Grêmio joga mal, pede pra perder e é prontamente atendido

Se contra o líder Cruzeiro o Grêmio deixou escapar a vitória e ficou no empate por 2 a 2, nesta noite de sexta-feira, também na Arena, o time comandado por Roger Machado mereceu a derrota diante dos olhos esbugalhados de sua torcida, que parecia não acreditar no que via em campo.

E o que havia em campo? Um Grêmio modorrento, sem criatividade e apático. Os mesmos adjetivo podem ser aplicados ao treinador, que saiu de campo vaiado. Não faltaram sequer gritos de ‘Renato, Renato’.

É inegável que falta qualidade ao time gremista, mas não a ponto de justificar uma atuação tão pífia. Durante 90 minutos o Grêmio praticamente não levou perigo ao goleiro do Ituano, um time modesto, mas ao menos mais interessado que seu rival.

Há horas que tem gente pedindo a cabeça de Roger. Sou contra sua saída. Ele fi contratado para um missão: classificar o time clube para a série A. E está atingindo, bem ou mal, seu objetivo. O que vier é lucro. Agora, com a classificação assegurada (será) Roger poderia armar seu time para vencer, para buscar o gol, ou, ao menos, jogar com a mesma disposição de seus adversários que a gente observa na maioria dos jogos.

O Grêmio mereceu perder. O Ituano ainda teve uma bola na trave e mais uns 3 lances de gol. A conseguência desse resultado inaceitável é que terá de vencer o Criciúma, terça-feira, fora. Em condições normais de temperatura e pressão eu diria que é jogo para três pontos, mas pelo que vi nesta noite tudo pode acontecer.

Finalizando: o Grêmio tem jogadores medianos demais. Os tais esforçados, que numa equipe de qualidade até podem jogar para tapar algum furo. Exemplo: esse lateral Rodrigo. Mas a lista é grande.

Sem Ferreira, o único do time capaz de abrir sozinho uma defesa, o Grêmio pode voltar a ser o time que começou a competição e que nos assustava.

Sem Ferreira, o abismo nos observa. Não podemos vacilar.

ATENÇÃO

No post anterior há interessantes comentários sobre a derrota diante do ‘poderoso’ Ituano. Confiram