Grêmio faz a sua parte e vence o lanterna

Depois de um primeiro tempo em que não seria injustiça se fosse para o intervalo perdendo, o Grêmio voltou mais agressivo no segundo. O técnico Renato Portaluppi adiantou a marcação, passou a pressionar a saída de bola do adversário.

Afinal, com todo respeito, o lanterna do campeonato não pode ter qualidade técnica para sair tocando a bola, ainda mais se for marcado na frente. Renato se deu conta disso e foi para cima em busca da vitória, quase uma obrigação por sinal.

Sacou Arthur e colocou Lincoln, um jogador mais habituado a jogar nas imediações da área, deixando o time ainda mais ofensivo. O Grêmio realmente melhorou. O Atlético Goianiense teve de explorar a ligação direta, o que facilitou a marcação.

Como empilhar jogadores ofensivos não é sinônimo de potência ofensiva, Renato, percebendo que faltava alguém na articulação e também para reforçar o meio, colocou o veterano Léo Moura, que está voltando de lesão.

Léo entrou no lugar de Pedro Rocha. Muita gente deve ter criticado essa alteração. Mas o time ganhou consistência no meio de campo e um toque de bola mais inteligente. A lateral direita continuou com Leonardo, que aos poucos começa a mostrar que pode ser útil.

Então, posicionado na meia esquerda de ataque gremista, Léo Moura lembrou o maestro pifador. Eram 37 minutos quando ele enfiou uma bola milimétrica para Linconl (foi a melhor atuação do guri nos últimos tempos), que recebeu em condições de chutar a gol. Mas não foi fominha, foi inteligente e preciso no passe, meteu para a pequena área onde apareceu Michel.

O ex-jogador do Atlético Goianiense aparou de primeira e mandou a bola para a rede. Michel foi o carrasco de seu ex-clube.

Depois disso, o Grêmio administrou a vantagem e pouco permitiu ao adversário, que tinha em Walter seu maior perigo na frente.

O Grêmio fez a sua parte, somou três pontos mesmo sem jogar lá essas coisas.

O Corinthians, por outro lado, também venceu. Já é a melhor campanha de um clube no primeiro turno nessa fórmula (chata) dos pontos corridos.

O importante para o Grêmio, que tem como prioridade a Libertadores e depois a Copa do Brasil, é manter-se na ponta de cima.

GRINGO

Quase final de jogo, o Grêmio administrando a vantagem. Aí, o Kannemann dá uma de louco e chuta uma bola alta em direção ao Cortêz, que estava na linha da lateral esquerda ofensiva. Muito perto de Renato.

Foi um lance desastrado do argentino. Renato, mantendo o bom humor e revelando o clima de camaradagem do grupo, gritou algo assim:

-Gringo, não adianta mandar a bola pra mim que eu não tô jogando.