Memórias do Futebol (III)

ZAGUEIRO CENTRAL: eu tinha 11 anos, e começo pela imagem do grande Anchetta zagueiro do Uruguai na Copa de 1970 chegando atrasado no lance em que o goleiro Mazurkievicz levou uma meia-lua num drible de corpo de ninguém mais que Pelé num jogo duríssimo, mas o Rei não fez o gol e a bola passou rente a trave direita de Félix, e ganhamos de 3×1. Depois da Copa, este zagueiraço chegou em abril/1971 ao Grêmio Campeão da américa e do Mundo pelo Nacional-URU, e fincou estaca na zaga por 8 anos seguidos com muito talento e vigor. Esta contratação mexeu demais com os brios vermelhos porque Anchetta foi eleito o melhor zagueiro da Copa, aí, os reds ficaram ”dodóis” e foram buscar Figueroa em 1972. Anchetta saiu aos 33 anos no começo de 1980.

Tivemos então o operário Newmar por 3 anos campeão brasileiro/81 e vice/82 para a chegada do Grande Baideck, um armário de porta aberta que ficou 5 anos absoluto Campeão da América e do Mundo, saiu por 5 anos indo para Portugal, e voltou por + 2 em 1993/94 se aposentando um ano depois. Da base trouxemos Henrique, um loiro comum que mandamos pro Corinthians depois de 3 anos titular e daquele ”rolo” numa excursão pela suíça em 1988 com Cuca, Henrique, Fernando e Eduardo.

Tivemos então por quase 2 anos um grande cara, caráter, e baita zagueiro, Edinho do Fluminense que foi o Xerife Campeão da Copa do Brasil/89 ficando ainda em 1990 voltando para o Fluminense, aí, chegou o nosso Capitão América de 1995 a 1997 que ninguém queria porque vinha de 2 fraturas, e foi O CARA da defesa naquele time do Felipão anos 90, inesquecível. Vale lembrar que Adilson tinha um bom reserva, Luciano, que entrava e nunca comprometia, jogava sempre sério e firme.

Seguimos adiante com uma vacância de 5 anos sem brilho, aí, veio o Tite em 2001 montando aquele 3.6.1 com Ânderson Polga, Marinho e Mauro Galvão as vezes usando até Roger Machado na zaga, e deu certo porque calamos o Morumbí lotado + uma vez ganhando do Corínthians a CB 2001 com estupendas atuações até a IVI derrubar o Tite com aquela ”patacoada” das ovelhinas em 2003. Esta IVI sempre atua contra nós desde 1970, é muita inveja e dor de cotovelo o tempo todo; o Grêmio dá muito Ibope no RS, isso atrapalha eles demais porque não saem DA FILA, só pesquisar.

Veio outro período de vacância que terminou após a Batalha dos Aflitos com a vinda do bom zagueiro Léo de 2007 à 2009 indo embora com ótimas atuações para o Palmeiras e Cruzeiro fazendo o Grêmio esperar Geromel até o final de 2013.

Aqui, pausa para Geromel: um ícone desconhecido que chegou da Alemanha com 28 anos, treinou, fardou, titularizou e assumiu o comando até Maicon chegar e dividir com ele & Kannemann o domínio do elenco e time do Renato por 8 anos seguidos, mas para Maicon e Geromel a idade chegou sem antes deixarem cravados na história grandes atuações, vitórias, goleadas seguidas, taças lotando nossa Arena inúmeras vezes além de domar & dominar nosso rival à ponto de fazer Dalessandro junto com Lomba, Potker e Moledo todos acuadinhos e envergonhados ”PEDIR ARREGO” no cantinho do vestiário do Beira Rio ao Maicon, Geromel e Marcelo Grohe após mais um dos bailes que ”Renato & Seus Blue Craques” davam neles com frequência, e isso incomodava a IVI que detonava Renato nas coletivas, e nossa Estátua absoluta botava TODOS no bolso como sempre fez.

Hoje vejo Balbuena e Noriega com ótimo potencial a ser explorado; estamos remontando um time para uma nova fase, novo treinador, novo Presidente, com a Arena quitada 100% NOSSA, e vendo o quadro social crescer mais uma vez, então, como não ser otimista diante deste quadro ?????

Segue o planejamento, eu sempre acredito.
OREMOS ….. !!!!!