Dr. Roth e o paciente na UTI

Com a chegada do ‘dr Roth’, o Grêmio deixou de respirar por aparelhos.

Com um ou dois treinos, muitos palavrões e xingamentos, e alguns ajustes no posicionamento e na postura, o novo técnico gremista deu nova cara ao time. O empate com o Palmeiras é um resultado para ser comemorado, sem muita euforia, mas um paciente de UTI precisa acima de tudo de contar com o tempo a seu favor para recuperar a vitalidade, a energia.

É importante registrar que o Grêmio manteve uma disputa equilibrada com o time de Felipão. Roth acertou a marcação, e para isso Adilson foi fundamental. Grande atuação desse jogador tão depreciado por boa parte da torcida. Se Adilson tivesse um pouco mais de técnica estaria na Europa, não aqui num time que entra ano passa ano namora a segundona. Então, Adilson merece, isso sim, todo apoio, até porque é um dos raros que realmente parece jogar por amor ao clube.

O jogo mostrou que o maior problema continua sendo o ataque. Talvez Brandão ajude a melhor a coisa, talvez. O goleiro Marcos praticamente não trabalhou. No lance mais perigoso do ataque, Leandro tentou encobrir o experiente goleiro, que defendeu brincando.

Agora, o time tem uma deficiência crônica no setor esquerdo. Lúcio, para mim, é um jogador que quebra o galho na meia, e que não pode ser titular da lateral-esquerda. Quando vejo Lúcio sempre imagino o que não seria o Grêmio com um jogador mais lúcido e inteligente nessa função. Lúcio tem a seu favor a velocidade, a aplicação tática, mas joga pouco para ser titular de uma posição tão importante num time que em tese sempre briga pelo título.

Já a lateral-esquerda merece um tratado. O último que deu uma resposta positiva, sem contestação, foi Roger. Faz tempo… Bruno Colaço é um lateral razoável, quebra o galho, mas quando o nível de exigência aumenta ele parece diminuir de tamanho. O mesmo se dá com Lúcio.

É possível que Roth consiga fazer com que esses jogadores, num esquema mais organizado, com funções bem definidas, rendam mais, subindo de produção com o restante da equipe. Mas insisto que falta qualidade por ali. Agora, melhor Lúcio na meia do que o Escudero, ótimo para entrar no final e agitar na frente. E só.

Agora, Douglas. Ele fez um bom primeiro tempo. Parecia mais ligado, mais interessado. No segundo, quase não foi visto. Pegou pouco na bola, parecia se esconder. Errou passes. Mas é possível que Roth faça com que ele repita o futebol dos últimos meses do ano passado.

Dr Roth não é milagreiro, mas ele sabe curar preguicite aguda.

CRUZEIRO E A ARBITRAGEM

O Inter, mesmo com um time misto, conseguiu somar três pontos. A vitória por 3 a 2 chegou em boa hora, porque mantém o time perto da zona da Libertadores.

Agora, não tem como sonegar o fato de que a arbitragem foi cruel com o time do Joel, que, aliás, mantém o veterano e cansado Gilberto trocando passes numa zona morta de campo, praticamente deixando o time com um a menos em campo.

No último lance em que correu mais, Gilberto, do alto de sua experiência, fez falta em D’Alessandro, e o juiz deu pênalti. A falta foi fora da área, mas o argentino acabou desabando dentro da área com o experiente Gilberto sobre suas costas. Mal colocado, o juiz deu pênalti, que até é discutível.

O Inter foi melhor no primeiro tempo. No segundo, o Cruzeiro foi superior, mas sem muita objetividade. O time mineiro marcou um gol em bela jogada tramada. Mas o bandeirinha conseguiu ver impedimento e anulou o gol. Um erro grave.

Depois, pênalti claro pela direita na área do Inter, que o juiz ignorou solenemente. Bom para o Inter, que outras vezes foi prejudicado. Quando o juiz erra a favor, o costuma acontecer mais  com Corinthians e Flamengo, é preciso desfrutar o momento, porque logo ali adiante pode vir a conta.

O Interino Osmar Loss foi criticado pela torcida no final.

Tudo indica que o Inter vai apressar a contratação de um novo treinador, que deve mesmo ser Dorival Jr, finalmente demitido do Atlético Mineiro.

Boa essa profissão de treinador de ponta. Quando mais fracassa, mais ganha dinheiro, com a indenização e com o novo contrato.

GORJETA

Celso roth, diferente de outros tempos, mudou o time no segundo tempo não para se resguardar, mas para tentar surpreender o Palmeiras. Será influência de Renato Portaluppi? Só acho que ele poderia ter colocado Miralles mais cedo, mas não no lugar de Leandro, e sim no de André Lima. Talvez com maior movimentação na frente o time conseguisse criar mais jogadas de gol.

Se gostou, compartilhe!

  • David

    se lembra do que eu falei do corinthians? a mesma coisa vale pro flamengo. titulo totalmente em aberto, e olho no santos e gremio.

    e sobre o roth é incrivel a ma vontade de alguns. criticaram ele por colocar o adilson na lateral, e olha aí. como ele explicou, nao foi uma ideia que veio de uma hora pra outra. ele ja havia testado. e o incrivel é que se ele fosse um mano menezes da vida, poderia ter colocado o jogador do empresario dele ali, o que seria natural no ponto de vista de todos.

    confio nele pra arrumar essa bagunça que deixou o renato, e que o julinho conseguiu piorar. é só a torcida ter 50% da paciencia que teve com o renato esse ano, que vamos longe.

  • David

    e essa contratação do andre luis ta cheirando a volta do esquema 3 5 2, como o felipao usou em 2002 com o gilberto silva sendo zagueiro/volante. dúvido que ele deixaria na zaga o andré luis junto com o rafael marques/vilson e o gabi na lateral. é uma boa saída. mas antes tem que dar uns tapas na orelha do gabriel pra ver se volta a ser homem.

  • Alex Silva

    Ilgo,
    Engraçado como alguns setores da midia não dão enfase que o Gerley que foi lateral esq do Gauchão e hoje é titular do Palmeiras foi dispensado pelo Gremio em 2009 pelo Sr Paulo Deitos e Sr Mauro Rocha que ainda permanece na base do Gremio, por pouco tempo espero já que o bruxinho dele Cristian já foi demitido, antes tarde do que nunca, que esse treinador volte a ser auxiliar do Beto Almeida nos times do Gauchão que é o máximo que ele pode ser.
    Pela lógica amanha grenal juvenil dá inter campeão, no jogo do olimpico inter dominou e poderia ter goleado.
    E o Mamute entrou em campo, mas não fez nada e ainda queriam botar ele no profissional se nem no juvenil resolve muito exagero, tem potencial para ser um otimo jogador mas tudo ao seu tempo, não devem queimar muitas etapas na formação para não estragar o jogador.

  • Bi-segundino

    Então chororô, viu como é errado fazer um escarcéu cada vez que o time da gente perde? Se os colorados fossem como vocês, que acusam um complô da CBF + arbitragem a cada derrota, como que iriam explicar o jogo de ontem?
    Aquele impedimento marcado contra o Cruzeiro foi uma vergonha. O pênalti sobre o Montillo foi claro, em minha opinião.
    O pênalti sobre o D’Alessandro também. Dizer que a falta começou fora da área é não conhecer a regra. Se o Gilberto desse um pontapé no argentino fora da área e este conseguisse seguir em frente e levasse outro pontapé dentro da área, seria o que? O Gilberto começou a puxar o argentino fora da área e seguiu puxando área a dentro. É pênalti!
    O Inter teve 8 escanteios a seu favor. Em 5 o árbitro deu falta de ataque que só ele viu. Juiz ruim. Comete erros (ERROS!!!) como qualquer outro, só que em demasia e decisivos. Para sorte do colorado, ontem os erros decisivos foram a seu favor.
    Aliás, não li uma linha sobre a arbitragem contra o Galo no olímpico. Quando os erros são a favor vocês não enxergam. Quando são contra é aquela manjada choradeira.
    Mas tá bom. Se os próximos 10 anos forem iguais aos últimos 10, que continuem chorando. Prá nossa diversão…

  • Francisco Coelho

    Desistiram do quebra canela André Luiz. Mais um pau na sub 17 com 2 derrotas combinadas e um placar de 5a 2. Emanuel de Freitas deveria ser liberado e contratarem alguém como o Jorge Luís Andrade da Silva. Andrade está sem clube a um bom tempo mas é do ramo.
    A próxima é contra o desesperado Flu de Abel, Rafael Moura, Souza & Cia.

  • David

    porra ilgo, fui ver um video teu no youtube. tu é a cara do avm hahaha
    ——-
    todos os especulados pra serem técnico do inter são uns mortos e enganadores. na capa do clic estão o ney franco, autuori, oswaldo de oliveira e o nelsinho. por incrivel que pareça o nelsinho é o unico que se salva. é aquela situação: dos piores, o menos pior.

    viva o luigi! o duda kroeff deles

  • FÁBIO

    Diversão que valeu por 20 ANOS foi ver a própria torcidinha vermelha ir a um jogo usando NARIZ DE PALHAÇO e ainda o que aconteceu diante do TODO PODEROSO MAZEMBE!

  • Ilgo!

    O velho Roth salva salva! Mais uma vez nos tirando da degola. E o Renato P. vai angariando pontos no Atlético PR, que coisa!

    Bem que o Roth poderia dar uma chance para o Gerson (zagueiro).

    O alemão Adilson se saiu bem na lateral, não comprometeu, o que já é alguma coisa. Pode faltar técnica ao Adilson, mas dedicação ele tem e muita.

    Uma semana de treinos e a vitória contra o Flu é obrigatória, mas bota obrigatória nisso!

  • Rafael M.

    O David tem razão, Ilgo Wicente M. hehehe
    O Adilson é um ótimo marcador, tem combate 1×1, mas ele jamais vai apoiar como um lateral. Se for para fazer algo como o Patrício fazia, fechando como um terceiro zagueiro, até vai, mas nesse caso o Grêmio só teria jogadas ofensivas pela esquerda.

  • ilgo

    Não vi esse video em que apareço, ainda mais confundido com o AVM.
    isso tá me cheirando a sacanagem..

  • Paulo Goldim

    O campeonato esta armado desde o início para Corinthians e Flamengo, talvez, mas difícil o Santos por ter os bolas da vez Neymar e Ganzo, Palmeiras não pois a Globo não suporta o Felipão, os outros são meramente coadjuvantes. Assim esta desde que os clubes romperam com o clube dos 13 e assinando diretamente com a Globo, abrindo as portas para a CBF e Globo fazerem o que bem entender. E por incrível que pareça o Grêmio foi o pioneiro a romper com o clube dos 13 assinado diretamente com a Globo por uma merreca de 30 milhões. Desde que esta direção foi eleita e assumiu, falei que não daria certo, e não deu, tanto é que esfacelou, ruiu. Alguém poderia me dizer qual foi o planejamento do clube para a Libertadores e para o Brasileirão? Nenhum, tanto é que já estamos em agosto e no 3º treinador, e por incrível que pareça na mesmice de sempre, Celso Roth, quanto planejamento e convicção de um clube grande, hoje lutando para não cair, e espero que não caia apesar de a situação não ser nada confortável e o risco esta bem presente. Mas infelizmente 2011 terminou para o Grêmio da pior maneira possível, torcemos para ser trágico. Poderiam planejar 2012 a partir de agora. 1º contratando um treinador, poderia ser Dorival Jr. pois esta sem clube, Roth não ficará espero, ele já poderia ir vendo o elenco e quem pode ficar, mais da metade via embora mesmo, e olhar as categorias base e ver quem poderia ser aproveitado. 2º sair em busca de jogadores, Dagoberto do São Paulo ainda não renovou e pode assinar um pré contrato, porque já não buscar este jogador agora, assim como ele tem vários outros atletas. 3º porque não ver no exterior agora atletas que poderiam vir, assim quando a tal janela abrir os jogadores já estariam contratados. 4º Fixar Paulo Paixão e seu filho Anderson junto na direção técnica. Assim quando iniciar 2012, já estaríamos com treinador, preparador físico time montado e brigar por títulos. Mas como esta direção (Odone e Antonini) não tem projetos e planejamento para o clube a não ser projetos e planejamento pessoais, vamos ter que ficar só na torcida para o pior não acontecer, infelizmente.