Grenal na Copinha e a desastrada ideia de contratar Thiago Neves

Estava eu aqui refletindo se vale a pena continuar com o blog, enquanto acompanhava Grêmio x Oeste, pela Copinha, quando desaba sobre minha cabeça a notícia de que o clube fez proposta para Thiago Neves, que rescindiu com o Cruzeiro.

Pensei que seria mais uma barrigada, mas parece que é verdade. Talvez quando eu terminar de escrever essas linhas o negócio até esteja confirmado.

Sou muito contra essa contratação. Reconheço em Thiago Neves muitas qualidades técnicas, todas elas esmaecidas depois de longo tempo de carreira. Aos 34 anos, TN já não é o mesmo jogador. E tem contra si, ainda, seu comportamento recente no Cruzeiro. Nem vou entrar em detalhes.

Sou da opinião que equipes vitoriosas, campeãs, são formadas por bons jogadores e excelentes cidadãos, sempre com uma ou outra exceção em termos de comportamento dentro e fora de campo.

Tem ainda a questão do custo. Jogador como ele pode dar sinais claros de decadência que ele não abre mão de contratos milionários.

Outra coisa: sua presença acaba afetando o surgimento de alguém da base.

Portanto, não quero TN no Grêmio.

Como a minha opinião não conta absolutamente nada, tem o peso de uma pluma, penso que ele virá mesmo. Agora, se isso acontecer, se for inevitável mesmo a vinda, que seja por um contrato de no máximo até 31 de dezembro deste ano.

Um contrato com prazo maior será motivo de um levante da torcida. Todo discurso e ações de austeridade da direção tricolor irão escorrer ralo abaixo.

É preciso dar um basta nessa politica imposta pelos representantes de atletas de só aceitar contratos de dois anos ou mais, o que contribui para abalar as finanças de qualquer clube (vice caso Kléber Gladiador).

O Grêmio não pode compactuar com isso.

COPINHA

Assisti aos dois jogos da fase semifinal, entre alguns outros das fases anteriores.

Sábado é a decisão. Um Grenal. O Grêmio busca seu primeiro título no torneio. O Inter já possui quatro.

O Grêmio só chegou uma vez à final, em 1991, quando foi batido por Dener e cia.

Meu prognóstico: se o Inter repetir a atuação que teve sobre o forte time do Corinthians (3 a 1), e o Grêmio não melhorar seu desempenho em relação ao jogo contra o Oeste (vitória por 1 a o), dá vermelho de novo.

Ah, importante: o Grêmio jogou sem Diego Rosa, seu principal jogador. Com ele, a coisa já muda de figura.

Agora, Elias, autor do gol da vitória, com decisiva participação de Fabrício (já elogiado aqui), precisa ser mais solidário e ter mais tranquilidade em suas opções no jogo. Ele errou muito, inclusive perdendo um gol imperdível no começo da partida.