Projeção radical para 2012

O campeonato, para o Grêmio, já terminou. E terminou bem, apesar de tudo. A vitória sobre Ronaldinho e seus Flamenguistas foi uma compensação pelo fracasso no Gauchão, na Libertadores e no Brasileiro.

Eu não trocaria o momento apoteótico de domingo no Olímpico por uma vaga na Libertadores. E não é exagero. Está provado que o Grêmio nos últimos tempos não sabe o que fazer com a vaga que conquista. Portanto, fico com a felicidade de ver Ronaldinho sair do Olímpico com o rabo entre as pernas, com cara de bunda, e com a Copa Sul-Americana como consolo. Tem ainda a Copa do Brasil. Somando com o Brasileirão, são três oportunidades de buscar a Libertadores de 2013.

Bem, o que resta agora é terminar o Brasileiro com a vaga na Sul-Americana garantida. Libertadores até seria possível se a cada jogo daqui para a frente o Grêmio tivesse a seu favor o clima que imperou no Olímpico. Foi isso que fez cada jogador dar mais de si e até jogar o que não vinha jogando (vide a janelinha do André Lima). Sem a força dessa torcida maravilhosa, não tem vaga na Libertadores. Melhor preparar o futuro.

Para começar, Paulo Paixão deve ser mantido a qualquer custo. Celso Roth até pode continuar, se não vier o Tite, por exemplo. Tem gente falando no Jorginho, da Portuguesa. Pode ser. Mas é uma aposta, como foi o Silas. Nei Franco seria um bom nome. Quem sabe o Caio, do Botafogo? Técnico é uma questão em aberto, mas sei que se depender da direção Roth vai continuar. Para isso, não pode pedir muita grana.

Sobre o time: sou radical. Só vejo quatro titulares: Victor, Mário Fernandes, Júlio César e Fernando.

Numa segunda linha, escalo Saimon, que cresceu no meu conceito com o pontapé no Ronaldinho. Fora isso, tem mostrado condições de ganhar a posição, ainda mais se tiver um zagueiro mais experiente ao seu lado, um zagueiraço. Um cara como o Oberdan, que desembarcou no Salgado Filho em 1977 dizendo que ele seria o dono da área e que ali nenhum adversário cabecearia. Dito e feito. Mas um jogador assim é mais difícil de encontrar do que achar um político incorruptível.

Penso que jogadores médios, mas identificados com o Grêmio, e de custo razoável, podem ficar. É o caso de Adilson.

Do meio para a frente não vejo ninguém em condições de ser titular absoluto, incontestável. Fábio Rochemback, Escudero, Marquinhos e Douglas. Estou pensando num time capaz de conquistar um campeonato brasileiro. É claro que esses são bons jogadores, mas considerando a relação custo/benefício… É lógico que não é fácil reformular de maneira tão radical. Por isso, é de se prever que um ou outro fique.

Douglas é um jogador de exceção. O futebol que ele jogou contra o Flamengo foi isso, de exceção. É preciso um jogador mais comprometido sempre, não apenas nos jogos com estádio lotado e com motivação extra. Escudero e Marquinhos: qualquer um deles poderia ter saído mais cedo do jogo, e tem sido assim quase sempre. Agora, os dois podem continuar. Mas seriam reservas no meu time ideal. Gosto do FR, mas ele custa muito caro e não está jogando tanto assim.

No ataque não vejo ninguém em condições de ser titular de um clube que, por sua grandeza, não pode nunca ser coadjuvante de qualquer competição. Tem um monte de reservas no Olímpico. Portanto, é preciso contratar dois atacantes de alto nível. Um deles pode ser o Kleber (Dagoberto vai mesmo para o Inter).

Prioridades para 2012: um zagueiro, um segundo volante, dois meias e dois atacantes.

Agora, antes de sair por aí contratando jogadores médios é melhor apostar e investir na base. Mas investir mesmo, dando oportunidades reais aos jovens.

As contratações precisam ser pontuais, com a precisão de um cirurgião, de preferência olhando unicamente os interesses do clube, não de empresários e outros.

INTER

Enquanto isso, o Inter segue em sua luta por vaga na Libertadores. Acho que vai conseguir. O Flamengo está descendo a ladeira, não tem preparo físico. Tem alguns jogadores de muita qualidade, mas eles cansam no segundo tempo.

O Botafogo, não levo fé também. O Caio está conseguindo fazer milagres. Já o Corinthians, o Vasco e o Fluminense são de outro nível.

Ainda vejo o São Paulo com boas possibilidades. O Figueirense está ali na briga, mas penso que não tem fôlego para continuar nesse corrida.

O Inter, se vencer o Fluminense de Abel, Edinho e Rafael Sobis, vai ganhar mais moral e aí pode até tentar o título.

O problema é que o Fluminense é melhor e deve vencer.

Se gostou, compartilhe!

  • Francisco Coelho

    Parabéns Ilgo; agora estamos 99% em sintonia. Só não ficaria com o Victor. Vamos elencar as opções:
    Lateral direita = Spessato e Tinga ou algum outro que se destaque na base.
    Lateral direita = Collaço e Dener.
    Zagueiro pela direita = Gilberto Silva, Saimon, Gérson e Douglas Ricardo Grolli acredito serem suficientes, mas a pré temporada promete boas disputas.
    Zagueiro pela esquerda = Mesmo tendo bons valores na base como Sabiá, Thierry, René falta um canhoto experiente bom por baixo e cabeça para chegar e tomar conta. Seria o setor mais critico na defesa.
    Volantes = Fernando, Misael, mas falta alguém com raça, fôlego e experiência para a 1ª e 2° função. Não serve o FR que não faz nenhuma bem atualmente nem o Gilberto Silva e o Adilson só na 1ª. Felipe Duarte Guedes pode ser opção caseira ou Willians Domingos Fernandes.
    Meia esquerda = Pessalli, Anderson Paraíba e Guilherme Biteco. Falta um canhoto com experiência e qualidade.
    Meia direita = Mithyuê, Leandro e mais alguns se destacando, mas falta um com experiência e qualidade e não é o Marquinhos que vai resolver. Esta é a peça mais difícil de encontrar no momento. O Lincoln Cássio de Souza Soares mesmo com 33 é um que me agrada. Willian Borges da Silva seria o ideal pela idade ou Walter Damián Montillo mas muito caros.
    Atacante = Yuri, Leandro, Viçosa e Miralles vão bem nas laterais. Temos também Ruan e Everaldo pintando, mas falta alguém para a área sem problema de joelho e que saiba usar a cabeça e tenha velocidade.
    Grohe, Mário, Saimon, Sabiá, Julio, Fernando, Misael, Leandro, Biteco, Viçosa e Miralles até a chegada de uns mais experientes seria a minha base.

  • ilgo

    Francisco, boa notícia:
    teu treinador preferido (ehehehe), o Celso, vai assistir a Gremio e Lajeadense hoje, 16h
    pela TVcom.
    Eu também vou.
    Vi o jogo do Grêmio contra o Pelotas. Confesso que não me entusiasmei com ninguém.
    Mas a amostragem foi pequena para uma conclusão.
    Acho que esse Everaldo, centroavante, tem potencial.
    o zagueiro Gerson, que tu fala tanto, é muito bom.
    Vamos continuar conferindo.

  • Francisco Coelho

    Ilgo; eu não falei com o Rotho e basta olhar o horário que escrevi e o da RBS e do CP sobre os destaques que ele vai observar. Kkk
    Vou assistir também ao Grênal sub 19 pela Intertv para ver o Misael e mais alguns novatos como o argentino Jonathan Cristian Silva.
    O Leandro Wallace Motta dos Santos sai jogando e Biteco entra no 2° tempo. Observe o paraibano Coelho (Jardson Marcolino Coelho) com a camisa 7. O gol do Biteco foi mais bonito e o chute mais forte que o do Miralles que foi colocado. Já querem estragar o guri com musculação e peso.
    O xodó Neymar só faz o que faz por ser leve. Pode ver que leva botinada e sai correndo. Como a minha GVT é de 25 MB da para assistir vários jogos ao mesmo tempo e gravar.

  • Francisco Coelho

    Passaram-me um cachorro, pois o Inter não está transmitindo o Grenal.

  • Zé Esquilo

    tá passando sim, só q passa só p Porto Alegre.
    Nunca pensamos que algum”doente” estando em “BOA VIAGEM’, iria preferir asssitir marmanjos do sub juvenil suando, do que estar na praia assistindo coisa muito melhor. heheheh

  • Francisco Coelho

    Abriram o cemitério no dia deles. Em Recife o dia clareia as 4:15 e as 16:30 inicia o escurecer. Eu costumo descer para a praia cedo para andar e não pegar muito sol. Somente quem não mora frente a praia vai querer passar o dia na mesma. Basta olhar pela minha janela e tenho 22 km contínuos de praia e tubarões do Pina à Barra de Jangada. Mulheres também preferem a manhã para não estragar a pele e a tarde nos shoppings. Vagabas sim ficam na areia e são chamados de corretores de sargaço.

  • Francisco Coelho

    Passar pela defesa está complicado e mesmo finalizando mais a marcação de adultos na gurizada está pesando nos 2 a 0 contra. Vamos ver o 2 tempo.

  • Francisco Coelho

    Não deu para suplantar a defesa do Lajeadense, mas mostrou que ninguém tem sangue de barata e a gurizada lutou até o apito final. Os ditos profissionais deveriam ter a garra da BASE. Esse Biteco é fera.

  • ilgo

    Francisco, vi o jogo contra o Lajeadense, no Florestal, onde joguei muito e o campo já era horrível.
    Aliás, o Florestal nasceu com um campo ruim e vai morrer com campo ruim.

    Só gostei de um jogador do Grêmio, o Biteca. Não pode ser reserva do Mamute, que pertence ao jorge Machado.
    Biteca é o único realmente talentoso.

    É preciso considerar que o Lajeadense é formado por muitos jogadores experientes, caras de
    30 anos, e isso pesa. Sem falar no potreiro, que impede o toque de bola.
    O melhor do jogo: Bruninho, de 22 anos. Do Lajeadense.
    O goleiro Matheus, tão elogiado pelo Francisco, ainda tem muito o que rodar.
    Gérson, um bom zagueiro. Merece chance no time principal para ser melhor avaliado.
    Falhou feio no terceiro gol, quando foi driblado na área pelo Jean, outro bom jogador

  • Douglas

    Não entendo essa escalação. Victor titular e Douglas não? Se o problema é regularida, o articulador está muito melhor que o goleiro. Agora, com finalizações.
    Marcelo, Mário, Gilberto Silva, Saimon e Julio Cesar. Fernando, Rocka, Douglas e ?, Miralles e Kleber. Pra copa do brasil ta ótimo

  • Andre

    Ilgo e Francisco,
    Como ja tinha comentado no time que esta jogando Laci Ughini unico acima da media é o Biteco, Mamute que tem muita mídia é um robo sem mobilidade e com muita força, quando estava nas categorias menores essa força fazia diferença à favor dele, hoje essa força não vai fazer milagre, cheguei a ouvir que ele jogava como 2º atacante, realmente quando jogava nas categorias menores ele pegava bola em qualquer lugar do campo e levava dentro do gol já que era muito mais forte que outros, hoje só pode tentar jogar de centroavante, mas tem que voltar p/ categoria dele que é juvenil, depois que fizer diferença na sua categoria faz um ano no juniores jogando uma Copa FGF que é disputada por times profi do interior, só depois que se destacar também na Copa FGF tentem dar oportunidade no grupo principal do gremio. Everaldo é 91, último ano de juniores é centroavante também, tem muito empenho, mas a bola é um objeto que não se dá bem com ele, pode no máximo ser um bom centroavante p/ algum time do interior do RS, nada mais além disso, não vamos exagerar. Em relação ao grenal sub19 não vi, mas me disseram que zaga do gremio é muita fraca, apavorada, batendo cabeça, fazendo gol contra.

  • ilgo

    André, tens razão no teu comentário.
    O Biteco tem mesmo talento, já os outros ainda
    precisam mostrar mais jogo.
    O Everaldo é do tipo dependente dos outros.
    O Mamute, tua análise me parece correta. entre os pequenos
    ele se deu bem, mas agora com os do seu tamanho precisa
    mostrar mais qualidade.

    Douglas, o douglas é muito bom, mas pq ele é tão criticado?
    é pq se desliga em alguns jogos, etc.
    Ele não se empenha quase sempre.
    já o Victor é um baita goleiro quase sempre.

  • Ilgo!

    Li agora no site da Globo.com (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2011/11/fator-martinuccio-faz-palmeiras-recusar-saviola-e-roque-santa-cruz.html) que o empresarário Roberto Tadeu ofereceu os atacantes Javier Saviola, argentino, e Roque Santa Cruz, paraguaio, ao Palmeiras, mas o Felipão vetou os dois.

    Gosto muito desse Roque Santa Cruz, seria um baita reforço hein? Porque o Grêmio não chama esse empresário para uma conversa e tenta trazer esse centroavante para o Monumental?

    O que acham, servia para o Grêmio?

  • Douglas

    Ilgo,
    Concordo que o Victor é um grande goleiro, mas a fase não é boa. O Douglas, como todo o articulador, vive de lampejos. Acho que a crítica em cima dele acontece mais porque ás vezes ele tenta um calcanhar, uma letra ou um lance de primeira, quando podia simplificar. Não lembro, assim de cabeça, um articulador com participação efetiva em todos os jogos. Ganso, Alex (soneca), o própio camisa 10 do co-irmão constantemente é cobrado para ser mais participativo.
    Como (para desespero do irmão Francisco) Pessali, Mityuê ou qualquer outro jogador da base difícilmente receberá oportunidade e sequência, perdendo o Douglas teríamos de ir no mercado. Sem dinheiro e com a competência do deputado, o mercado não vai oferecer nada melhor que D10.

  • Francisco Coelho

    Douglas; depende do treinador e da direção do clube a utilização da BASE. Eu sou favorável à BASE, pois cansei de ver chegar perna de pau ganhando milhões enquanto os guris que estão desde os 6 ou 7 anos ralando são preteridos mesmo jogando mais.
    Claro que para 80% dos treinadores é mais fácil e imediato o uso de jogadores rodados só que logo seus vícios aparecem e o rendimento cai vertiginosamente. Basta ver que 90% dos jogadores que vão para fora do país querem voltar correndo pelo rigor do tratamento, exigência do cumprimento de contrato, banco, custo de vida, língua e falta de paparicação são os principais motivos.
    Trabalhar com jogador jovem e saber o que fazer é repetir exaustivamente as jogadas ter paciência e não é para qualquer treineiro que se preocupa mais com a grana e ser o tal nas entrevistas.
    Não vejo no momento quem conheça mais as bases que o Ney Franco, pois foi quem melhor soube usar jovens em 2011. Claro que a participação no PAN foi péssima, mas seguia recomendação da CBF para não tirar os principais jogadores já que a vaga estaria garantida para Londres. Só que o Mano é que quer ficar a frente e ai pode ser interessante para o Ney financeiramente um clube, pois todos sabem que a CBF não remunera bem os treinadores onde o “prestígio” e divulgação são notórios.
    O Clube brasileiro que menos paga aos jogadores e um dos que melhor vende (SP), pois é considerado vitrine tende a ter 50% ou mais do plantel com a base e voltar a ganhar torneios retomando as vendas gerando receitas para cobrir os custos e reforma do estádio.
    Mesmo não gostando do Pelaipe e até o momento não tendo observado grandes modificações na BASE gremista que passa por reformulação, pois havia sido desmontada com o Duda e a mão do tartaruga Autuori, espero melhor desempenho.
    O atual treinador do sub 23 que na verdade é um misto sendo a maioria de jogadores com 18 anos não tem currículo de treinador, mas vem fazendo bons jogos. Biteco e Mamute acabam de fazer 17 pelo que lembro e não vou pesquisar idade agora.

  • Francisco Coelho

    A grande maioria não lê com profundidade sobre jogadores e muitos dos destaques de hoje já passaram pelo Grêmio sem aparecer na base em detrimento destes medalhões que chegam caros e nada ganham. São os apadrinhados de treinadores que os carregam e em muitos casos ganhando participação pelo que se escuta aqui e ali. Basta observar o que chegou ao Olímpico na mão dos últimos treinadores. Os treinadores partiram e podem voltar amanhã, mas os esqueletos (dividas) e os quebradores de bola ficaram.
    Ontem o poderoso Vasco foi derrotado pelo modesto Universitário com Diego Souza em campo. O Grêmio que levou 3 do Figueirense no Olímpico empatou em Sete Lagos com o América e venceu ao RG e o Flamengo de virada. A esperança do Felipão para gols o Ricardo Bueno passou sem se mostrar no Olímpico e virou o goleador do paulista.
    O Misael com 17 anos desbancou na seleção os melhores do Inter na posição e provocou a ira dos vermelhos. O Grênal por bananas ontem mesmo com a vitória vermelha manteve o Grêmio na liderança, pois foi o melhor da competição ficando os vermelhos em segundo. kkk
    Vamos esperar o próximo jogo da sub 23 no sábado e ver se o Lajeadense consegue repetir num bom gramado e fora do ninho o ferrolho. Claro que a derrota vai servir de alerta e compactar mais o time gremista.
    Vamos observar melhor o Bruno Anderson da Silva Sabino (Bruninho)
    Data de Nascimento: 29/09/1989
    Natural: Porto Alegre (RS)
    Peso: 75 kg
    Altura: 1,78m
    Posição: Meia-atacante
    Clubes: Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Cruzeiro (RS), Lajeadense (RS)

  • Francisco Coelho
  • Marcos

    Ilgo!

    Diz para mim que esse vídeo é mentira, por favor.

    Tens que logar no Facebook.

    http://www.facebook.com/video/video.php?v=10150374759418586

    Se for verdade, vou aguardar um post teu sobre isso.

    Abraco.
    Marcos.

  • Marcos

    Acho que nao precisa logar no Facebook para assistí-lo…

  • juca

    Bruninho é bom jogador, foi um dos destaques do Lajeadense no Gauchão e é um dos destaques na copa FGF.

    Se o Grêmio fizesse a aposta e contratasse o jogador, a torcida, em geral, iria cair em cima da direção, pois o torcedor mediano prefere o medalhão decadente com grife do que um jogador jovem e que possa dar resultado (exceção do Gilberto Silva que, por incrível que pareça, tem gente que acha ruim).

  • Marcos

    Poxa, agora que eu vi, Ilgo.
    É verdade… O mulambo recebeu a medalha Machado de Assis em abril passado.

    Sério, é desanimador isso…

  • ilgo

    BAH, não posso acreditar no que ouvi. Medalha Machado de Assis pro Ronaldinho?
    Tão de brincadeira.
    Preciso ver se isso é verdade mesmo.]
    Se bem que deram título de DOUTOR pro Lula em algumas universidades, inclusive do
    exterior.
    O mundo tá acabando mesmo.
    Salve-se quem puder.
    E a trilha sonora será de pagodes.

    Agora, o Prates é uma figura. Tem cada história dele…
    Mas ele diz o que pensa, é autêntico.

  • Francisco Coelho

    Juca; creio não ser somente uma questão de gostar ou não do Gilberto Silva e sim uma relação custo benefício. Pelo que se fala somente 3 jogadores dos chamados titulares tem proposta efetiva para sair do Grêmio e a principal delas é para o Fernando. Segundo o alemão Adilson o Fernando é no momento o melhor volante do BR. Qual o treinador que não quer um jogador como Gilberto Silva no seu elenco ou banco para o meio e a zaga. Já o mesmo não ocorre com o Fábio Rochemback que não vem jogando nada faz tempo.
    Vamos ver o desempenho do Bruninho no Olimpico…

  • Francisco Coelho

    Bruninho pode ser um bom reforço, mas vai ter de provar jogar bem e ter continuidade. Eu também sou contra medalhão que só tem nome e anda com o chinelinho sob o braço.

  • Deni

    tu ta tao desesperado pra escrever o livro que até a minha mentira de histori a tu quer publicar?
    Vc chega a dar pena