Segue a campanha deprimente e a fritura de talentos

Quando começou o Noveletão havia muita expectativa e, em alguns casos, entusiasmo em relação aos jovens que teriam uma sequência de jogos nas primeiras rodadas.

A gente sabe que o funil no futebol é inevitável. Esses que estão jogando venceram uma etapa, outros tantos ficaram pra trás. Então, esse grupo eleito para jogar (por bola e/ou por ‘quem indica’) está muito perto de atingir seu objetivo profissional: ascender ao grupo principal.

Mas todos nós sabemos que pela lei das probabilidades apenas uns dois ou três, se tanto, serão aproveitados agora, o restante, a maioria, vai acabar em algum clube médio/pequeno ou até voltar aos bancos escolares. É assim. É cruel, mas é assim. E isso vale para todas as profissões.

Vale também, por exemplo, para candidatos a treinador, como é o caso desse rapaz responsável por treinar o time de transição. A direção gremista cometeu um erro ao entregar esse grupo inexperiente e cheio de expectativa e ansiedade nas mão de um noviço.

Com tanto treinador experiente em Gauchão desempregado. Lembrei semana passada do Beto Almeida, mas há outros.

O fato é que o time está aí, na verdade uma caricatura de time. Eu não espero um time entrosado em tão pouco tempo, mas ao menos poderia ser um time compactado, sem essa distância entre os setores que mais uma vez se viu hoje no Passo d’Areia.

O Grêmio perdendo por 2 a 0, faltando dez minutos, e nada de fazer uma pressão, marcar a saída de bola. Instalar-se no campo adversário é o mínimo que eu esperava. O goleiro do Zequinha foi um espectador, só não privilegiado porque o que se via nesse terrível campo sintético era uma pelada deplorável.

Temos, então, o Grêmio C/D despencando na tabela de classificação e na qualidade do seu futebol. Em Ijuí, o time até que foi bem e merecia ter vencido. No segundo tempo, fez um grande primeiro tempo, caindo no segundo. No terceiro jogo, dois tempos ruins, como agora.

Time em queda livre. Espero que já na próxima rodada entre o time titular. Porque queiram ou não é o Grêmio que está jogando, ou tentando jogar.

BRASILEIRÃO

Agora, o que me assusta são os sinais que saem da Arena anunciando o Armagedon gremista no Brasileirão/2018. Há indicativos assustadores, preocupantes, de mais uma vez priorizar a Copa do Brasil em detrimento do Brasileiro. Jogaria, como no ano passado, um time B/C.

Duvido que isso aconteça, até porque sempre tem o risco de rebaixamento. Mas são os sinais apocalípticos que ando percebendo.

Lembrando que esse time proposto no ano passado em dez jogos não venceu nenhum, conquistando apenas 2 pontos.

Repito, não acredito que isso se crie.

MATHEUS HENRIQUE

Nessa frigideira com pouca banha que virou o time de transição alguns guris da base estão se queimando. Hoje, o que mais aparece com condições de subir e até brigar por um lugar no time titular é Matheus Henrique. Depois, ou ao lado dele, o Jean Pyerre.

Os demais estão sendo fritos em pouca banha, conforme previ que aconteceria se não houvesse uma troca de comando no time.

Duvido que com Renato essa gurizada não apresentaria mais regularidade positiva.

Sobre Matheus Henrique, que era conhecido como Matheuzinho, é preocupante o fato de que ele, há três anos, foi dispensado. Ainda bem que foi trazido de volta. Ele estava no São Caetano

Importante saber quem foi o gênio que o dispensou e, principalmente, que foi o responsável por trazer esse talento de volta.

PADRINHO

Outra questão, quem é o padrinho do técnico César Bueno, que hoje culpou o campo sintético pela derrota.

JUIZ

O segundo gol do Zequinha foi marcado por um jogador que estava em posição de impedimento. Um lance difícil para o bandeirinha. Mas de novo temos ‘na dúvida contra o Grêmio’. E assim vai o Noveletão.

Se gostou, compartilhe!

  • Patrick

    Primeiro lance do Isaque o juizão já não deu falta, rodízio de faltas no Mateus Henrique o tempo todo, quando da o primeiro amarelo pros caras, logo inventa um amarelo pro Balbino como quem pede desculpas! O lance do primeiro gol uma vergonha!

    O segundo gol, velho blackout da nossa zaga.

    Em tempo, estou gostando do Madson, acredito que no time titular vai funcionar bem.

    • Rodrigo Mello

      Cara , tenho até vergonha de falar em arbitragem, ela não pode ser desculpa para nossa ruindade.

      • Patrick

        Não devemos ter vergonha de falar, pois logo ali a diante ela estará prejudicando o time principal, é revoltante no outro time um gol praticamente de mão ser validado e no nosso jogo uma mão duvidosa de costas ser marcado.

        Independente disso, reconheço que o coletivo deste time está muito fraco, creio que passe pelo comando tecnico. Quero ver a crise que vai se abater em caso de derrota no jogo sábado, o que pode acontecer.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Crise onde, Patrick, e porque ????? Não estou entendendo, isso é gauchinho engana bobo, véio, aterrise, esqueça o que a IVI pensa e escreve.

          • Patrick

            Respondido no comentário acima. Crise criada pela IVI e por torcedores menos avisados das manobras dela. No meu terreiro não tem crise por causa de noveletão!

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Ok, eu vi, tens razão, é que para alguns, ”a casa” já caiu outra vez antes da pré-temporada.

        • GremioSempre

          Crise só pra os leitores fanáticos da IVI , Devagar no andor .

        • Rodrigo Mello

          Acho que vencenos sábado. Teremos dificuldades pelo desentrosamento natural e até mesmo pela pressão dos resultados adversos até agora. Confio em Luan e Cia….

    • THE GUNSLINGER

      O amarelo no Balbino foi absurdo. E, como o amigo bem disse, logo após o amarelo para o jogador do Zequinha, para equilibrar as coisas. São nessas miudezas que minam o jogo.

      • Patrick

        O Balbino ficou visivelmente abalado quando levou aquele amarelo, tanto que teve que ser substituído para não ser expulso.

  • Fabio Scheffer

    Planejamento correndo riscos calculados é uma coisa, outra é fazer o que o Grêmio tá fazendo, que como bem o Ilgo falou ta fritando jogadores.

    Não dá pra aceitar esse time sendo mal escalado, e mal substituído, na mao de um treinador que até agora se mostrou completamente incompetente.

    O mínimo que eu esperava era que o time mantivesse uma estrutura do time principal, respeitando as características dos jogadores, coisa que o tal César Bueno não sabe ou parece não querer fazer.

    Sorte que pelo tal planejamento teremos somente mais um jogo com esse time C, e se Deus quiser com esse treinador, e depois se não o time titular, ao menos os reservas darão um suporte melhor ao time, trazendo tranquilidade e salvando jogadores de boa qualidade de se queimarem total no meio sessa bagunça.

    • Rodrigo Mello

      Meu medo é como o Ilgo falou, usarem este time no Brasileirão, ai é brincar com os Deuses e flertar com o desastre. Por outro lado mostrou a falácia que é jogar só com jovens, nenhum clube teria resultados.

      • ATÉAPÉ

        Não creio q esse time vá disputar o BRA. Mas se a prioridade for a LA e CB, realmente vamos sofrer com um mistão ou algo parecido.

      • Ilgo Wink

        Rodrigo, eu torço para que nunca mais se escale um time B/C no Brasileirão, talvez em algum momento muito especial, em um ou outro jogo.
        Hoje, entre Copa do brasil e brasileirão, eu opto pelo segundo.

        • ATÉAPÉ

          Mas Ilgo, são 68 millones q a CB está pagando my friend. Como priorizar o Brasileiro desse jeito? Ou o valor caiu e não vi?

    • Ilgo Wink

      Fábio, obrigado. Ao menos um me entende.

      • HENRIQUE MARTINS

        Pode ter certeza que muitos te entendem Ilgo, esses muitos apenas não postam mais por causa da patrulha…
        O velho Ilgo está de volta às origens, isso me anima, abraços.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sossega aí, Pedro de Lara Peixoto, não te anime tanto assim. (kkkkk)

        • GremioSempre

          La la la qué qué qué ??! lorpa .

  • Rodrigo Mello

    As arbitragens são daquele jeito que todos conhecemos, mas reclamar depois de tantos sacodes é dar razão para os Colorados. Melhor trabalhar maise reclamar menos.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Tenente, é o preço do calendário da Libertadores, e já temos ”seguidores da ”IVI” aí querendo Copa do Brasil, o Brasileiro e a Libertadores em ”sequência” ….. é dose, amigo.

      • Rodrigo Mello

        Sim, entendo mas não adianta, a gente querer achar desculpas só na arbitragem, devemos trabalhar duro para melhorar. As coisas no Noveletão são daquele jeito, mas devemos fazer nossa parte, o Técnico da transição não mostrou a que veio, pior vai queimar alguns guris. Mas em linha geral concordo, apenas observo que devemos ser críticos a este time, porque eles tem potencial para melhorar.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Sim, por isso já disse aqui que faltou Treinador, goleiro e um zagueiro mais cascudo para estar ao lado do Paulo Miranda, pois esse não desaprendeu de ser zagueiro e o Mendoça é muito guri ainda pra estar à frente de um goleiro tão irregular.

          Não vejo ninguém ”queimado & fritado” como disseram por aí, pois mesmo assim deixaram ótima impressão: Guedes, Balbino, Jean Pyerre, Matheuzinho, Ancheta, Dionathan, Pepê, Isaque, Poletto, Patrick e gostei de Madson, Paulo Miranda, Álisson e Tony Anderson que nas mãos do Renato poderão melhorar porque ele consegue tirar algo mais de cada um, é só lembrar de Edilson, Cortêz, Arthur, Michel e Jailson.

          • Rodrigo Mello

            Acho que Mendonça e o que mais sofreu desgaste, não por culpa dele mas por estar na zaga que foi muito vasada. Mas e bem por ai, com Renato e jogando com bons jogadores os garotos podem sim darem bons frutos. Sempre prefiro um menino da base do que um medalhão. Só não só um time de guris, pois a experiência pesa como muitos aqui frisaram.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Sim, a falta de experiência foi fulminante por falta de pulso do treinador.

  • José

    Ilgo, parece que estas mais consciente com as postagem esse ano. Por isso resolvi voltar a fazer um comentário. Sobre o Gauchao, tu não estás sozinho Não, bem nem o contrário a maioria dos torcedores querem disputar sim e vencer, pelo simples fato que o Grêmio faz parte dos times em disputa, não da para menosprezar o campeonato, pois se assim fosse não deveria nem participar, já que estar lá tem que levar a seria sim. Vencer é pior do que perder, óbvio.
    Sobre o time de transição era previsível isso ocorrer. São meninos, onde muito não estão formados, por mais que digam que sim. O César Bueno, embora limitado, não é o único culpado. Talvez um treinador mais qualificado, porém não ocorre somente erros de escalação e podicinamento, houveram muitos erros individuais, falta de qualidade técnica mesmo. Já foi provado que times de transição tem dificuldade em jogar contra equipes já formadas.
    Á direção poderia ter colocado um time mais cascudo, com alguns reservas que jogaram pouco ano passado e os que voltaram de empréstimo mais as contratações. O problema é que o time principal vai ter que usar mais agora, o que não precisaria se estivesse bem classificado. Ficar fora dos play-offs seria único histórico.
    Agora, tu falou sobre o Bruno Henrique. Que jogador vai ser. Corrigindo um pouco o passe que quer dar sempre difícil, poderia simplificar mais, pode colocar a camisa e sair jogando no principal.

  • Deny Camargo

    Com Grassi no gol poderia colocar os titulares que perderia igual. Tem que ser emprestado urgentemente antes que jogue em alguma competição realmente importante. Não se brinca com a Lei de Murphy.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Concordo plenamente.

  • Luis Castillo

    Ilgo , colocar na conta do Cesar Bueno não é justo. Ele é treinador de BASE, seu trabalho é preparar atletas para o time PRINCIPAL (faz com competência) . Do dia para noite o promovem a treinador no gauchão .A metodologia de trabalho é diferente na base, se trabalha fundamentos, se trabalha jogador individualmente, se trabalha para revelar ao menos 2 jogadores ao ano para o time principal, não há cobrança dos 3 pontos a cada 4 dias. O erro foi de avaliação , acreditaram que o time da base daria conta do recado.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Cesar Bueno não é Treinador de futebol, Luis ….. faltou isso, mais um goleiro e zagueiro. Esse engana bobo continua sendo apenas um engana bobo, e nossa torcida entra anualmente nessa fria de valorizar isso aí.

  • Daniel Scherer

    Na conta do treinador: Colocar Leonardo Gomes (que na direita já é questionável) na esquerda e tirar o guro da posição, que até então estava atuando e pelo qual as derrotas anteriores não passaram. Se isso não mostra que o cara é perdido então perdido sou eu.
    Outra: Time joga com dois caras abertos o tempo todo, Pepê e Alysson (aliás a amostragem deste para mim até agora é muito fraca, embora tenha que considerar o universo onde ele está inserido, que pode ser a favor dele ou contra, depende como se quer analisar), e insiste o jogo todo pelo meio???? Logicamente os dois ficaram fora do jogo, especialmente no segundo tempo.
    Sobre o campo e o juiz, nem vou falar porque é perda de tempo e vão dizer que estou de chororô. Bola na mão contra o Grêmio não existe interpretação ou dúvida sobre intenção, é apito na boca e soprar. Mas sou paranócio, vou tomar meu remédio….
    No mais, é o mesmo de sempre. Não estou nem um pouco preocupado com o Arremedão 2018, que é tão ruim, mas táo ruim que basta ganhar uma mísera partida já embolará no meio da tabela, entre 6 e 9. O resto é conversa para boi dormir.
    O problema real é exatamente queimar as jovens promessas, isso sim é o mais termerário e o mais prejudicial ao clube.
    O jogo de ontem foi o pior disparado deste time. Nenhum jogador conseguiu jogar bem, a pressão pegou definitivamente, e o treinador infelizmente é um noviço azarado e ainda por cima dá claros sinais de ser prepotente, daquele tipo “eu ganho, eles perdem”. Claro que isso pode ser um equivoco e o cara seja realmente bom naquilo para o qual ele ganha: formação. Talvez nisso o cara seja competente. Aí, cabe a direção fazer o diagnóstico e mudar.
    Contra o Cruzeiro os titulares entram na pressão de ganhar, sem ritmo e logicamente com a conivência do trio FGF qua vai apitar, onde a probabilidade de algum jogador ser lesionado é sempre um fator a mais neste campeonato que me recuso a falar o nome.
    Por mim, colocava um time misto quente, Renato no banco e garantia pontuação apenas para não cair, e tchau, deixava para quem merece realmente disputar esta várzea.

    • Patrick

      Vejo o mesmo risco no jogo com os titulares. Um resultado adverso bastará para uma “crise” no vestiário.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Com Renato na Casamata ????? Crise ????? Menos, Patrick ….. faltou goleiro, um zagueiro ao lado do Paulo Miranda que vai crescer muito ao lado de Kannemann e Geromel e um Treinador nota 5 no banco, pois esse aí é nota ZERO e apenas distribuidor de camisas em treino. Aguarde.

        • Patrick

          A “crise” é a velha crise que conhecemos em qualquer resultado adverso, a IVI em festa e os torcedores menos avisados enlouquecidos! Por isso das aspas.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Aí, eu concordo, pois como o Tiozaum escreveu lá em cima, já decretaram até ”os sinais”, ”armagedon”, ”indicativos assustadores”, ”apocalipse”, etc & etc. Também acho um absurdo, é muito cedo. Valeu.

  • THE GUNSLINGER

    Que dureza assistir o jogo ontem… Time ruim, gramado pior e a arbitragem de sempre.
    Bruno Grassi se comprar um circo o anão cresce. Cara mais azarado do futebol brasileiro. E goleiro azarado não dá.
    No mais, o time jogou tão mal que fica até difícil fazer análises individuais. Sinceramente, não consegui ver o Alisson em campo (campo é elogio… aquilo lá parecia campo de paintball, de tão desnivelado). Paulo Miranda seria muito fácil crucificar, mas não farei juízo de valor antes de jogar com o time principal (ao contrário de um abutre de IVI, que já considera o jogador o novo Kadu). O Madson ao menos mostrou muita velocidade e chegada à frente. Em um time azeitado, será muito útil.

  • Jorge B. Vieira

    Desde 1960, isso mesmo 1960, o Imortal não tinha um início tão ruim quem nem o atual. Estamos indo para o oitavo ano, como os anos 70, e seguindo essa toada no ano que poderemos bater o record de 9 anos sem gauchão. Se continuar esse circo de horrores, com a promessa de priorizar Copas, poderemos ter uma tempestade perfeita: segundona no gauchão e segundona no brasileiro. Como diz o filósofo Muricy a bola pune.

    Segundona jamais.

    • ATÉAPÉ

      Só digo uma coisa: Caaaalma, Jorge… rs

      • Jorge B. Vieira

        Como ficar calmo com esse quadro? Perder para Avenida e São José, tomar 5 do Caxias na Arena não te deixa nervoso e de mal com mundo?

        Eu não gosto de perder, sob hipótese alguma, muito menos para para equipes tão desqualificadas como os citados.

        • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

          Amigo, não compra o discurso da IVI. Garanto a você que se o Grêmio fosse o líder, o “9lettão” seria amplamente chamado de “engana bobo”, como já foi feito em diversas temporadas.

          Vemos isso com frequência. A Sul-Americana não era tida como a “segunda divisão”? Da noite para o dia, este torneio tornou-se um baita título.

          Até pouco tempo, a Primeira Liga era o inferno. Se o Inter ganhar essa competição, pode apostar que será a quebra do jejum de 40 anos sem títulos nacionais. Quer apostar?

          Dê a esse torneio o tamanho e grandeza que ele merece e fique tranquilo, amigo.

        • GremioSempre

          Tu já esta nervoso e de mal com o mundo desde o “gorpi” contra a torcedora do teu time do coração Cocolorado azedo.

        • ATÉAPÉ

          O quadro atual é transitório. É isso q quero dizer. Temos de ver como será o planejamento após este alerta do time de transição. É cedo para se preocupar tanto.

        • GremioSempre

          Não gosta de perder e nas urnas em outubro ? como vai ficar sem ganhar teu ídolo barbudinho da estrelinha ?!! Que fase né cocolorado .

    • THE GUNSLINGER

      KKKKKKKKKKKKKK esses afobadinhos…

      • Jorge B. Vieira

        Copião mudou dd nome?

        • THE GUNSLINGER

          Não sei. Mas sabemos que o teu azedume não mudou.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Pistoleiro, esse aí é do ”ninho dos urubus”, é comunista, fascista, de esquerda e doente. Normal.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          O Sérgio Moro vai te pegar, te cuida, fascista (kkkkk).

        • HENRIQUE MARTINS

          Kkkkkk, só faltou o chefe!!!!!! Mas logo ele aparece.
          Mas a patrulha não dorme.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Jorge, tu é viúva da CUT, Chiquinho, Claudio Duarte, do Ênio Andrade, relaxe, existe vida além do Mampituba.

      • Ultron

        Pronto, demonstrou preocupação com “nove anos sem gauchão” já nem leio.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Ultron, como diz o Demian Diniz, ”é dose”, o RW compra Bardahl B-12 e nós continuamos achando que falta Gimo Cupim no nariz de Pinóquio deles. Oremos, amigo.

    • Daniel Scherer

      Jesus,estamos em janeiro ainda, recém fomos campeões da américa e o cara já tá chupando limão…..

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        E tu continuas com ótima visão ….. parabéns.
        Daniel, é dose, amigo, todo ano a mesma coisa, pois os ”sábios” dão o diagnóstico antes de terminar a pré-temporada. É dose, Mr. Scherer ….. estou contigo, torcendo para chegar em 9º ou 10º lugar e ver no que vai dar no ano seguinte. Abraço.

    • GremioSempre

      Não te preocupa que teu time tem todas as chances este ano de novo Cocolorado azedo.

  • ATÉAPÉ

    Se a FIFA tivesse culhões, e não tem, proibia jogo na altitude e esse tal campo sintético. Q porcaria q já andou fritando pé de nossos jogadores.

    Mas qto a fase nossa, tá complicado seguir com a gurizada e com esse técnico novato. Não sei se ele tem tanta culpa, prq é duro formar time com tão pouco tempo, ainda mais sendo a maioria jovem.

    O Imortal tá apanhando mais q Anderson Silva em final de carreira. Deprimente! Vamos ver se os titulares voltam e põem ordem na casa.

  • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

    Caro Ilgo,

    analisando seu texto, noto o peso de sua preocupação. Concordo que o cronograma está fritando potenciais talentos que temos na equipe. Contudo, penso que a manutenção deste planejamento, até este ponto, foi fundamental para minimizarmos o risco de perdermos um jogador, por uma temporada inteira, devido à lesões graves; ou, o de inviabilizarmos um negócio importante, podendo utilizar um atleta como moeda de troca.

    Não podemos nos deixar levar pelo “agigantamento” do Gauchão. Repentinamente, o “engana bobo” se tornou “o melhor campeonato do mundo”. E neste sentido, percebo boa parte da torcida muito consciente deste cenário. A maior prova disso é que, na própria jornada esportiva, muitos torcedores entrevistados após o jogo mantém o apoio ao planejamento da direção para manter o período de descanso dos titulares.

    Com o passar do tempo, parece que, cada vez mais, a torcida tricolor percebe o tamanho da grandeza do “9lettão”. Os únicos que dão um tamanho maior ao campeonato do que realmente ele possui é a IVI e os torcedores que, lamentavelmente, ainda compram o discurso de Pedro Legado e sua trupe.

    No próximo final de semana, já teremos o retorno dos titulares. Mesmo assim, mantenho a coerência do discurso que venho fazendo: o Grêmio deve utilizar (acertadamente) o Gauchão como preparação para as outras competições, escalando a equipe principal o mínimo possível. Parafraseando um sábio: deixemos o Gauchão para quem tem o tamanho da sua grandeza.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Libertadores, Brasileirão ou Engana Bobo

    O que mais se lia por aqui e em outras redes era a ”balela” que tinha que dar chances aos guris, gauchinho é engana bobo, tem que usar a molecada, dar sequência para ”garimpar”, é arriscado colocar os titulares nos potreiros do interior e que janeiro serve apenas para pré-temporada, e o que aconteceu em 2017 ?????

    Pois é, 3º na Copa do Brasil ”no detalhe” dos pênaltis porque aquele Flamengo perderia as duas para Luan & Cia, aí fomos 4º do Brasileirão jogando 6 partidas com o time ”C”, Tri da América, comemoração necessária e muito merecida, chegamos no Mundial embriagados, patinamos já contra o Pachuca na semi e depois, Férias para as feras.

    É incrível como a bancada da ”IVI” consegue mexer ainda com o brio de vários Gremistas e nisso o RW e o Demian Diniz tem completa razão, pois todos os anos é a mesma coisa onde não conseguem cortar o cordão umbilical do Estadual que está à deriva no Brasil inteiro, vamos acordar, amigos …..

    Cesar Bueno não é treinador de futebol, Bruno Grassi não é goleiro para além Novo Hamburgo, Mendonça é muito guri ainda para levar a zaga com desenvoltura, vamos devagar, esse grupo mostrou que tem potencial, que da base vão sair e vir vários nomes para o futuro e isso tem que ser aos poucos e enterra qualquer ”teoria” de sábio que vive plantando mentiras e falando de base por aí, pois isso não vinga nem no Barcelona & Cia que vivem buscando talentos fora da da Europa.

    Não temos promessas de craques ainda, mas poderão vir sim bons jogadores da base entre vários que vimos aí como Guedes, Mendonça, Balbino, Matheuzinho, Jean Pyerre, Patrick (?), Dionathan, Pepê, Isaque, Ancheta, Poletto ou ainda o Tony Anderson, Lima e os contratados Madson, Paulo Miranda e Álisson, vamos devagar, o mundo não acabou na 4ª rodada do Noveletto com seus árbitros amestrados como a IVI está desenhando em busca de crise, e temos ainda os sub-17 da Copinha Bobsin, Tetê e Da Silva.

    Tudo isso seria diferente e teríamos aí umas duas vitórias com um goleiro à altura do Grêmio, uma zaga mais entrosada e com ritmo e um Treinador de futebol na Casamata, pois a missão do Cesar Bueno era dar chance aos garotos, e isso ele fez mesmo que ”erradamente” em suas convicções, mas fez no engana bobo.

  • Tiozaum

    Tem quem ache que é paranoia nossa kkkk.
    Me prestei a ouvir o “Nando Prancheta” agora perto da 13h na tv.
    Naquele blablabla de sempre detonando o Grêmio e exaltando o time da Dilma.
    Teve um ponto que me chamou a atenção.
    Ele disse que o Grêmio vai enfrentar o cruzeiro em um horário “que ninguém vai assistir”.
    Tudo bem, concordo que isso não é a causa do esvaziamento da arena.
    Mas convenhamos, uma tabela “sorteada” dessas interessa a quem?
    Está claro que ao espetáculo não é!
    ———————————————————————
    Quanto ao planejamento e ao time de transição:
    Infelizmente e mais uma vez o ruralito vai ditar o rumo do Grêmio.
    Estamos em janeiro ainda e pregam o apocalipse.
    Esse time está aí só para cobrir melhor as férias e a pré-temporada dos titulares.

    Ilgo decretou o rebaixamento do Grêmio no brasileiro.
    “…Sinais…”, “…Armagedon…”, “…indicativos assustadores…”
    Fatos que é bom, nada.
    A IVI tem titulares e reservas, agora vejo que tem time de transição também kkk.

  • Jorge B. Vieira

    Não sei o que é piorar o Copião e seus inúmeros clones, na tentativa de tapar o sol com uma peneira, ou o tal de planejamento do Transição, uma batalha dura.

    É uma ilusão achar que o Imortal é dos gremistas. O Imortal é de alguns gremistas que debocham do sentimento do todo gremista. Nenhum gremista que se prese gosta ou pode aceitar como natural uma derrota, ainda mais ser vencido pelos poderosos Avenida e São José, bem como tomar 5 do Caxias na Arena. Jogar e tomar 5 do Santa Cruz do Recife, perder para Avai, colocar essa Transição e perder duplamente para o Atlético Mineiro os pontos e a premiação do vice do brasileiro. Isso para citar alguns vexames recentes.

    O que começa mal tem alta probabilidade de terminar mal, mas espero estar errado.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Jorge Vieira, não entre na paranóia eterna do Pedro de Lara que se mandou daqui a mais de 100 dias depois de tantas bizarrices, sandices, não seja mais um, seja mais inteligente, te esforce um pouquinho, pois ”ainda” existem alguns Petistas Comunistas por aí com alguma inteligência, acredite, isso é possível até ”pra você”.

      O último quarteto ou quinteto que começou a pensar e escrever essas insanidades sobre ”fakes do copião”, se mandaram daqui em julho/2017, e criaram um ”Ninho Próprio” onde devem estar interagindo somente ”entre si”, e assim, creio que tu estás no lugar errado, pois tu não andas agradando ”ninguém”, está registrado aí. Elogie e critique como todos nós fizemos, mas saia desse tom 100% crítico o tempo todo, pois tu nunca será ”soberano”, nem eu. Ponto.

      Abraço, e tente ser feliz, tente, invente, seja um Petista diferente, mesmo que duvide disso.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        PTista inteligente? Isso deve ser oriundo daquele filme “Inteligência Artificial”.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Bingooooo (kkkkk).

    • GremioSempre

      Espero que teu Ídolo maior Lulinha comunista de werda seja preso e para ter cuidado com tua boquinha na fundação e que tu passe a comentar blogs que condizem com teu time do coração pois teu lugar não é aqui Cocolorado azedo.

      • Jorge B. Vieira

        Este aqui deve ser o seuAlgoz travestido, com essa elegância do texto.

        • GremioSempre

          A tua esperança é que só um te critique e tire sarro da tua cara né cocolorado ?! Esta enganado pois todos que te respondem te acham um palhaço do circo remendado pega tua bandeira com estrelinha e te muda pra Venezuela ao lado dos seus .

  • Rezende

    A única questão que me interessa é o jogo pela Recopa sul americana na argentina dia 14 de Fevereiro.

    A única dúvida é vão arriscar os TITULARES contra o Cruzeiro (dia 3) e o COCOlorado (dia 11 na beira lago) ???

    A estreia do Grêmio REAL na temporada foi ótima 6 x 0 no sindicato dos jogadores de futebol-RS

    Eu assim que puder vou cancelar o meu PPV, PAGAR para assistir o pesadelo do estadual, mais uma encomenda de desprezo no brasileiro e ainda sendo corneteado pelo “TRIO TORTURA” Luis Alano-Batista-Mário Marcos é dose para javali enfurecido… LARGUEI…

    • Jorge B. Vieira

      E se tomarmos goleada gigantesca com a transição vai ficar tudo numa boa?

      Jogar o Grenal com o transição é simplesmente uma irresponsabilidade ou mesmo uma demência

    • Ronaldo

      O grenal é só em 11 de MARÇO.

  • Walter Luis Borba

    Concordo com o Ilgo que é o nome do Grêmio em jogo.
    No entanto, temos que fazer pontuação para ficar fora do Z2 e DEU!!!
    Não podemos correr o risco de repetir anos anteriores, onde jogando contra Inter e Cruzeiro ocorreram “acidentes de trabalho”.
    A saber:
    – 2012 – Kleber no melhor momento no clube, sofre um “acidente de trabalho”, ao quebrar o tornozelo onde o zagueiro do Cruzeiro “chegou só na bola”;
    – 2016 – Bolanõs foi contratado a peso de ouro, tinha feito uma ótima estréia, e no segundo jogo, o “desatento” Bolanõs se chocou contra o Cotovelo, do Santo Wilian. Outro acidente de trabalho.
    – 2017 – Geromel, o Mito, ao disputar uma bola com o Brener, que com o cotovelo erguido para se proteger da costela do Geromel acerta-o, sem qualquer intenção, tudo normal , pois é acidente de trabalho.
    Há outros exemplos.
    Eu prefiro a cada 10 anos ganhar uma Libertadores e Copa do Brasil. Do que ser Decacampeão seguido.

    • THE GUNSLINGER

      Marcelo Moreno, também em 2012, deslocou a clavícula no Grenal da primeira fase.

    • Daniel Scherer

      Concordo plenamente. É garantir o livramento do rebaixamento e deixar a IVI chupando dedo.

    • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

      Vou repetir: onde eu assino? Fechamos já um 9º ou 10º e posterior foco na LA.

    • Ronaldo

      Mário Fernandes deslocou o ombro em um grenal em 2012 e ficou 3 meses fora. Isso em um lance em que o árbitro Leandro Vuaden nem falta marcou.

    • Marcos Lena

      fecho contigo

    • ATÉAPÉ

      Mas abrir mão dos titulares em Gre-nada? Não tem como, ao menos prá maioria da torcida. E é no Gre-neles q a bruxa fica a solta.

    • Davi Calil

      Tudo isso com a ajudinha das arbitragens Noveletto, onde em NENHUM desses lances, houveram expulsões dos agressores, e em vários deles, NEM falta marcada.

  • Walter Luis Borba

    Ps: O que vou dizer abaixo não é crítica. Que um e outro, não tenham faniquitos, por favor!

    Tendo em vista que o time era de “transição” com dois ou três recém contratados, não teria sido de bom alvitre que o Renato tivesse pelo menos feito uma ou duas preleções com esses “garotos”. Com o objetivo de mostrar confiança, e dizer, olha o “Papai” está aqui. Vcs estão em baixo da Minha Asa. O time principal está ao alcance de vocês. Vamos lá…

    Digo isso, porque quando eu “tentei” jogar bola, toda a vez que o nosso Treinador, conseguiu levar algum ex-jogador para nos dar “uma palestra” ou até mesmo fazer um “coletivo” junto com o time. Lembro que, nossa!! eu ganhava o dia, e corria “dez vezes” mais. Só por saber que aquele jogador estava ali.

    Se o Renato fez isso! E eu desconheço. Retiro o que eu disse.

    Agora, se ele não fez. Deveria ter feito! Eis que, com todo respeito, isso é da função dele.
    Até porque, uma palestra do Renato com os garotos duraria menos que uma partida de “futvolei”.

    • ATÉAPÉ

      A verdade é q o clube está empanturrado do TRI e acha o Gauchito um torneio inoportuno, ainda mais q tem a Recopa pela frente. Daí, ninguém lá se mobiliza ou tenta mostrar q vale dar o sangue pelo ruralito. O resultado a gente vê.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Amigo, penso que é isso também. Por outro lado, noto duas coisas. A primeira, é que os jogadores não querem se arriscar a ficarem de fora de um torneio importante em detrimento de lesões (criminosas) em jogos do 9lettão.

        A segunda, é que, por tradição, o 9lettão tornou-se um campeonato feito para o Inter vencer. Note o histórico de favorecimentos e de arbitragens suspeitas contra outras equipes que poderiam fazer frente ao vermelho.

        Concordo com você e o @walterluisborba:disqus , assim como compro a ideia de que o Gauchão nos traz mais prejuízos que prestígio. Da minha parte, fecho agora com o @disqus_yInMxB7bZt:disqus : podemos ficar em 9º e dar foco em coisas mais importantes como a Recopa, LA, Copa do Brasil e Brasileirão. Temos potencial para levar, ao menos, um destes torneios.

    • Rodrigo Mello

      Aqui ninguém dá faniquito, os que não podiam ser contrariados se mudaram.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        É verdade, e eu continuo preferindo uma Copa do Brasil e uma Libertadores a cada 10 anos do que 10 Gauchinhos seguidos, pois nosso rival está definhando ”até” com a ajuda do apito amigo do Noveletto.

        • Rodrigo Mello

          Agora ele respondeu. Jamais trocou uma ideia antes.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Concordo. Normal.

      • Walter Luis Borba

        De boa, Rodrigo,
        Tú tens muito mais conteúdo do que ficar dando “letrinha”, a colegas que acompanham o Blog do Ilgo, ou que, atualmente não acompanham mais com tanta frequência.
        Tu tens boas opiniões sobre futebol e eu as respeito-as. Assim como os colegas que se “deixaram” de comentar no Blog também às tem.
        Dito isso.
        O Ilgo nunca exigiu que entre nós “leitores e comentadores” houvesse uma unicidade de posicionamento, pelo contrário, ele sempre respeitou a divergências. E sempre ressaltou que elas eram necessárias ao “Blog”.
        Para finalizar, #todos somos Gremistas. Rumo ao Tri do Brasileiro e ao Tetra da Libertadores!.

        • Rodrigo Mello

          Digo o mesmo de ti. A reciproca e verdadeira. Faz o mesmo. Nao e santo nem eu. Tu so respondeu agora pq se sentiu ofendido. Quando se responde decentemente tu ignora. Passar bem

      • HENRIQUE MARTINS

        Hum…sei…..

        • Rodrigo Mello

          Apareceu urubu. Mexeu no teu ninho tu se atirou pra defender o amiguinho que deu letrinha, tomou a volta e foi dar lição de moral. Segue ai secando o Jael teu idolo.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Bah, esse sofredor aí andava sumido também, pois o ”verdadeiro” está lá em cima. (kkkkk)
            Daqui à pouco aparece aquela ”penca” de curtidas dos urubus ”de tocaia”, queres apostar uma Penta comigo ?????

          • Rodrigo Mello

            Aposto nada, perderia e ia doer no bolso. Aqui só tomo Parbo (cerveja de arroz) da Heineken. Isto é previsível, falam em Patrulha, exatamente o que ele faz kkk. Acuse seus inimigos do que o que vc faz, velha tática. Nem deveria responder este doido, pois ele já correu uma vez, vai correr sempre. Mas não dá para fugir de uma boa briga kkkkk. Aliás vou bloqueá-lo, um zé ruela a menos pra encher o saco, com estes caras não tem papo, eles de um lado e eu longe graças a deus.

  • Ilgo Wink

    Recebo do RW uma preocupante informação: o time titular do Grêmio no Noveletão passado fez a modesta média de 50% de aproveitamento. Quer dizer, o time terá de correr atrás para ficar com uma vaga.
    Deve ser por isso que o Léo Moura criticou o desempenho do time de ‘transição’.

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Acho que está tranquilo, pois 50% de 21 + 1 = 11,5 e com 10 pontos já teremos o 9º Lugar garantido, aí, é foco total na Libertadores até a Copa do Mundo, porém, eu acho que com ”as feras” nós ganhamos 5 dos 7 jogos que ainda faltam nessa fase de classificação e com 16 é capaz de classificar em 5º lugar, mas este ano eu quero mesmo é o 9º lugar no Gauchinho.

      • Márcio Tubarão (PDF FIFA)

        Onde eu assino?

      • Marcos Lena

        9 ou 10 pra mim esta bom

      • GremioSempre

        Foco fora do Texas .

    • FERNANDO

      Na boa Ilgo, por mim que se exploda o Ruralito. Só temos que permanecer na Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho e fim de papo. A maioria da torcida gremista está preocupada em vencer as grandes competições esse ano. Assim como você, eu também gostaria muito de ver o Grêmio erguer a taça desse campeonato de cartas marcadas que é o Gauchão. Mas sabemos muito bem que já está tudo arrumado para o time do coração do Presidente da Federação Gaúcha de Futebol e da imprensa esportiva gaúcha ficar com o titulo. Titulo esse que será comemorado com muito salmão pelos jornalistas “isentos” e “imparSCIais” aqui da aldeia é claro.

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Vamos ao que interessa ….. o time que vai enfrentar o Independiente na Argentina no jogo de ida, é esse:

    Marcelo Grohe, Leo Moura, Geromel, Kannemann e Cortêz.
    Jailson, Maicon, Michel, Cícero, Luan e Éverton.

    Acho que é possível ganhar os dois jogos, porém, logo após a pré-temporada os jogadores sentem a perna cansada devidos a intensidade de treinamentos físicos.

    • THE GUNSLINGER

      Não seria com Madson na lateral direita e com o Leo Moura na vaga do Ramiro?

      • Lucio

        Creio que não amigo, o Leo Moura no meio já mostrou que fica muito abaixo, o Renato não vai fazer agora, mas quem sabe no futuro vejamos o Matheus Henrique na vaga do Ramiro, ou até mesmo o Jean Pierre, seria interessante ver esse guris jogando neste time.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Concordo, Lucio, pois eles precisam entrar aos poucos para não ”fritar” os guris e lembro que o Luan era taxado de lento e pé murcho em 2014, e até pipoca jogaram no carro dele após um treino no CT, lembras disso.

          Pois é, e tinha uns ”sábios” entendidos por aqui até um certo tempo atrás que babavam na corneta ”exigindo” a entrada de Mamute, Bitecos, Bergson, Saimon, Gabriel, Raul, JR Tavares, Marcelo Hermes, Lucas Coelho, bla, bla, bla ….. É dose, amigo.

        • THE GUNSLINGER

          Pois é, mas desse trio de volantes o único com mobilidade para jogar na função do Ramiro seria o Jaílson. Se não me engano ele já foi testado ali pelo Roger, logo que saiu o Giuliano, sem sucesso. Outra opção seria abrir o Cícero pela direita e avançar o Maicon para meia central, mas não me parece uma boa.

      • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

        Pistoleiro, achei que isso foi para Renato despistar no treinamento, pois não acredito que ele entre de cara com o Madson num jogo decisivo na Argentina, e Léo Moura e Cícero são bem mais cascudos.

        • THE GUNSLINGER

          Mas o Madson tá com ritmo de jogo e era titular do Vasco ano passado, ou seja, não é tão verde assim.

          • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

            Vamos ver, mas acho que Léo vai de lateral. Gostei do Madson, pode encaixar legal no lugar do Edilson pelo que vi até agora, pois tem velocidade e chega bem na frente.

  • HENRIQUE MARTINS

    Gauchão nem vou comentar.
    Carneiro vêm aí.
    “El matador” transgênico de técnica+aipim……rs
    Dará certo ?
    Quem sabe……

  • Lucio

    Ainda sobre o Campeonato Rural, o Grêmio só não pode ser rebaixado,no mais não faz diferença. Deixa pro Inter se enganar com o Maionese.

    Sobre o Carneiro, a impressão é que seja centro avante aipim, mas tem só 22 anos e vem por baixo custo, já que não renovou com o Defensor e sairia de graça no meio do ano, vale como aposta.Acho que acerta a direção em investir nele.

    Sobre Arthur, acerta a direção em endurecer com o Barcelona, time malandro, acostumado a passar os times da América do sul para trás, Romildo saberá fazer o Grêmio lucrar o máximo com o Arthur.

  • Heraldo

    O único objetivo do roubalito é quebrar o Luan. Quero ver os puxa sacos da ivi e do roubalito assumirem a culpa, e não adianta encher de mimimi que foi acidente, recebem muito para jogar e bla-bla

  • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

    Três derrotas = Urubulinos saindo da Tocaia e do Ninho

    Bah, três derrotas do time ”C”, e já apareceram quatro Urubulinos ”por acaso”, e depois não querem aceitar que sofrem influência da ”IVI” para dar opiniões sempre corneteiras nas redes sociais contra tudo e contra todos que vem acertando as decisões no clube ….. menos, rapaziada, não entrem nessa, sejam inteligentes.

    É incrível que quanto mais o RW, o Demian Diniz, Seu Algoz e agora o Hospício Tricolor comprovam com fatos todos os dias que a ”IVI” existe desde muito antes de Rubens Hoffmeister, Frederico Ballvé e Arthur Dallegrave, e ainda tem Gremistas que entram nessa esparrela de acreditar nessa mídia ”tendenciosa” de Porto Alegre.

    Amigos Gremistas, o ano de 2018 do Grêmio começa dia 14/02 em Avellaneda na Argentina e o viciado Robalitu’s do Novelettu’s será sim de novo a nossa pré-temporada e nada mais que isso, pois o que vier acima do 9º ou 10º Lugar na fase de classificação, é lucro absoluto, ”duela a quien duela e o discurso ”interno” será sempre o de apaziguar.

  • Conrado Schmiedel

    Temos que classificar em oitavo e pegar o Coirmão logo de cara no mata-mata. Eliminar eles e daí em diante, colocar o time de transição. Seria ótimo ver a cara do Noveleto e da IVI, tendo que aguentar uma final com clubes do interior.

  • Davi Calil

    Pessoal, se o Grêmio cair, jamais vai acontecer, mas SE acontecer, o gauchão acaba. Ou vocês acham que colocaremos os titulares na divisão de acesso em 2019. O patrocínio vai ser menor. E a FGF vai falir. Se o gauchão acabar, quem ganha é o Grêmio. Tempo de pré-temporada. E jogadores inteiros para todas as competições. Além de poder expandir a marca mundialmente. Mas o Grêmio vai ganhar 2 jogos e vai classificar. Ja estamos sendo prejudicado com a antecipação dos profissionais no jogo do fim de semana, por que deu a ZEBRA de ganharmos uma libertadores, que aparentemente não é muito importante pra alguns gremistas. E esse prejuízo vai se mostrar logo ali na frente, por causa do pânico de alguns que temem ser zoado num campeonato que nem vale título.

    Concordo com Ilgo em relação ao técnico, não pode colocar técnico de base em jogo profissional. Nem em gauchão, quem dirá no brasileiro. É necessário e importante que se coloque um técnico qualificado, importante inclusive para esses guris que tão jogando. Deveria ter contratado alguém do gauchão mesmo. E começado a treinar lá em dezembro, como os próprios times do gauchão o fazem.

    Mas fora esse erro de planejamento, o que até entendemos devido a proximidade entre disputa de mundial e começo do ruralito, e o erro de pular etapas de uma pré-temporada, o que é perigoso para esportes de alto rendimento. O restante está dentro dos conformes, inclusive a posição da gurizada no gauchão. Vimos que temos 3 ou 4 jogadores que serão aproveitados em breve pelo time principal.

    • Rodrigo Mello

      Perfeito, nunca se pula etapas de treinamento (principalmente na parte Física) com o risco enorme de perder Atletas importantes por falta de trabalho de base. Noveletto pode ser Colorado doente mas não é burro, vai perder o maior trem pagador do Futebol Gaúcho? O clube com maior torcida, jamais. Os humanos são capazes de só errarem contra os adversários.

      • Davi Calil

        E vão, assim que o Grêmio colocar os titulares. Desses 4 jogos da transição, 3 houveram ‘erros’ claros contra o Grêmio. Isso era pressão dos patrocinadores desse campeonatinho furreca, para o Grêmio colocar o time principal. Caso o Grêmio esteja por cair, haverá erros a favor do Grêmio com toda a certeza. E ainda falarão: “juiz erra pros dois lados”.

        Basta ver a entrevista desse safado do Noveletto, quando ele disse esses dias preferir o juiz corrupto ao incompetente. Ora, nem precisava ter dito. Analisando as arbitragens dos últimos Novelettão parece o quadro da FGF ser repleto de corruptos, pois se fossem apenas incompetentes não mais fariam parte do quadro de arbitragem, segundo o presidente.

        Quanto a queimar etapas da pré temporada, isso é um problema sério. E por pressão de Gremistas que vivem na década de 70/80 ou por simples ignorância do assunto, caem no discursinho da IVI e pressionam a diretoria, que põe no buraco todo o planejamento.

        Deixo o meu recado aqui, Libertadores e Brasileirão vão até o fim do ano. Por causa do Gauchão, veja bem, do GAUCHÃO, podemos chegar com jogadores contundidos ou cansados nas disputas pelos títulos. Tão pensando pequeno demais. Grêmio é infinitamente maior que o RURALITO. Acordem…

        • Rodrigo Mello

          E digo mais Davi, Noveletto vai fazer de tudo para irmos para a fase decisiva. Perder o Tri Campeão da Libertadores na fase decisiva. Duvido. De resto resumiste muito bem a situação geral. Nada a acrescentar.

        • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

          Grande Davi, tu foi perfeito igual à maioria dos Gremistas, é bem por aí mesmo, e daqui a pouco aparece um lorpa ”daqueles” dizendo que tu faz parte da ”patrulha aquela” ….. oremos, amigo. (kkkkk).

  • ATÉAPÉ

    Alguém aí sabe se tem filial da IVI no Rio de Janeiro? Li com atraso q, segundo o Globo Esporte.com de 18/01, o Anderson teria feito acordo de rescisão para receber 50% do valor devido no contrato. Piada, né? Ele lá tem cara de quem joga dinheiro fora? O procurador dele é débil mental? Claro q não! Pelo jeito a IVI estende seus tentáculos acima do Mampituba…

    • José da Silva – COPIÃO DE TUDO

      Grande Nico, boa pergunta, mas como eu gosto muito de números e estatísticas, e eles sempre eles dão uma ”boa” maquiada nesses números para proteger o bom fornecedor de $almão grelhado (FGF) e co$tela Uruguaia com Chopp’$ cremo$o$ (Carvalhinho do Circo), me lembro disso:

      Saiu na mídia em fevereiro 2015 que foi um contrato de 4 anos, ou seja, 48 x R$ 790 mil entre salários e luvas que dá um total de R$ 37,9 milhões no período.

      Como ele fez um acordo agora de 31 parcelas de R$ 252 mil = R$ 7,8 milhões por 50% do que tinha à receber, entenda-se que os valores estavam ”bem atrasados”, mas a ”IVI” não dá um pio sobre isso.

      Pois é, e o Zini Pires preocupado hoje com os ”milhões” que o Grêmio recebeu na Libertadores ….. Oremos.

  • Heraldo

    Urubulinos, Maricotinha, Justino e agora as viúvas do noveletto