O ar cansado de Renato

O tom da entrevista do técnico Renato após a derrota, em casa, para o Atlético PR, 2 a 1, foi de quem está cansado. Cansado de dar explicações sobre razões que levam o time a alternar boas e más atuações, intercalando vitórias e derrotas, quando todo mundo sabe que a base de tudo é o grupo.

Todos sabem que o grupo é insuficiente, mesmo assim está no G-4 (até quando?), posição alcançada muito mais pela competência do técnico do que pela qualidade dos jogadores.

Quando conta com os titulares, normalmente o Grêmio conquista 3 pontos, na maioria das vezes contando com o fator local, que nesta quarta-feira não funcionou. Aliás, o time nas últimas rodadas conseguiu deixar a torcida preocupada. O resultado é um tiroteio nas redes sociais.

Os alvos são em especial o presidente Guerra e Renato. O foco principal em sido o presidente, mas até ele tem atenuantes. Os cofres do clube estão raspados, e não é de agora. Com poucos recursos, fica complicado formar uma equipe competitiva, com alternativas confiáveis.

Um aparte: Douglas Costa cobra uma dívida do Grêmio referente à sua contratação. Até hoje não teria sido paga nenhuma das dez parcelas de 150 mil reais. Isso mostra a penúria do clube.

Em resumo, o Grêmio só está entre os primeiros graças ao trabalho de Renato, que faz o diabo para ajustar o time. Sem dinheiro, Renato vai em busca de reforços nas categorias de base. Hoje, ele lançou mais um, Araújo, que mostrou potencial, apesar de um erro que quase resultou em gol do adversário. Pura imaturidade. E assim se revelam bons jogadores, mas, por outro lado, pelo açodamento, perdem-se outros. E os exemplos são muitos.

Por isso, o ar cansado de Renato. O ar de quem, fosse outro treinador, já teria pedido as contas. Mas Renato é mais que treinador, é um torcedor do Grêmio.

Ele sabe se sair agora o Grêmio desanda de vez.

Por isso ele seguirá até o fim dando as explicações de sempre, ou silenciando.