Grêmio volta a ficar no G-4

Sempre que o Grêmio dá uma respirada depois de emendar atuações assustadoras e resultados brochantes fico pensando nos críticos do técnico Renato Portaluppi, o melhor do Brasil há alguns anos.

Por exemplo, o que já despejaram (de estrume) no decorrer do jogo contra o Coritiba; o que disseram no final e o que ainda vão dizer nas próximas horas.

Como explicar a seus seguidores, e a eles próprios, como o Grêmio conseguiu em duas rodadas voltar ao G-4, quando todos os caminhos levavam a permanecer no G-6 ou até cair mais, para gáudio da galera secadora do treinador do Grêmio.

Pois mais uma vez Renato promoveu ajustes no time, tirando o melhor que cada jogador pode oferecer, o que em alguns casos é quase nada. Acho que essa é a terceira ou quarta mudança que Renato faz para manter o time sempre na ponta de cima.

E aí me vem à mente a figura do técnico colorado, que só é criticado quando perde, enquanto Renato leva porrada até quando não quer dar entrevista para a glorioasa mídia gaúcha, como se isso fosse obrigação sua.

Os mesmos que atacam Renato por ser repetitivo nas entrevistas pós – jogo cobram a presença dele, mesmo sabendo que ele mais uma vez vai falar sobre a qualidade do time, falta de dinheiros nos cofres , etc

Bem, não sei o que Renato disse após os 2 a 1 contra o Coritiba (o mesmo time que venceu o Inter em pleno Beira-Rio, dias atrás), mas pra mim ficou claro que Renato está colocando o time mais uma vez nos trilhos, apesar da precariedade de recursos.

Sobre o jogo desta quarta, no Couto Pereira, quero destacar um aspecto que chamou minha atenção: a união e a solidariedade dos jogadores, coisa que não vejo há horas no futebol tricolor. Deu gosto ver 3 ou 4 jogadores em cima do do adversário. marcando na pressão, no abafa.

Destacar também o sistema defensivo, desta vez bem melhor, mais seguro e competente. Desta vez Grando está livre da má vontade de alguns gremistas. A bola quase não chegou ao excelente goleiro gremista. Ah, não vai faltar quem o critique por não ter defendido o pênalti.

Ainda sobre o goleiro: poucas semanas atrás a torcida vivia em lua de mel com o goleiro Rochet. Desde a semana passada tem gente nos microfones e nas redes dizendo que foi um erro liberar John. Tem ainda os gremistas que cobraram da direçao gremista, como ela deixou escapar o uruguaio.

Por fim, Suarez continua dando show. Quando não faz o gol, é o cara que coloca o companheiro na cara do gol.

É bom também ver Ferreira confirmando para alguns que é um atacante diferenciado, capaz de fazer a diferença, conforme sempre escevi.

A torcida gremista precisa prestigiar mais seus jogadores, principalmente aqueles que sabidamente podem entregar mais. Caso do Ferreira. Caso do Gabriel Grando.

BRASILEIRÃO

O Grêmio tem tudo para ficar entre os quatro da Libertadores. É só não ter outra recaída. Na pior das hipóteses pega uma quinta ou sexta vaga.