Grêmio lava a alma e Inter padece

Mesmo considerando que o Atlético Paranaense está mesmo com um time ruim – Renato fazia milagre e estava certo em cobrar reforços da direção – e é forte candidato ao rebaixamento, o Grêmio fez mais do que a obrigação, que era vencer em casa.

Construiu uma goleada com firmeza defensiva, rapidez no meio de campo e, finalmente, eficiência no ataque. Os 4 a 0 têm importante reflexo na tabela de classificação e inevitável conseqüência no ânimo e no moral dos jogadores. O time vai para os próximos jogos mais confiante, mais seguro de si. Pelo menos essa é a tendência.

André Lima, que escalei no meu time, o Alfredo, no Cartola, vai crescer. Marcou três gols e participou de boas jogadas ofensivas. Mostrou que recebendo a bola em condições de concluir, ele faz. Ninguém precisa sentir saudade do Centroavante Pigmeu. Basta abastecer André Lima, o que não vinha acontecendo há tempo. Ele já está longe de ser um virtuose na área, e sem jogadas, então, nada lhe resta.

O que também não acontecia há tempo é gol com bola trabalhada, tabelas, aproximações, velocidade. Confesso que isso é o que mais chamou minha atenção. No primeiro gol, Escudero puxou o contra-ataque, Douglas recebeu e enfiou uma bola na medida para o argentino concluir com muita frieza e categoria, algo que eu pensei que ele jamais faria. Ou então pegou mal no pé.

Escudero me surpreendeu. Ele havia perdido uma chance muito boa de marcar, chutando para fora, quando André Lima estava livre ao seu lado. Além disso, estava errando passes, driblando mal, mas aí veio o gol. Logo depois, Escudero deixou André Lima livre para fazer 2 a 0. A jogada iniciou com Marquinhos, outro que começa a mostrar serviço. Sempre considerando a fragilidade técnica e emocional do adversário.

O Professor Celso Roth (confirmo minha rendição e agora espero a do Francisco, ácido crítico do Mestre Roth) está mesmo acertando o time.

Para concluir, quem realmente está enchendo as medidas, mantendo um bom padrão durante os 90 minutos, é o lateral Júlio César. Ele se mostra atento na marcação e ataca com muita rapidez, tem ótimo controle da bola, cruza bem e não é daquele tipo de lateral ‘porraloca’, muito comum hoje. É magnífico o lance dele logo no início em que venceu uma disputa pela esquerda, junto à linha de fundo, e cruzou rasteiro com muita lucidez para André Lima. O goleiro salvou. Enfim, um lateral-esquerdo.

No outro lado, Mário Fernandes, que em breve estará na seleção brasileira.

Grêmio sobe para 24 pontos e se distancia da zona de rebaixamento. Já pode habilitar-se a uma vaga na Sul-Americana, por enquanto seu limite máximo no Campeonato Brasileiro.

Algo mais vai depender de uma campanha fantástica do Grêmio e de uma derrocada de alguns dos líderes.

INTER ESCAPA DA DERROTA

Se no meio da semana, o empate com o Santos teve um sabor amargo de derrota, o 1 a 1 deste domingo com o Ceará desde redondo, foi quase uma vitória. O time misto colorado pode festejar o empate. O goleiro Muriel fez grandes defesas. O Inter padeceu em Fortaleza. Guinazu chegou a sentir -se mal, e quando isso acontece é porque o clima era mesmo de terror em campo. Claro, havia também o calor. O atacante Osvaldo, endiabrado, tonteou o argentino, que pediu pra sair.

A informação é de que esse jogador, Osvaldo, está sendo contratado pelo Grêmio.

A bem da verdade, o Inter também criou boas chances de gol, apesar da pressão terrível que sofreu durante a maior parte do tempo. Nos minutos finais, o Inter por pouco não fez o gol da vitória, o que seria um crime pelo que jogou o Ceará.

Se tivesse Leandro Damião – extraído do Inter pelo técnico Mano para um amistoso inútil contra Gana -, o Inter talvez até vencesse o time nordestino, que, aliás, anda fazendo um estrago danado nesse Brasileirão.

Se gostou, compartilhe!

  • R Fernando

    Com certeza, o que me chamou atenção foram as tabelas no segundo gol. O Juarez está fazendo o time fluir com solidez defensiva. E agora, me diz: Com o Renato o Escudero não teria esta oportunidade. Te rende também a isso ? Não é só o Renato que faz isso. Mas pq os técnicos teimam tanto ? O Roth pra mim é melhor estrategista que o Renato, contudo, não tem a simpatia da imprensa em geral. Vide o Reche. É uma pena, o Celso também esta evoluindo como técnico.
    Mas gostei que vc teve o reconhecimento necessário sobre isso. E outros não falam dessa maneira. Uns comentaristas de ocasião. Parabéns.
    Abraço, que acha?

  • Francisco Coelho

    O gol do Escudero foi de LIGA (sorte) bola inicialmente me pareceu mascada contra a grama e terminou entrando no canto. Tem modelo que toma 1 garrafa de champanhe antes das fotos. Escudero devia tomar uns 3 lisos para se soltar. Claro que Escudero melhorou e está mais participativo o MUDINHO. As condições de temperatura no Olímpico estão mais baixas e o Rotho está trabalhando com auxilio de setoristas incendiários, mas até onde vai ninguém sabe. A melhoria de rendimento foi ter usado mais a esquerda onde o Grêmio tinha 2 canhotos articulando e a subida do lateral. Julio tem subido e participado bem graças à cobertura que nem Lúcio ou Collaço tinham. A firme atuação do Saimon e a presença do Mário que pouco subiu ajudaram. A direita do Grêmio se resumia ao Leandro, pois Mithyuê não vem sendo aproveitado. Quando tiver um meia pela direita pode ser que fique melhor e mais equilibrado. Sei que será complicado um meia direita onde Douglas joga…
    Osvaldo é muito bom jogador e joga vindo desmontando defesas. Acerto no meu entender.

  • Francisco Coelho

    Com Marquinhos mais participativo a bola está rolando melhor e só tem sido maltratada com alguns lances do Douglas e do INTOCÁVEL Rochemback. Com a segurançs do Saimon e do Fernando as coisas tem evoluido. Como falou o Neto na Band Fernando tem 4 pulmões ou seriam 6. A primeira bola do Aldilson foi recuo… Rodolfo o homem do estaleiro volta em breve. Quem sai?
    Espero ver Fernando e Gilberto logo.
    Amanhã quem puder assista o sub 20 na copa Laci Ughini e depois favor comentar.
    O Atlético – PR já está no 4° técnico do ano. Assim não tem como render. Saiu do 442 e entrou no 352. Fransérgio de atacante com Renato o Lamparina virou defensor com o delegado.
    Os Manos que Tite deu corda nos venceram, mas contra o Coxa tomaram um banho. O Urubu sem o $$ Ronaldo apaga em campo e leva um balaio dos baianos.

  • Francisco Coelho

    Mano se a seleção não ganhar vai tirar férias. Felipão deve estar de olho.

  • Ilgo!

    Gosto de ver o Escudero em campo, é um cara que tem talento, inteligente e participativo em todas as jogadas, ataca e defende. Ele não tinha sequência e um jogador sem sequência não consegue demonstrar que sabe jogar!

    No meu ver, ainda falta ao Escudero o chute, coisa que quando jogava na argentina ela fazia extraordinariamente.

    Agora aquele Brandão apanha da bola, coisa horrível, mas ele é centroavante, tem que ganhar a bola na área, porque se for depender de dominar um bola, não se cria nada.

    Esse lateral esquerdo está me surpreendendo, sempre jogou bem, mais vinha em cada de rendimento, parece que está encontrando seu futebol, tomara que contine assim.

    Agora é ganhar fora, para poder embalar umas 3 vitórias seguidas e se afastar definitivamente da zona do Z4.

    Ilgo! Quando a coisa aperta, somente o Roth arruma a casa, pois os jogadores sabem que o Roth toca eles para a reserva, afasta do grupo, essas coisas que uma pessoa com personalidade tem que ter.

  • Ah! Osvaldo seria uma ótima contratação para o Grêmio, pois é um jogador com gana, atacante que vai para cima, como tem que ser.

    Também o volante Michel do Ceará deveria ser bem analisado, apesar de o Grêmio ter bons volantes, esse Michel chama atenção.

  • Bi-segundino

    Festa na Azenha. Goleada em jogo de seis pontos é sempre empolgante. Na próxima rodada tem outro jogo de seis pontos, desta vez contra o Bahia. É clássico em cima de clássico para o gefebepeá. Haja coração!
    Enquanto isso o Inter, que não consegue subir na tabela prá ter um pouco de emoção, está querendo entrar na festa na parte de baixo. Quem sabe assim o time jogue com mais empenho.
    Tá feia a coisa pro futebol gaúcho…

  • ilgo

    ‘No outro lado, Mário Fernandes, que em breve estará na seleção brasileira.’

    Esta frase está no comentário acima. Hoje, ele foi convocado por Mano para enfrentar
    a Argentina.
    Espero que não volte de salto alto.

    Sobre Escudero: nas chances que teve com Renato ele não correspondeu. estava em fase
    de adaptação. Além disso, não teve sequencia também porque vivia se lesionando.
    Agora, com mais oportunidades e sem lesões, mostra que pode ser útil.
    Para um time que só tenta fugir do rebaixamento e que não tem mais ambição de título
    nacional, Escudero é bom.
    Para um time que pensa em título, ele terá de jogar mais.
    De qualuqer modo, ele está jogando mais do que eu esperava, ainda bem né?
    .

  • Ilgo!

    Mário na seleção! Já era pedra cantada, espero que multa rescisória dele seja alta, bem alta!

  • Francisco Coelho

    Osvaldo ja está vendido para Portugal aparentemente. A SELEÇÃO do Mano vai mal. Vão estragar o Mário.

  • David

    ilgo

    eu, assim como o professor, penso adiante. lendo blogs e sites relacionados ao gremio, vejo que a disputa pra presidencia em 2012 tende a ser entre antonini x vicente. o antonini ate me parece ser competente, mas nao tem voz forte.

    quais as chances do koff se candidatar?

  • ilgo wink

    David, tá feia a coisa. Tamos mal de possibilidades.
    Nos próximos dias vou conversar com o Koff e escreverei sobre isso.

  • Thank you for your post.Really thank you! Will read on…