Luxa vence o Rei da Bahia

Um grande resultado e uma atuação razoável. A vitória por 2 a 1 praticamente coloca o Grêmio na fase semifinal. Provavelmente, Grêmio x Palmeiras, Luxa x Felipão. Vai sair faísca.

O fato é que agora o Grêmio, podendo contar com Kleber e Júlio César, e não tendo mais desfalques, poderá fazer frente ao Palmeiras e quem sabe chegar à final.

Outro aspecto interessante: o Grêmio foi o único dos quatro jogos desta fase que venceu fora de casa. Prova de que Luxemburgo está sabendo armar o time para o mata-mata. Acho que ele aprendeu apanhando do Felipão na gloriosa década de 9o.

Agora, uma revelação: a vitória aconteceu graças a mim. Modéstia à parte.

Eu tenho um poder que só uso em ocasiões muito especiais: se eu critico ferozmente um jogador, ele logo me contradiz. Se eu elogio demais, também sou desmentido.

Não aguentando mais ‘não ver’ o carimbador Marco Antônio em campo – até o narrador da TV percebeu isso -, entrei no twitter para escrever que o Luxemburgo gosta de jogar com dez, mantendo a nulidade do MA, que só serve pra cobrar escanteio e olhe lá.

Quando escrevi essas linhas eu pensei ‘só falta esse cara me sacanear e fazer um gol’. Claro, seria uma sacanagem a ser comemorada.

Tive esse pensamento porque nos meus tempos de Correio do Povo eu tinha mesmo essa fama de ‘boca santa’ ao contrário.

No minuto seguinte, gol do Grêmio. Marco Antônio gritou o narrador. O que eu recebi de twitter de gente me gozando, mas feliz da vida, não foi brincadeira. Alguns pediram pra eu falar mal do André Lima, outros para criticar o Leandro. E por aí vai.

Soube há pouco que o juiz deu o gol para o zagueiro Naldo. Ufa!

Mas não importa. O que interessa é que o Grêmio venceu e encaminhou sua classificação. Está superando a minha expectativa.

Sobre as atuações. Gostei do sistema defensivo como um todo. Luxemburgo está jogando para não levar, e depois arriscar um golzinho. É isso aí. Ele sabe que o time é limitado.

Fernando fez um gol e mostrou de novo que é um jogador de exceção. Souza e Léo Gago fizeram o feijão com arroz, foram eficientes. Souza decaiu de rendimento em relação ao seu início. Em breve ele voltará ao normal.

Marco Antônio só apareceu nas cobranças de escanteio e no gol. Muito pouco para quem tem a missão de organizar o time do meio para a frente, articular, criar jogadas, etc.

Na frente, gostei mais até do André Lima do que do Moreno. Pelo menos foi mais participativo.

Sei que muita gente vai desprezar esse fato, em especial os fãs de Falcão, mas a realidade é que Luxemburgo venceu o duelo com o Rei da Bahia.

TINGA

Com mais cinco meses de contrato pela frente, Tinga acertou sua saída para o Cruzeiro. O negócio estava sendo alinhavado há alguns dias, segundo informou o presidente Giovani Luigi no programa Cadeira Cativa, hoje.

Estou curioso para ver como será Tinga no Cruzeiro, pois ele e Roth não se bicam.

Outro que saiu foi o Anápio. Aparentemente por razões pessoais, particulares. Assumiu Luciano Davi, um dirigente que já passou por todos os setores do Inter. Eu o conheci no programa do Reche. É inteligente. Não tenho dúvida de que irá se dar bem no futebol.

O problema é que ele assume num momento que parece ser de transição no clube.

NILMAR

O Luigi, no programa, negou que esteja negociando Damião. Garantiu que sequer há proposta, mas senti que ele faz negócio se aparecer uma proposta realmente atraente.

A reposição, pelo que percebi na conversa que tive com ele até antes do programa, será Nilmar.

Se gostou, compartilhe!

  • Bi-segundino

    Pronto Alemão! Depois de mais uma façanha do “rei do nordeste” tu parece mais calmo. Até empolgado eu diria. To te falando há horas (ou seria há tópicos?) que vocês estão na final. Não vem com esta conversinha de que o Palmeiras é melhor que o grêmio que não cola. O Palmeiras, do jeito que está hoje é candidato ao rebaixamento. Ainda mais se mandarem Felipão embora, coisa que estão loucos pra fazer.
    Mas o pessoal tem que ter calma. Já tem gremista aqui falando em ganhar o brasileiro. Se contratarem dois zagueiros de alto nível, dois laterais de alto nível, um meia de alto nível e um centro avante de alto nível poderão brigar pelo G4. Só a chegada do Zé e a volta do gladiador é muito pouco. Mas é legal ver gremista se empolgar com tão pouco.
    Triste a saída do Tinga. Acho que ainda tinha um pouco de lenha pra queimar. Mas vai ganhar dinheiro em fim de carreira e fez bastante pelo clube do coração. Com contrato de três anos vai encerrar a carreira no Cruzeiro.
    Nilmar é sonho. Caso o Inter venda Damião pelos 25 milhões de euros que andam falando, tem que usar os 50% que tem direito com muito critério. Urgência em zagueiros e atacantes. Pelo menos pra brigar pelo G4.
    Pô Alemão, comparar o técnico Luxemburgo com o técnico Falcão é sacanagem com o bola-bola. Principalmente se tu analisar o time que Falcão tem nas mãos. Moraes, Lulinha, Souza, Titi…Ave Maria! Quando o cara tinha um time melhor reverteu um Gauchão perdido dentro do Olímpico. E contra o mestre Renato…

  • Diego

    Sei nao esse Souza, to achando que veio só com a motivação de ser convocado para as olimpiadas.

  • MAZEMBIANO

    O time teve mais sorte do que juízo,produziram o jogo todo sem ser objetivo e no fim quem fez o gol primeiro foi o time fraquíssimo do Falcão de asa curta…Esse jogo de volta já era, deu pro Bahi porque na frente da torcida tricolor não tem pra eles…agora alguém pode me explicar quem foi que disse pro A Lima que ele poderia ser jogador profissional? É uma perda financeira muito grande, não quero nem saber quanto ganha essa lêndia do futebol…é lamentável com Mirales no banco e outros guris da base!Aos trancos e barrancos já estamos chegando, e acho que até agora o São Paulo é o time um pouco melhor do que o resto…Ilgo, acho que os morangos estão começando a ficar com medinho da volta do Grêmio, tanto que o “cara” aí de cima foi o primeiro a te mandar mensagem…rsrsrsr eles não esquecem o PAI….

  • Antonio

    Ilgo! E quando o Grêmio começar a jogar com 11, como será?

  • Roque Fernando

    Na boa Ilgo, tu está parecendo amargo. Ta parecendo colorado. Tem alguns cronistas da imprensa que dizem que apesar do pouco futebol o Grêmio venceu. O teu colega do Correio do Povo fez assim na sua coluna de hoje.
    Se i Grêmio não tá com um futebol de smero com diz o Luxemburgo, está com aquele futebol solidário que faz os times campeões.
    O time foi mexido corretamente em todas as posões. O MA tem 80% do gol (tu vai ter que engolir essa). No geral o time foi prestativo e todos se ajudaram, isso se chama grupo.
    O Gilberto Silva fez cagada, mostrando que não é da posição, o Victor deu susto novamente, nada que possa abalar seu reinado.
    Enfim, reconhecer falhas e apontar o dedo blza, reconheçam a evolução do time nas mãos do Luxa, que alguns da imprensa na primeira derrota vão torcer o nariz. Depois vão dizer: Eu disse, avisei.
    A nossa imprensa esportiva é ainda muito ruim. O Grêmio esta de volta sim e eu estou muito orgulhoso. Pode não ganhar taça, mas voltou a jogar. Todos os jogadores sabem o seu espaço de campo, alguém viu a aula que o Fernando deu após jogo explicando seu posicionamento em campo ? Vamos torcer gente, vamos abraçar o Grêmio é último ano do Olimpico e a última taça do copa do Brasil pode ser também a última do Olimpico, quer coisa mais bonita do que isso?

  • ilgowink

    Com onze passa pelo Palmeiras. E se Kleber já estiver voltado, e bem,
    é capaz até de vencer o SP e ser campeão.
    Ah, Fernando precisa estar em campo em todos os jogos.
    Sem ele, adeus tia chica.

    Aguardem, colorados da mídia vão começar a dizer que o Grêmio será campeão
    pq seus adversários são fracos. Aliás, já tem uns dizendo.
    Tudo para diminuir um eventual título.
    E se perder, pra detonar, ‘mas como foram perder pra esses times tão fracos?
    tem que rolar cabeça, etc’. fazer terra arrasada.

    Pelaipe diz que tá acertado com um grande jogador. Ainda aposto no Alex.

    Roque, a tua frase ‘pode não ganhar taça, mas voltou a jogar’.
    primeiro, continua jogando pro gasto e se continuar vencendo será campeão, mesmo sem jogar grande coisa. Mas o que interessa é vencer e ser campeão.
    Vencer e perder o título não me interessa.
    é por isso que eu critico e quero mais qualidade. só força e empenho não dá título.
    precisa mais futebol.
    e jogar com 11, de preferência.
    Depois, não vem chorar no meu ombro e criticar o time, o MA, etc.
    A hora da crítica é antes da derrota, não depois.

  • Roque Fernando

    Critica e ressalto, apoio, também. Olimpico lotado na volta. Na semifinal o Olimpico vai virar um caldeirão. Ilgo, porque tu não convida os botequeiro de plantão exceto o bi-segundino, pra assistir ao jogo contra o palmeiras ou atletico paranaense no Olimpico ? Reune os botequeiros no Olimpico, lógico, antes uns “aquece” com uma 1983, heheheh, e todos no olimpico.

  • walter borba

    Se o MA é ruim, imaginem o “sem carteira” Leandro, o que se acha o Neymar.
    Tropeçou na bola num contra-ataque que estava no mano a mano com o horroroso zagueiro Tite.
    Antes disso, perdeu um gol na cara do goleiro.
    Esse Leandro está na cara que é jogador de empresário. Tem que sumir com ele do Olimpico.
    Mas efim, venho dizendo, o Grêmio chega as finais. Se vamos ser campeão aí, não dá para afirmar nada.
    Continuo apostando no Atletico Paranaense como adversário do Grêmio, o Felipão vai bailar na curva e ser desclassificado. Para ajudar ele ainda mais, vai ser subsituído pelo Falcão (há rumores que o Palmeiras quer o Falcão como técnico).
    E da-lhe Grêrmio.

  • juca

    Pra mim, o Souza tem que ir pro banco pra entrar um 1º volante marcador como o Gilberto Silva ou o Vilson. Aí o Fernando, que gosta tanto de atacar, jogaria na do Souza.

  • ilgo

    Cresce o fã clube do MA.
    Suicídio é um dever.

  • Jairo

    Sei que Vcs estado estréssados com anos sem títulos e com a direção mas se analisarem com frieza os times brasileiros lhes digo tranqüilamente que o grêmio tem a melhor equipe do pais no momentos depois do santos

  • This is one awesome blog article.Really thank you! Much obliged.

  • Really enjoyed this blog article.Much thanks again. Much obliged.