victor.

Ao contrário daqueles que queriam o ver grande goleiro Victor pelas costas eu não sou injusto. Marcelo Grohe não teve culpa nos dois gols que levou de Montilo. Eram chutes quase indefensáveis. Só um goleiro talvez os evitasse. Ele, Victor, o Monumental.

Fica claro, portanto, que Victor teve participação importante na vitória que faz do Grêmio o time com a segunda melhor campanha do returno. Prova inconteste que Celso Roth conseguiu dar uma cara a esse time, uma cara nada parecida com a carranca dele, Roth. O Professor Roth.

O Grêmio foi um time homogêneo, com todos os jogadores num bom nível. É difícil destacar algum.

Rafael Marques, tão criticado, foi um gigante na área. Nas duas áreas. Foi ele que abriu caminho para a vitória. Ed Carlos foi eficiente, seguro. Mário Fernandes impecável. Quanto mais distante da seleção melhor. Júlio César também muito tranquilo, lúcido. Vai para o apoio na boa e quando chega ao fundo ergue a cabeça. O drible que ele deu, a famosa janelinha, em seu ex-companheiro de Goiás, o lateral Vitor (e pensar que a direção anterior tentou trocar Jonas por esse jogador, prova que o futebol é para quem sabe, quem conhece, não para curiosos), foi para aplaudir de pé.

No meio de campo, Fábio Rochemback voltou a jogar bem, marcando firme, as vezes até demais, e organizando a casa. E o Fernando? Já escrevi aqui que eu não acreditava nesse jogador, o considerava um volante comum. Errei feio. Fernando cresce a cada jogo. Sem dúvida será convocado pelo Mano em breve, infelizmente.

A linha dos três meias foi quase perfeita. Só não gostei quando o time fez o segundo gol e passou a exagerar no toque de bola. Marquinhos fez sua melhor partida. Participou dos dois gols. Esse é o Marquinhos que eu pedi para ser contratado no ano passado. Douglas é o maestro. Só precisa controlar sua vocação para dar toquezinho de calcanhar e armar contra-ataque. Escudero fez um primeiro tempo discreto. Alternou erros e acertos, como é de seu feitio. No segundo tempo, Roth deixou o argentino mais avançado, próximo de Brandão. Aí Escudero melhorou. Ele precisa jogar na intermediária ofensiva. Numa dessas, Marquinhos o descobriu correndo entre os zagueiro e fez um lançamento sensacional. Escudero dominou e tirou do goleiro com categoria.

Na frente, o Brandão. Posso estar errado, mas acho que ele é mais útil que o André Lima, que não jogou por ter se machucado ao escorregar no vestiário, segundo foi noticiado. Uma lesão providencial.

Hoje descobri um centroavante pior que os dois do Grêmio: Nieto. Ele marcou os dois gols da vitória do Atlético Paranaense sobre o Inter, água fria no entusiasmo colorado em sua corrida por uma vaga no grupo da Libertadores.

Nieto fez dois gols de cabeça. Ele poderia ter feito outros dois se não fosse preciso usar os pés. Num deles, recebeu a bola livre na risca da grande área. Poderia ter chutado. Muriel chegou, e ele ainda poderia ter chutado. Foi aí que tentou driblar jogando a bola justamente por lado em que o goleiro já se inclinava. Ridículo. Depois, recebeu um lançamento e correu, livre. Poderia ter chutado, mas demorou, caiu e a bola ficou nas mãos de Muriel.

Mesmo com alguns desfalques, o Inter foi melhor que o Atlético. Se tivesse Damião teria vencido. Cheguei à conclusão que o Atlético não vai escapar do rebaixamento. O vovô Paulo Baier continua sendo o melhor do time.

No Inter, gostei do João Paulo, um armador de boa técnica, me lembra o Paulo César Carpegiani pelo modo de jogar. Ele entrou só na metade do segundo tempo. Não entendo como o Dorival Jr prefere o Ricardo Goulart a ele. Tem ainda o De La Torre, outro que até agora não mostrou nada. São jovens que devem ter algum protetor forte.

É algo para ser sondado.

PROJEÇÃO

Inter tem 40 pontos, quatro a menos que o Flamengo, sexto colocado. O Inter tem todas as condições de ficar com uma vaga na Libertadores. Para isso, ele precisa melhor e uns dois ou três da ponta começarem a cair. E aí está um problema. Só vejo um time que ocupa indevidamente a zona da Libertadores: o Botafogo. É um time razoável, pior que Inter e Grêmio. Duvido que se mantenha mais tempo.

A questão que se impõe é que Vasco, Corinthians e São Paulo vão seguir até o fim no topo. Restam, então, Flamengo e Fluminense. São os cinco favoritos para ficar com vaga na Libertadores.

Para o Inter entrar nesse clube, um sócio precisa ser alijado. Isso considerando que o Botafogo vai mesmo desabar. Aí, aposto no Flamengo.

Por aí já deu pra perceber que para o Grêmio, que enfrenta o Santos quarta-feira, em jogo atrasado, a situação é mais complicada, muito mais complicada. Muita gente precisa cair e Grêmio não pode parar de subir. E não vejo time para um crescimento tão acentuado.

Portanto, a Libertadores em 2012 para o Grêmio é só um sonho.

Os deuses do futebol não perdoam tantos erros cometidos ao longo do ano.

Se gostou, compartilhe!

  • Zé Esquilo

    faltou o de sempre:a isneção e tão propagada IMPARCIALIDADE, p falar q o árbitro anulou gol do Inter em posiçã o legal, q não marcou pênalti em alce d eBolívar e que fez o que eu sempre digo, ora prejudica NÓS DE FORA DO EIXO RJ/SP ora FAVORECE, mas com onão faz isso contra os do eixo a nosso favor,ao contrário, nos prejudica SMEPRE contra eles, obviamente a disputa fica IMPOSSÍVEL de ser superada por nós contra eles.
    Observação: como assim é possível pro Inter e não é possível pro Grêmio? Libertadores?
    Se o Grêmi oganha do Santos SEM NEYMAR e GANSO (já ganhou ano passado com os dois e mais Robinho) fica a um ponto do Inter.
    Quer dizer que projetas a decisão p última rodada, o gre-Nal do Beira-Rio?
    SIm, pos um ponto numa partida q vale três…………..
    Achas então que ao final do campeonato o Inter chegará um ponto à frente do Grêmio????

  • Silvio

    Zé Esquilo… esqueceu de mencionar o penalti claro que o Ney cometeu ao colocar a mão na bola no primeiro tempo!! Esqueceu ou não viu???

  • FÁBIO

    Borges, que tem parte do salário pago pelo Grêmio, vai poder nos enfrentar??????????

  • Francisco Coelho

    Ilgo, são 2 coisas bem diferentes os confrontos de Cruzeiro x Grêmio e Grêmio x Cruzeiro. Não há como comparar e ser justo.

    Fora de casa, o técnico Julinho Camargo e o volante Gilberto Silva não poderiam ter escolhido momento e local piores para estrear no Grêmio. Na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, o Cruzeiro contou com a qualidade de Montillo para vencer os tricolores gaúchos por 2 a 0, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, nesta noite de quarta-feira.

    Compare os times:
    Fábio, Vítor, Gil, Naldo, Diego Renan, Everton, Marquinhos Paraná, Leandro Guerreiro, Fabrício, Montillo, Thiago Ribeiro, Roger, Wallyson, Ortigoza.
    Joel Santana

    Fábio; Vitor, Léo, Victorino e Gabriel Araújo; Sandro Manoel (Elber), Charles, Everton, Roger (Sebá) e Montillo; Farías (Anselmo).
    Técnico: Vágner Mancini

    Grohe, Mário, Saimon, Edílson, Rafael Marques, Neuton, Gilberto Silva, Rochemback, Marquinhos, Pessalli, Escudero, Miralles, Leandro, André Lima
    TECJulinho Camargo

    Victor; Mário, Rafael Marques, Edcarlos (Vilson) e Julio Cesar; Rochemback, Fernando, Marquinhos (Adílson), Douglas e Escudero (Miralles); Brandão.
    Técnico: Celso Roth

  • Francisco Coelho

    Vamos comparar então Grêmio x Vasco no 1 a 1 de 19/06/2011 e o Vasco 4 x Grêmio 0 de 17/09/2011.
    Victor, Saimon, Neuton, Mário, Gabriel, Vilson, Douglas, Willian Magrão, Lúcio, Escudero, Rochemback, Lins, Júnior Viçosa, Roberson.
    TEC Renato Gaúcho

    Victor, Saimon, Edcarlos, Mário, Julio Cesar, Escudero, Leandro, Fernando, Gabriel, Douglas, Adilson, Marquinhos, Rochemback, André Lima.
    TEC Celso Roth
    Em ambas o Victor foi o goleiro. Kkkkk

    Em casa teve empate e fora levou um balaio. Grohe não jogou nem levou 4 gols. Kkkk

  • Hahahhaha! Essa foi boa Francisco! As comparações foram extraordinárias, mas todos sabemos pela adoração do Ilgo ao Victor! Que diga-se está começando a voltar a fazer boas partidas.

    Ilgo, no mais é assim… se o Mano não chamar o Victor e, este, se concentar no Grêmio EXCLUSIVAMENTE, talvez recupere o seu bom futebol, pois na seleção será reserva do Júlio César, um goleiro ruim, que entrega em decisões, ou seja, um goleiro comum. O Victor é imensamente superior a ele, mas não joga no eixo Rio-São Paulo.

    Ainda bem que não iremos para a LA do ano que vem, talvez assim possamos montar um time e ganhar a Copa do Brasil, que já seria um extraordinário título! E quem sabe a Sulamericana!

  • Ilgo, Francisco, Rafael M., David, e demais debatedores do Boteco!

    Porque o Grêmio não contrata o técnico Leocir Dall’Astra, que fez uma grandiosa campanha com o Cruzeirinho de POA, para formar esse técnico para daqui uns anos. Digo, formar na visão de clube grande, vivenciando ambiente, vestiário, torcida, etc.

    Leocir Dall’Astra demonstrou tem conhecimento, seria um investimento futuro e com boas chances de acerto.

    Sei que o Grêmio trabalha o ROGER, ex-lateral para isso, mas acho que se poderia também investir em Leocir Dall’Astra.

    Fica a ideia para debate.

  • Francisco Coelho

    Denigelson; bem lembrado. Li em algum lugar que o Grêmio estaria contratando um ex jogador para os juniores. Este (Leocir) já está com tarimba suficiente não só para os juniores mas para ajudar na formação e aprimoramento. Sem um bom lapidador não se forma bons jogadores. Não adianta contratar alguém pelo preço e sim quem tenha o que passar.

    Ontem assisti com lupa a partida entre SP e o Fla. O Adilson Batista definitivamente não tem estrela. Quando não inventa tudo acontece. A expulsão do Lucas e o gol contra do Paraíba foram mortais. Até o Dagoberto se emocionou e tirou a camisa levando um amarelo. Os destaques foram os goleiros.

  • Francisco Coelho

    E continua a festa. O que ia e não foi é o 3° artilheiro do Grêmio. Rafael Marques. Enquanto o atacante vira boneco literalmente e raramente marca o Kieza segue marcando. De canela cabeça ou chutando a redonda vai ao barbante e já tem 15 gols na série B. É o artilheiro seguido do ex Inter Ricardo com 14. Comentei quando o mesmo ainda atuava pelo Vasco que lembrava o Jardel. Lembra Ilgo.

  • Francisco Coelho

    Na busca por atacantes no site do Grêmio já é visível a chegada de vários jogadores assim como a partida de alguns. Só não consigo entender que alguns continuem ocupando espaço.

    Wesley lembra o Fernando Genro. Ficou anos sendo eterna promessa e nada.

    Everaldo tem sido o escolhido mas eu levo fé nos seguintes:
    Everton Nascimento de Mendonça; Ruan Carlos Gomes da Costa; Gustavo Simon Vertuoso e Jean Corte da Rosa.

    DATA DE NASCIMENTO

    //

  • Renata

    Franscisco, tu, que me parece um conhecedor das categorias de base, o que me diz do Pessali????

  • Zé Esquilo

    tá bom, deixa vcs jogarem com o Galo lá em MG e vão fazer com vcs a mesma coisa q fizeram conosco ontem, contra o Bahia, Coritiba (la) e vão fazer contra o Cruzeiro.
    Qulquer criança sabe q els acharam a “tática perfeita’ p impedir d evez q o título fique fora de RJ/SP, basta “torcar” os erros entre nosoutros,basta ser caseiro em partidas entre nós, e, claro, “errar” tanto faz se fora ou em nosssos próprios estádios, a favor de RJ/SP.
    Não há como não dar eles na cabeça.

  • Deni

    o Pessali é ruimzao peloamordedeus minha gente, vamos parar com isso de ficar tentando promover quem nao joga nada. Empresta o cara la pro japao uns dois tres anos igual fizeram com o tinga, quando voltar ele vai jogar, mas agora nao tem condicoes de ser gremio

  • Francisco Coelho

    Renata; Pessalli é um bom meia e recentemente num Grenal sub 23 foi o melhor do Grêmio em campo. Pessalli necessita de algumas partidas para pegar ritmo.
    Pessalli é um ótimo cobrador de faltas bate bem na bola e um cadenciador de jogo. Realmente o ideal seria emprestar para alguma equipe com bom treinador e que possa dar ritmo de jogo ao mesmo.
    Renata; Pessalli é um bom meia e recentemente num Grenal na Copa Laci Ughini.foi o melhor do Grêmio em campo. Pessalli necessita de algumas partidas para pegar ritmo de jogo.
    Pessalli é um ótimo cobrador de faltas bate bem na bola e um cadenciador de jogo. Realmente o ideal seria emprestar para alguma equipe com bom treinador e que possa dar ritmo de jogo ao mesmo.
    Qualquer cabeça de bagre que chega de pára-quedas no Grêmio e custando caro joga, mas os que estão ralando 10 anos na base não têm oportunidade.

  • Francisco Coelho

    Denigelson; Andrey Lopes não é mais treinador do Grêmio como escrevi anteriormente. Vamos ver quem virá.

  • Rafael M.

    Denigelson, Francisco e demais, gostei do trabalho e das entrevistas do Leocir Dall’Astra. Porém, eu tenho uma teoria sobre treinadores. Acho que, assim como qualquer jogador, o treinador tem que ser “formado”, e creio que sair do cruzeiro-gauchão e ir para o Grêmio-sérieA é um salto muito grande. Não a toa falharam julinho, loss e aquele interino no cruzeiro-mg. Podemos pegar o exemplo do mano. Ele estava no caxias, conhecia a série b, já tinha passado por gauchão-b, gauchão-a, portanto pegou o Grêmio em uma competição que conhecia e de menor exigência. No ano seguinte, na A, só tinha que manter o time na divisão. Tinha um homem forte para dar cobertura (diretor de fut.), etc. No outro ano foi para a libertadores, voos maiores, etc. Acho bom ficarmos de olho no Leocir, mas ele tem que rodar mais.
    Esquilo, só não comento a arbitragem do jogo do inter porque eu não vi o jogo. Estava vendo o jogo do curinthia. Tinha coisas a fazer no pc e era esse jogo que estava passando na tv aberta (ppv só na sala e lá não tem internet). Mas concordo contigo em partes. É o segundo ano seguido que o Grêmio é prejudicado, contra o curinthia em sp, e da mesma forma. Inventaram um árbitro lá do nordeste que nunca mais vamos ouvir falar.

  • Zé Esquilo

    é o que disse, acharam o”esquema perfeito” p nos roubarem sempre.
    E não pensem q faz diferença se o árbitro é famos ou não, a verdade os da fifa são os mais canalhas, por isso chegaram lá.
    É simples: quando um time de RJ/SP q tá na ponta da tabela, vai jogar contra um Bhaia, em Salvador, ou Figueira em Floripa, por exemplo, simplesmente eles fazem como se fosse uma final de campeonato. A globo bota trocentas câmeras e tal. O árbitor sabe q não pode eerrar contra eles.
    Se acontece um pênalti ESCANDALOSO a favor do time da casa e ele marca, podes ter certeza, na mesma partida ele marcará um pênlati duvidoso (de preferêcia dawueles de agarrões na grande área) pro time paulista ou carioca.
    Depois, existe o fator PRIMORDIAL 9e ignorado pela mídia daqui) que o jogador de RJ/SP entra em campo só p jogar futebol. Ele ABSOLUTAMENTE não precisa TEMER a arbitragem como os nossos jogadores.
    Os cartões amarelos q pros nososs eles distribuem a partir de um segundo de bola rolando ( a ossa mída considera JUSTO) eles só vão dar pra um jorge herique, or exemplo, SE DEREM, lá aos 40 do segundo.
    De preferênia, na malandragem de trocarem puxões eo árbitro dar o segundo amarelo pros nosos e um amarelo pra eles.
    São várias artimanahas, mas a principal delas, eles vieram com tudo nesse ano: SÃO OS PÊALTIS. P não ficar na estatística q só o cunrtiná da vida ganha pênaltis, eles DISTRIBUEM os pênaltis de uma forma q Inter, grêmio, Cruzeiro, Bahia, por exemplo, tenham pênaltis a favor, mas entre eles, assim SE COMEM, normalmente vão empatar suas partidas, dificilmente vencerão jogos fora, porque quando se está vencendo fora eles inventam um pênalti, seja contr anós lá fora, ou a nosos favor aqui dentro.
    Mas isso SÓ ENTRE NÓS. Pois quando enfrentarmos eles, aí eles sonegam as penalidades EXISTNTES E CLARAS e a globo finge q nada aconteceu.
    SOLUÇÃO? Uma camapnha ancional entre torcidas dos demais estados fora do eixo RJ/SP, contra pelo menos um dos grandes patrocinadores mais a globo, ai podemos atingir algum objetivo.

  • Olha Zé Esquilo… CONCORDO PLENAMENTE, mas esqueceu que nós merecemos mesmo é nos ferrar, pois sempre nossos presidentes, com raras exceções, são sempre a favor da PLIN PLIN! Assim, é fogo, se dentro da própria casa somos os primeiros a erguer contra, pega essas cotas de TV por exemplo. GRÊMIO e INTER tem que se ferrar mesmo!

    Rafael M. se observar minha ideia e teoria é a mesma que a tua, não quero o Leocir Dall’Astra, treinando o Grêmio no ano que vem, mas queria vê-lo no Grêmio no ano que vem, fazer um trabalho como um estágio, conhecendo todas as áreas do Grêmio, vendo como uma torcida de milhões cobra o treinador, time, etc, todas as categorias sub alguma coisa e assim por diante, para daqui uns anos, 5, 6… não sei quantos ele assumir e estar preparado para isso.

  • Francisco Coelho

    Coordenador Técnico: Rodrigo Lameira
    Assistente Técnico: João Antonio
    Auxiliar técnico:

    COMISSÕES TÉCNICAS:

    Categoria Junior
    Técnico: ?????????????????????????????????????
    Auxiliar Técnico: Daniel Azambuja
    Auxiliar Técnico: Emanuel Indrusiak de Freitas
    Treinador de Goleiros: Rogério Augusto Godoy da Silva

  • What i don’t realize is actually how you’re not actually much more well-liked than you might be now. You are very intelligent. You realize thus significantly relating to this subject, made me personally consider it from a lot of varied angles. Its like men and women aren’t fascinated unless it’s one thing to do with Lady gaga! Your own stuffs great. Always maintain it up!

  • Hi to every body, it’s my first go to see of this blog; this webpage contains awesome and actually excellent data designed for readers.

  • Absolutely indited written content, thank you for selective information. “The earth was made round so we would not see too far down the road.” by Karen Blixen.

  • I believe same I’m constantly perception for interesting things to see nigh a of subjects, but I succeed to include your blog among my reads every day because you bonk compelling entries that I face brash to. Here’s hoping there’s a lot more substance arrival!

  • Clearer than ever that this is according to a plan.