Inter ensina, Grêmio não aprende

O Inter está para perder seu goleador (Damião). E o que faz o Inter? Traz outro atacante para o lugar (Wellington Paulista, que gosta de fazer gol no Grêmio).

O Grêmio perdeu seu goleador no começo do ano, às vésperas da Libertadores sempre tão sonhada. E o que fez o Grêmio? Nada.

É um exemplo simples, objetivo, claro, que ajuda a explicar por que o Inter deste começo de século é muito superior ao Grêmio.

A qualidade dos dirigentes está fazendo a diferença. Mudam alguns nomes, a estrutura permanece, a filosofia se solidifica. Os resultados aparecem, mesmo que a médio ou longo prazo.

O Inter superou uma crise causada pela derrota diante do Ceará em pleno Beira-Rio e conseguiu se recuperar. Antes disso, festejou o título gaúcho na casa do Grêmio.

O Inter somou duas goleadas seguidas. O Grêmio, dois resultados negativos, com atuações constrangedoras.

A balança do futebol gaúcho eleva o Inter, rebaixa o Grêmio.

Enquanto a direção colorada saboreia seu momento de paz, que talvez nem dure muito tempo, a direção gremista, depois da precipitada demissão do técnico Renato Portaluppi, tateia no escuro em busca de um treinador.

– Estamos construindo um perfil -, disse o vice Antônio Vicente Martins, que teria sido eleito presidente do clube em 2008 não fosse a intervenção de Fábio Koff (que eu e muita gente criticou). AVM, o candidato de Paulo Odone, acabou perdendo para Duda Kroeff.

Quer dizer, a atual direção chegou ao meio do ano sem um ataque de respeito, condizente com a grandeza do clube, e também sem um perfil do técnico que deseja. Vai ‘construir’ um perfil.

E assim vai o Grêmio…

TREINADORES

São muitos os nomes, mas no final vai dar Celso Roth. Eles colocam o bode na sala: Cuca, que recentemente agrediu Renteria e caiu diante do Once Caldas em pleno Mineirão.

Diego Aguirre? Por favor…

Depois outro bode: Dunga (da onde alguém tirou que o coloradíssimo Dunga seria bem recebido pela torcida?).

De nome em nome, todos desprezados pela torcida, o Grêmio acabará ficando com aquele que todos sabem de quem estou falando.

Mas esse também tem elevado índice de rejeição. Ocorre que o tempo vai aparando arestas, a repulsa diminui…

Foi assim que Paulo Odone fez com Renato: não deu um ataque e deixou o tempo se encarregar do resto.

Esperasse mais uma rodada, com os reforços na mão, Renato talvez começasse a vencer de novo, e aí já não daria mais para demitir o ídolo.

Se gostou, compartilhe!

  • Renata

    Ilgo, bate na madeira três vezses…me dá calafrios só de pensar na hipótese de assumir sabemos quem…e me dá calafrio de pensar que o que escreveste sobre a “década” do inter está corretíssimo….é o fim do mundo mesmo…e agora, o que será?????????????

  • David

    ilgo, vcs falam tanto que o gremio nao deu reposição, mas qm eles poderiam trazer com o mesmo perfil que o jonas e disponivel? ngm. o mais próximo que trouxeram foi o marginal do carlos aberto, que o renato disse que daria um jeito. e nao duvido que tenham sugerido outros nomes para o renato, e ele vetado. é notório a preferencia dele em trabalhar com jogadores com qual ja trabalhou, ou que atuaram no rio de janeiro.

    o wellingrton paulista só faz gol no gremio mesmo, pq de resto é uma mula. a reposição que tem que ser citada é qdo o nilmar foi embora, o internacional trouxe o alecsandro antes. essa sim valeu a pena, mesmo a torcida deles odiando o alecsandro.

    o nome do dunga me agrada, por mais que eu ainda não tenha confiança no quanto ele entende de tática. fora isso, é perfeito. monta um time pelo setor defensivo, é fiel aos jogadores, nao bate de frente com seus superiores, e ainda é odiado pelos jornalistas. combinação perfeita com o grêmio. e esse coloradismo dele é até certo ponto.

    menos mal que o nome do cuca já foi deixado de lado. uma pena enorme o tal do avm continuar na diretoria. politica é algo imundo mesmo.

  • David

    e essa cerveja com alto teoor alcoolico tá me seduzindo. espero que nao tenha sido brincadeira sua sobre o alto teor hehehe

  • ilgo

    David, nós tamos precisando de uma cerveja porrada, só assim pra aguentar o frio
    e essa direção. pô, dunga não. a minha kidiaba tá com 6% por baixo.
    ainda prefiro o roth. Viu? o bode na sala faz isso.

  • rauru

    Ilgo. Problema é que no grêmio estão disputando beleza, falta profissionalismo e capacidade, tanto desta quanto da direção anterior. Esta acertou pq, na época, tirou o Renato do Bahia porque, naquele momento, seria o único nome que não seria recebido com pedradas. Chegou, fez, aconteceu, mas assumiu proporções tais que ninguém dotado da vaidade dos dirigentes atuais poderia superar – e conviver com isso. Por isso escrevi, outro dia, nunca ter visto isso: direção e técnico do grêmio eram mais inimigos entre eles mesmos que qualquer dupla de gremista e colorado aloprados poderiam ser. Não preciso repetir o que aconteceu, só está comprovada, mais uma vez, a falta de profissionalismo: se o Odone se dispôs a enfrentar a torcida no berro, no lamento, na esperança, jamais poderia ter feito isso sem ter o novo técnico desembarcado em PoA, viesse ele de onde viesse. Não fez, e o fiasco se repete. Quem levou um baile do Assis e no meio disso ficou sem o Jonas agora mandou o Renatão embora e não consegue emplacar um técnico. Como é que vai exigir competência dos jogadores? Tá brabo…

  • ilgo

    É Rauru, e agora estão lançando o Julinho Camargo. Se não é a tática do bode na sala, é o caminho rumo à segundona de novo.
    já to rezando para que seja o Celso Roth.
    o bode na sala funciona.

  • Fernando sartor

    É Ilgo, ta indo pra esse lado… O ultimo nome era o Severo, e vai acabar sendo o mais pedido ainda…. Nao queria de jeito nenhum ele, mas diante das circunstancias e dos nomes que estao surgindo….
    Acho q esses nomes de tecnicos q precisao se afirmar funcionariam se tivesse uma direcao de pulso e bago roxo, pra dar a seguranca necessaria, nao o pavao que esta aí…

  • ilgo

    AMIGOS, o bode fedorento se instalou na sala e de lá só sai com os maus resultados que por certo irão ocorrer.
    JULINHO CAMARGO. Eu que pensei que nada superaria a gestão Duda com aquela de ficar 40 dias sem técnico na Libertadores e ainda por cima contratar a peso de ouro aquele enganador do autuori.
    Como escrevi acima: a cada gestão, mais o Grêmio perde e só não sucumbe porque é grande demais.
    Como diria o Mário Quintana: eles passarão, eu passarinho.
    Rezemos.

  • David

    eu acordo e vejo isso do julinho camargo. só pode ser brincadeira isso. eu nao consigo acreditar

  • Antonio

    Grêmio contratou o técnico do Inter e lá ficou o Avatar

  • Francisco Coelho

    Ilgo; e o Marcelo Moreno? Ontem perdeu 2 gols Jonas na fase de pior atacante do mundo.
    Só vou me manifestar sobre treinador após a 1ª escalação. Sempre chamei o Julinho de filhote do escorpião retranqueiro.