ABC deu susto em plena Arena, mas o Grêmio confirmou vaga na CB

Levar susto do ABC, em plena Arena, é de irritar, e de preocupar. O Grêmio, com todo seu histórico em Copa do Brasil, não pode sofrer gol em sua casa de uma equipe modesta, derrotada por 2 a 0 em seus domínios, no jogo de ida da competição. Mas acontece, só que nunca estamos preparados, por mais que situações como essa sejam cada vez mais comuns no futebol.

O fato é que eu e toda nação tricolor fomos para o intervalo irritados e preocupados com o 1 a 0, gol feito aos 20 minutos. Nada, porém, abalava a confiança na classificação, até porque o time criou muito mais chances de gol do que seu adversário, sinalizando que no segundo tempo as coisas seriam diferentes, com o time ajustando a pontaria e empilhando gols.

O texto acima foi escrito no intervalo para abrir espaço aos comentaristas/debatedores do blog, que normalmente escrevem aqui muito antes da postagem pós jogos.

Continuando: minha expectativa de empilhar gols não se confirmou, longe disso. Tampouco a pontaria foi ajustada. O Grêmio empilhou sim, mas chances de gol desperdiçadas. Com a ameaça de ver a vaga decidida nos pênaltis, o jogo foi ficando mais tenso. O ABC adiantou a marcação, sentindo que poderia marcar mais um gol. O Grêmio se perturbou. Gabriel Grando fez importantes defesas. Restava o ataque mostrar serviço.

De onde menos se espera daí mesmo é que não sai nada. O criticado Galdino, que havia entrado no jogo aos 9 minutos do segundo tempo, ao lado de Lucas Silva e Zinho, desmentiu a frase, confirmando sua especialidade: o chute frontal, a poucos metros da grande área. Um chute seco, forte, venceu o bom goleiro Simão, outro que o ataque gremista consagrou. Não tenho dúvida de que Renato escalou esse jogador pensando exatamente nessa jogada.

O fato é que o gol de Galdino foi tranquilizador.

Individualidades: Bitello foi o melhor do time. Jogou muita bola. Grando fez duas ou três grandes defesas, mostrando que Adriel não fará falta.

Aliás, Adriel foi para o vestiário, no final do jogo, caminhando a passos largos. Ao ingressar no vestiário soqueou a porta, para espanto de dois seguranças. Há imagens desse fato.

Lamentável.

A continuar assim, dificilmente permanece na Arena.

ESCALAÇÃO

Grêmio
Gabriel Grando, João Pedro (Fábio, 9’/2ºT), Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Darlan (Vina, 26’/2ºT) e Bitello; Nathan (Lucas Silva, 9’/2ºT), Cristaldo (Galdino, 39’/2ºT) e Zinho (André Henrique, 9’/2ºT); Luis Suárez.
Técnico: Renato Portluppi