Uma carta fora do baralho

Vou torcer pelo Julinho Camargo. Afinal, é um sujeito trabalhador, mais de 20 anos no futebol, sempre à espera de uma grande oportunidade. 

Agora, não acredito que ele vá dar certo como treinador do Grêmio. Sua experiência com treinador de equipes profissionais é quase zero.

Com tanto tempo de futebol é lógico que aprendeu alguma coisa, muita coisa, não duvido disso.

Ele deve ter suas qualidades para ser lembrado pelos doutos do futebol tricolor. O problema é que durante os cinco anos em que Julinho trabalhou na base gremista ninguém as percebeu, ao menos a ponto de cogitar seu nome para assumir o time principal. E oportunidades para isso não faltaram.

Por falar em cogitação, Julinho era uma carta tão fora do baralho que ninguém sequer murmurou seu nome. E quem o fizesse, num bar, numa roda de samba, numa redação de jornal, num velório ou num aniversário, seria logo taxado de louco. Ou de colorado querendo afundar o Grêmio.

O curioso é que agora, depois do baque inicial que todos sofreram, leio alguns articulistas de respeito referendando a contratação do auxiliar de Falcão. Não falta sequer um ‘tem o perfil vencedor do Grêmio’.

Uma coisa é vencer nas categorias de base, outra muito diferente é subir e trabalhar com as cobras criadas pronta pra dar o bote, gente malandra, com estrada e normalmente sem a mínima vontade de assimilar novos conceitos, ensinamentos, porque pensam que já sabem de tudo.

Ouvi a entrevista coletiva de Julinho. Percebi que parecia intimidado, o que é até aceitável diante das circunstâncias, mas não senti muita firmeza. Acho que ele será atropelado no vestiário.

No artigo anterior escrevi que a direção gremista usava a tática do bode fedorento na sala, lançando vários nomes detestados pela torcida, para mais adiante anunciar o rejeitado Celso Roth, mas que acabaria sendo recebido com alívio.

Não veio Celso Roth, mas veio aqueles que muitos consideram (como o meu amigo Francisco Coelho) um filhote do Roth.

Vou torcer pelo Julinho Camargo, até porque seu fracasso vai colocar o Grêmio no caminho da segundona, e agora não dá mais para chamar Renato Portaluppi, como aconteceu no ano passado.

Vou torcer pelo Julinho. Mas convencido de que foi um erro monumental dessa direção, um erro que pode custar muito caro.

Como dizia o velho Dino Sani: o futebol é mesmo uma caixinha de surpresas.

Depois dessa, só mesmo uma Kidiaba, escura e encorpada, para atenuar o frio e esse misto de indignação e perplexidade.

Se gostou, compartilhe!

  • David

    estou decepcionado. nao que os nomes no mercado me animassem, mas por essa eu sincertamente não esperava.

    pode ser bobagem, mas o julinho alem de ser baixinho demais, nao parece passar firmeza no seu discurso. não vejo ele chegando e dando uma dura nos mais experientes. e com esse elenco de cobras que o gremio montou, é cilada. fora que as escalações dele na base me pareciam na base do vamo que vamo, cheia de improvisações e enrolações. me parece ser muito mais um cara pra trabalhar numa comissão, do que ser técnico.

    mas esperar o que qdo se tem um imcopetente na direção de futebol. esse cara supera o meira. olha isso ilgo. algm superando o meira em ruindade. e eu que jurava que nunca mais iria ver uma administração tao ruim como a do duda.

    tô de ferias do grêmio. e vc ilgo devia voltar a ser jornalista. vida de torcedor do gremio nao é fácil. não é.

  • Rafael M.

    Ah sinceramente, não sei nem o que dizer. O AVM não entende nada de futebol, assim como o Meira não entendia. Na minha opinião, são a mesma porcaria como dirigentes. O AVM parece mais ausente, e o Meira mais gastador.
    Boa sorte ao Julinho. Não estou confiante, mas vou torcer muito.
    O Renato iria acertar o time em duas ou três rodadas. O Gilberto Silva iria entrar no time, o ataque está voltando, o Collaço também (embora não esteja afirmado, tem qualidades). Já vi esse filme.

  • Antonio

    todo mundo alarmado. Juninho é um bom estrategista. Quem está criticando, teria alguma sugestão melhor para fazer? O Grêmio contratou o técnico do Inter, lá deixou o avatar.

  • Zé Esquilo

    HAHAHAHA,
    até parece q o chicoelho não seria o primeiro a comentar.
    Vai trocar de pseudônimo de novo?
    No começo era o “André”. Hua, huá, huá.
    Agora até Renata ela, ops, digo, ele usa.
    P.S. Assistente do Inter poderia ser o Rospide, onde andará? HEHEHE

  • juca

    Eu não consigo acreditar que tenha gente que pensa que o Renato daria jeito nesse time, coisa que em 6 meses não havia conseguido.Até imaginava, na última rodada, o Grêmio na zona de rebaixamento, jogando o mesmo futebolzinho ridículo com os mesmos bruxos em campo, e pessoas isentando o Renato pela desorganização e falta de cultura tatica do time.

  • Francisco Coelho

    Recordar para lembrar. Ultima escalação do Grêmio em fev. 2008 fim da temporada Mancini.

    Local: Estádio José Fragelli, em Cuiabá (MT)
    Data: quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008
    Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
    Assistentes: Augusto de Oliveira Vaz (DF) e Evandro Gomes Ferreira (DF)
    Cartões amarelos
    Anderson Pico, Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Adilson (Grêmio); Adeilson, Tiago Silva (Jaciara)Gol: Tadeu (G), aos 44 minutos do 2º tempo.

    Jaciara
    Pedro Paulo; Wellington Fraga, Marinho, Adeilson e Daniel (Branco); Tiago Silva, Pedrinho, Jamba e Lairson (Naldinho); Wellington e Marcelinho (Andrade).
    Técnico: José Macena

    Grêmio
    Victor; Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Anderson Pico; Eduardo Costa, Willian Magrão, Peter (Tadeu) e Roger; André Luís (Adilson) e Perea (Jonas).
    Técnico: Vagner Mancini

  • Francisco Coelho

    Grêmio 2×1 Esportivo
    Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre
    Data: quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008
    Árbitro: Leandro Vuaden
    Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Edson José Arnhold
    Cartões amarelos: Juliano, Ronaldo, Jardel, Polaco, William (Esportivo); Eduardo Costa, Maylson, Willian Magrão, Soares (Grêmio)
    Gols: Flaviano (E), aos 40min/1ºT; Roger (G), aos 10 e 26min/2ºT.
    Público total: 15.366
    Renda: R$ 180.818,00

    Grêmio
    Victor; Paulo Sérgio, Léo, Pereira e Bruno Teles (Felipe); Eduardo Costa, William Magrão, Maylson e Roger (Jean); Perea e Tadeu (Soares).
    Técnico: Celso Roth

    Esportivo
    Donizete; William, Márcio Nunes, Juliano (Ronaldo/(Romano) e Polaco; Jardel, Jé, D’Angelo e Marciel; Flaviano (Régis) e Fernando.
    Técnico: Cristian de Souza

  • Francisco Coelho

    ULBRA
    Rafael; Marcão, Carlinhos e Saletti; Jonathan, Cadu, Eder Lazari, Júnior e Leandro Xavier; Jaques e Flavinho. Técnico: Paulo Henrique Marques.

    GRÊMIO
    Victor; Pereira, Leo e Thiego; Paulo Sérgio, Eduardo Costa, Adilson (Maylson), Roger e Anderson Pico; Perea e Tadeu. Técnico : Julinho Camargo (interino).

  • Ilgo!

    Dos nomes lançados para virem para o Grêmio, JULINHO CAMARGO, me agradou muito. Pode não dar certo? Pode. Mas certamente é muito melhor que essas figurinhas repetidas que sempre estão circulando pelos grandes clubes.

    Achei que Renato não deveria ter sido demitido, poderia ter ganho mais algumas rodadas, mas é inegável que falta ao Eterno Camisa 7, lições de um técnico de verdade. Veja bem, este ano o Renato apenas inventou e inventou muito. Todo dia treinava uma nova equipe no Olímpico, escava certos jogadores como titular e no outro jogo este mesmo jogador nem no banco ficava. Existe lógica nisso? Não. Nenhuma. Jamais.

    Julinho Camargo é o nome certo para o momento, espero que consiga fazer uma boa campanha e que tenha seu contrato renovado no final do ano.

    Abraços!

  • Alberto Mario

    Ilgo, fabrique bastante a Mazembe e, de quebra, já lançe a Segundier Gremiê Denoveaux. 2012 tem cheiro de Segundona pro Grêmio. De novo!

  • Alberto Mario

    Agora, deixando as brincadeiras de lado. O momento não é o ideal para o Grêmio “experimentar” com um técnico novato. Mas, as cricunstâncias parecem exigir isso. Trazer quem de volta? Roth, Cuca, Adilson? Se o Renato não conseguiu fazer o atual grupo de jogadores render, o que esperar desses outros 3 técnicos?
    Mas, o Grêmio é conhecido por lançar técnicos. Talvez o Julinho dê certo.

  • Wow, this paragraph is fastidious, my younger sister is analyzing such things, therefore I am going to tell her.