Grêmio jogou no seu limite

A torcida do Grêmio vaiou e protestou após o empate com o Atlético Mineiro. Se a vaia foi dirigida ao time, foi uma baita injustiça.

O time correu, se entregou, mostrou aquela velha garra. Jogou no seu limite. Mas no futebol é preciso também qualidade.

Não se pode exigir que alguns jogadores joguem aquilo que não conseguem por absoluta incapacidade. Neste jogo não houve má vontade, mas apenas incapacidade.

Então, se há alguém a ser vaiado, este é quem fez as contratações.

Concordo com vaias para a direção, mas não para o time. O Grêmio jogou no seu limite. Não tem como jogar mais do que jogou esta noite no Olímpico.

O torcedor precisa aceitar que este é o time do Grêmio que o sr Paulo Odone e seus companheiros montaram.

Paulo Pelaipe chegou querendo dar uma melhorada. É difícil, o mercado está restrito. Brandão é a alternativa que ele encontrou. Não dá mais pra esperar. Que venha o Brandão.

André Lima vai perder o lugar. Ele não consegue ganhar uma bola nem pelo alto e muito menos pelo chão. Quando a bola é cruzada, ele está em outro lugar. Sempre.

Jonas é tão bom que conseguiu fazer de André Lima um goleador, um jogador querido pela torcida. Sem Jonas, ele voltou ao normal. Um atacante limitado, muito dependente.

Miralles corre muito, alterna bons lances com jogadas bisonhas. Ele está começando, se adaptando. Merece crédito. Mas pra mim é um clone do Herrera. Uma contratação equivocada, mais uma.

Escudero aciona uma usina nuclear para acender um palito de fósforo. E pensar que tinha gente criticando o Renato por não escalar esse jogador…

Aliás, a cada jogo que passa fica comprovado que Renato era o menos culpado pela campanha ridículo do time. Mas seus críticos não se manifestam agora. Ficam em silêncio.

Com Renato, o Grêmio estava a oito pontos do líder e a 12 pontos da zona de rebaixamento. Mais ou menos isso. Como é que está agora, sem ele?

Repito o que escrevi quando ele saiu: ruim com Renato, pior sem ele.

Julinho Camargo: critiquei sua contratação. Mas torci e torço por ele. Um sujeito trabalhador, conhecedor de futebol. O desafio é grande demais para quem nunca treinou um time de ponta. Minha previsão é de que ele não fecharia agosto. Acho que mais uma vez vou acertar, infelizmente.

Enquanto isso, com tantos erros acumulados, o Grêmio se encontra de novo diante do fantasma do rebaixamento. Já virou hábito, rotina.

O bode está no meio da sala. Agora, até Celso Roth será aceito, ainda com rejeição, mas já nem tanta.

Outra coisa: vamos parar de detonar o Victor. Ouvi um comentarista gritar que Victor mais uma vez falhava, referindo-se ao segundo gol do Atlético. O mesmo comentarista silenciou diante de defesas salvadoras de Victor.

É preciso respeitar o histórico desse jogador. Victor é um dos poucos que se salvam nesse time. Vamos garantir os bons e detonar os ruins. Não fosse Victor, o Atlético teria vencido.

O Grêmio pouco criou em termos ofensivos. Já o Atlético entrou fácil na área gremista. Rafael Marques e Lúcio tiraram duas bolas de cima da linha. Só esse dado já mostra como o time está ruim. Falho na defesa e absolutamente incompetente no ataque.

Lamento pelo Julinho, que está recebendo a grande oportunidade de sua vida profissional, e que largou um bom emprego no Inter. Ele arriscou, tentou. Confiou demais no seu taco. Não analisou direito o time que ele ele treinar. Infelizmente, não deve resistir muito tempo.

E o pior de tudo, é que duvido que outro treinador possa fazer muito mais. A não ser que Pelaipe reforce o time com pelo menos dois titulares.

Mas seja quem for (e deve ser o Roth), já será lucro se evitar o rebaixamento. A história se repete.

Se gostou, compartilhe!

  • David

    o que o julinho recebeu, foi o mesmo que o renato recebeu do silas no ano passado. um time mal organizado, com jogadores vagabundos e com um presidente perdido. são quase todos os mesmos personagens do ano passado. projetos de treinadores e nada mais que isso (silas, renato), diretores incompetentes (meira, avm) e presidentes no mundo da lua (duda, odone), seja por uma coisa ou outra. o diretor pra corrigir isso ja veio, falta o técnico.

    e o técnico nao pode ser o julinho. com todo o respeito, pode entender de futebol, e até acho que entenda, mas ele nao tem nenhuma vocação de liderança, voz ativa. e nessas horas isso faz mais diferença do que entender de tática. arrisco a dizer que até o autuori bota mais medo que ele. pra vc ver o nivel.

    vamos perder pro palmeiras e ele vai sair, o que é o certo. falam em roth e paixao, tbm é o certo. só que estamos bobeando demais. uma pena que nem uma vaga de libertadores vamos conseguir.

    e ilgo, isso com o victor ja chegou ate os torcedores. todos tão pedindo a saída dele. é incrivel isso. eu se fosse dirigente do gremio escutava antes torcedores do inter sobre o gremio, do que a propria torcida. é constrangedor…

  • Rafael M.

    Numa boa, a maior parte da torcida não entende muito de futebol. Ou não tem tempo suficiente pra acompanhar de perto. Vejam o borges. Tem lá suas limitações, mas foi escurraçado, seria titular hoje. Esse Miralles parece o herrera mesmo, achei isso quando vi uns lances dele no youtube antes da estréia (ou seria estreia?).
    O Renato deixou claro que a zaga vazava por cima. Seus críticos foram contra. Acho que está claro agora. Ele também não escalava o Escudero, está aí o resultado. Acho que o Douglas faz falta (pode me xingar, Ilgo).
    O Julinho anda mexendo muito mal na equipe. Sempre entra o Marquinhos, e sempre fazendo a mesma coisa: nada. Clementino renasceu.

  • FÁBIO

    Morram abraçados com o Víctor, então!
    Pra mim, ele falhou nos dois gols ontem. Mal colocado no primeiro, e com mãos furadas no segundo.

    Salvou outros lances, mas falhou em dois gols…
    Pára!

  • David

    Rafael M.

    já vi e ouvi de várias pessoas que a saida dele foi exclusivamente por causa do renato. ambas as partes nao se aturavam mais. mas o pior de tudo, é que no lugar do borges veio um cara tão mais vagabundo no jeito de ser, e que nao joga bulhufas: marquinhos.

    mas pra nao dizer que sou totalmente contra o renato, dou razão pra ele nessa. não que o futebol do borges fosse ruim, mas aquele jeito dele descompromissado irritava. foi a mesma coisa no são paulo, e daqui a pouco vai ser no santos. é jogador só pra começo de trabalho.

  • David

    lembrei de uma agora. qdo o julio camargo chegou, uma das boas novas seria o aproveitamento do mithyue, segundo a imprensa, já que ele era oriundo da base, assim como o jogador. tambem se falava do pessali, e pq nao tbm, dos outros que vieram da bse tbm.

    o mythiue é opção dps do clementino (!!!), o collaço que fazia o feijao com arroz é escanteado pra entrar o lucio faz nada, o pessali entrou alguns minutos e nada dps, e isso que reclamam que falta um 3 do meio, e no prox jogo o vilson ou rafael marques devem ser titulares, e o saimon no banco. o vilson que é outra enganação, e isso ja digo desde o ano passado. tem uma turma ai que deve mto ao jonas, mas mto.

  • Francisco Coelho

    Com a devida vênia Victor falhou nos 2 gols tomados. Está sem reflexo ou algum problema de visão. Ficar jogando pelo passado não pode Ilgo. Goleiro é momento e se o momento não é bom é melhor sair e recuperar, pois sob as traves não pode passar nada.

    Claro que a defesa vem vazando e não é de hoje. O problema é que o Rochemback virou intocável mesmo jogando pedrinhas. Rafael alterna jogadas boas e grandes mancadas. Não serve para titular. Urge a contratação de um camisa 4 canhoto. Lúcio na lateral já deu 100% e agora é hora de aposentadoria.

    Escudero sem ter com quem jogar assim como qualquer um que caia pela esquerda vai morrer. Gerley que já jogou nos juniores e agora está no Palmeiras na primeira partida já foi o melhor da rodada.

    Continuamos sem meia pela direita. Rochemback nem Adilson sabem da função e Mithyuê fica no banco. Mithyuê com uma perna é melhor que o Marcos.

    Já falam em contratar o zagueiro Bruno Rodrigo do Santos. Tem o Gérson que voltou da Taça BH e ninguém usa. Garanto que tem mais impulsão e garra que o Vilson. Bruno tem 1,84 e Gérson 1,80 mas a impulsão e colocação faz a diferença.

  • Francisco Coelho

    Até o Fernando que já jogou na meia direita pode render mais que o Marquinhos. Basta colocar o Mithyuê e o Leandro que alternam com o Mário fazendo a direita funcionar. Com Collaço e Pessalli ou Escudero que já estão acostumados a coisa flui melhor. Contra o Palmeiras de Marcos Assunção (faltas e chutes), Kleber (trombadas e chutes) e Maikon Leite (velocidade e chutes) sem um time bem postado e rápido vai ser brabo.

    Este seria no momento meu time: 1-Grohe; 2-Mário, 13-Saimon, 4-Patrick Hartwig Borges, 6-Collaço, 3-Gilberto Silva, 5-Adilson, 7-Mithyuê, 11-Escudero (Pessalli), 9- Miralles e 8-Leandro.

    Falar que não tem jogador no mercado é não conhecer nada de futebol. Quem acompanha sabe quem joga e quem engana. Só querem procurar no Real Madri ou Barcelona. No interior dos estados tem jogadores melhores que a maioria dos que jogam nas grandes equipes. Tem é que sair da sala e do ar condicionado e ir assistir aos jogos. No Pará, Maranhão e região norte tem bons jogadores com pulmão. Hoje o EMPRESÁRIO joga mais que o jogador.

    Já falei do meia Renatinho do Santa. No interior do Paraná e SP tem bons jogadores. Tem de ir e ver. O Guarani de Campinas tem bons atacantes sub 20.

    Esperando DVD é que não se contrata bons valores. Só se paga caro por grife.

  • Paulo Goldim

    Olhando o time do Grêmio jogar, se vê que não vai a lugar nenhum. Tem bons jogadores que estão mal técnica e fisicamente, além de jogadores que não tem as minimas condições de vestir a camisa tricolor, e a pressão sobre eles estão deixando muito mal emocionalmente e não estão conseguindo superar. Renato não deveria ter saído, pois não era o culpado, mas já que foi, não adianta ficar trocando treinador a cada mal resultado. Julinho entende de futebol, é trabalhador e gremista, só que sob a pressão que estão, não esta conseguindo por em pratica seu trabalho. Celso Roth é retrocesso além de vir ganhando mais de 400 mil e não acrescentara nada. Julinho precisa de pessoas ao seu lado como: Rui, Guerra e Paulo Paixão para dar paz e tranquilidade aos jogadores. Pelaipe não fara isso e nenhum da atual direção. Pelaipe é fogo de palha nada mais, e para quem falou que não trabalhava mais com Odone, no minimo deve ter aceito pois a grana deve ser muito boa. Não adianta sair contratando jogadores no desespero, acho que esse Brandão e Lincou não acrescentarão muita coisa, além de já terem mais de 33 anos irão pagar muito dinheiro para eles. Tem que contratar um meia armador, articulador que saiba jogar e e distribuir o jogo e faça a bola chegar na frente com qualidade. Quando esta direção foi eleita, falei que não daria certo por motivos óbvios. Pois Odone não suporta Renato, Koff, Hélio Dourado ou qualquer um que seja ídolo do Grêmio, pois ele se julga maior que todos por ter ganho a segunda divisão e transformado em um épico na história do Grêmio. Então o Bi-Brasileiro, Bi-Libertadores, Mundial não são nada? Quantas equipes grandes cairão e subiram e ninguém transformou em um épico e DVD, só se planejaram para não cair mais e até campeões brasileirão já foram, e o Grêmio? Quando assumiram Renato falou varias vezes que precisava contratar e qualificar o time para a Libertadores, e o que eles fizeram? E qual o planejamento que esta direção fez? Todos sabem que o sonho de Paulo Odone é a Arena junto com seu chaverinho Antonini. Mas do jeito que as coisas estão andando não sei se eles conseguirão inaugurar. Se eles querem ser lembrados sempre pelos gremistas, a unica coisa que eles tem que fazer é renunciar, o mais rápido possível. Claro que não farão pois seus projetos pessoais estão acima do Grêmio. Mas o que mais me chama a atenção é a falta de responsabilidade do Conselho. A final, onde anda o Conselho?

  • Moretto

    Ilgo não adianta o time do gremio é esse até o fim do campeonato, então será sofrimento até a ultima rodada. Ainda assim acho que o time não cai, e talvez com esse brandão e 1 zagueiro pq tirando o mario fernandes não tem zaga o gremio, talvez ajeite o time. Acho que ontem qdo o julinho trocou o andré lima pelo clementino tendo o mithiue como alternativa ele assinou sua demissão. Infelizmente vem o Roth por ai, esperemos e tor

  • Moretto

    E TORCEMOS, GREMIO ATÉ O FIM………….

  • ilgo

    – Douglas, aquele que jogou com o Renato ano passado, me serve.
    – Mithyuê joga mais que Escudero, só pra comparar com alguém mais ou
    menos da função. esse guri desaprendeu?
    – por que não dar uma chance pro zagueiro Gerson da base? pelo menos ficar no banco.
    – Victor pode não estar bem, mas a gente sabe quem ele é. tem muito mais coisa pra mudar antes do Victor;
    – mistério: por que a base gremista não consegue formar um centroavante que preste?
    – aos que convivem comigo eu disse qdo Julinho foi contratado: não completa agosto;
    – Odone trocou um técnico, trocou uma direção de futebol; vai trocar outro técnico; não chegou a hora de renunciar?
    – realmente, o que faz o tal conselho de administração? não deveria ser uma espécie de consultoria para a presidência?
    – agora, uma coisa me parece certa: o Grêmio tem time superior ao de meia dúzia de outros no campeonato, ao menos no papel. por isso, é só dar uma ajustada que escapa da queda e talvez belisque vaga na sul-americana;
    – bem, que venha o Roth e seja o que Deus quiser.
    – Amem.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; hoje os principais destaques das grandes equipes são guris de 17 a 20 anos. Só pode ser medo destes treineiros incompetentes o fato de preferirem medalhinhas que nada jogam em detrimento da gurizada medonha.
    Paulo Paixão retorna NOVAMENTE e agora vamos ver como vai ficar o DM e cirurgias de joelho. Ou seja; sempre os mesmos. Seria falta de criatividade (conhecimento) ou limitação intelectual?
    Sempre escutei que os melhores do momento deveriam ser os convocados para a seleção canarinha. O mesmo deveria se aplicar nos clubes.
    No momento vejo que tem muito guri jogando melhor que os veteranos do Grêmio. Ninguém ganha experiência sentando na casamata.
    Claro que temos problemas do gol aos atacantes. A lateral esquerda é um ponto fraco. Quando o jogador é marcador não apoia e quando é ala não marca. Na Lusa Collaço foi um baita lateral. O time da macaca estava bem equilibrado. Ai o bom jogador aparece.
    Mário é o melhor lateral direito do momento, mas e porque não tentam o Spessato? Este é lateral de fato.
    Temos um eterno problema com bola aérea e mesmo após uns 8 treinadores o problema continua. Temos um dos melhores cabeceadores desta nova geração que mesmo tendo 1,80 tem impulsão e normalmente marca mais gols de cabeça que os atacantes.
    No momento estamos com problema nos volantes e meias que não conseguem articular e criar os espaços para os atacantes. Gilberto Silva é um ótimo jogador, mas com uma equipe instável e capenga não está aparecendo. Rochemback está mais preocupado em fazer faltas e reclamar que jogar. Virou o dono do time e só ele quer cobrar até lateral. Adilson não está no melhor da forma e todos sabem que não acerta 2 em 10 chutes ou passes. Marquinhos não chegou ainda e Douglas apagou desde 2010. Escudero se soltou um pouco, mas não pegou ritmo e alterna passes curtos ou longos perdendo jogadas e chutes. Falta confiança. O ataque só vive do Leandro e da vontade do Miralles, pois os demais só entram em campo.

  • Francisco Coelho

    JONATAS FIGUEIRA FERNANDES que foi anunciado com estardalhaço até o momento não foi liberado pelo Corinthians já deveria estar jogando ao lado do Leandro, pois é melhor atacante que todos os atuais. 126 305538 JONATAS FIGUEIRA FERNANDES – PRO. / JONATAS 656149 01/11/2008 até 30/10/2011 24/11/2008.
    É muita conversa para pouco treino e QUASE NENHUM RESULTADO. Tem um batalhão de gente e só 15 entram em campo. Devem ter bons EMPRESÁRIOS.
    Pessalli treina marca gols, mas não joga. Mithyuê treina entorta a zaga, mas não joga. Émerson o meia treina joga na sub 18, mas não sobe. Gérson sobra na sub 20, mas não sobe nem joga. Sabiá treina e não joga. Patrick Hartwig Borges que já atuou nos profissionais do Pelotas não joga. Rafael Thierry tem tamanho e sabe jogar não joga. O volante Guilherme Seefeldt Krolow o foguinho assim como Misael são combativos e acertam passes, mas não jogam. Mamute assim como Piteco sobram na base, mas ficam esperando até um esperto vir e levar.
    Assim vamos e a folha em 4,5 milhas mais os treinadores, auxiliares, olheiros cegos, gerente de futebol e preparadores que devem formar uma bela folha paralela. É muita gente para tão poucos resultados e o conselho não aconselha nada. Botou a cabeça na toca da coruja.
    Agora falam no escorpião escarlate do Rotho. Alguém pode apaguar a luz e acender umas velas…

  • David

    Agora sim.

    Roth, Paixão, Pelaipe e Odone. Era o melhor que podiamos ter nesse momento. Tenho certeza que vai voltar o velho Grêmio

  • Ilgo!

    Boa a tua análise e defesa do Victor. Pena que o Roth não vai tirá-lo, pois ele merecia uma reserva, uma boa reserva. Victor deve ter falhado, pelo menos, em 70% dos jogos do Grêmio esse ano. Falhou na prelibertadores, na final do primeiro turno do gauchão, falhou, falhou e falhou. Falhou contra o RG (inaceitável) e falhou ontem nos dois gols. Suas atuações não são as atuações dos anos de 2008 e 2009, bem pelo contrário, suas atuações são pífeas.

    Roth, vai tirar o Grêmio do atoleiro e por sorte do destino não teremos a chance de beliscar a libertadores. Então, talvez, eu digo talvez, a direção tenha vergonha na cara e monte um time capaz de ganhar e bem, o gauchão e a copa do brasil 2012. Porque o resto já está perdido faz tempo.

    Abraços.

  • Zé Esquilo

    hehehe, quer dizer que :
    1 – O Julinho Camargo deu um nó no grande Portaluppi e ganhou o GAUCHÃO dentro do Olímpico? (Sim, pois era o Julinho o crânio, não o Falcão, hahahaha).
    2 – Quem é que imita quem mesmo? De novo o Roth na Azenha, mas pq se já havia sido escurraçado PARA SEMPRE? HEHEHE
    3 – Se os azuis continuarem assim, o Chico Izidro Coelho Andé Denigelson Andrea etc,…. não vai completar a TRILOGIA nessa Feira.
    Ô Ilgo, incentiva o teu amiog, afinal graças a ele teu blog deu certo. HEHEHEHE

  • O Esquilo secador!
    Não ri muito não, porque o teu time também está uma vergonha!
    Ilgo!Com quantos volantes o Roth entrará em campo?
    Abraço

  • Im grateful for the blog article.Much thanks again. Will read on…