O clube maior devedor do país perto de grandes títulos

O Atlético Mineiro é o líder no ranking dos clubes endividados no país, com um total de R$ 1,2 bilhão. Só neste ano, o débito cresceu R$ 33 milhões. O clube não gerou receita suficiente para bancar o time.

Não fosse um grupo de ‘abnegados’, entre eles os donos de uma grande construtora, o Galo estaria cacarejando como uma galinha assustada.

O que eu tenho de conhecidos que invejam o clube mineiro não é pouca coisa. Nas redes sociais, é só elogios ao time comandado por Cuca. Líder do Brasileirão, o Atlético MG ainda busca o título da Libertadores.

No primeiro jogo contra o Palmeiras, pelas semifinais, nesta noite, o Atlético ficou no empate por 0 a 0, com Hulk, principal destaque do time, perdendo um pênalti. Foi um jogo ruim, truncado, correria, típico de uma Libertadores.

Acredito que em casa o Galo irá garantir a vaga, porque tem um time com mais qualidade que o do Palmeiras.

Teremos, então, o clube maior devedor do país se aproximando de um grande título. Agora, se o Galo não ganhar nada…

No momento, o que mais se vê é gremistas elogiando a política dos mineiros e atacando a estratégia do Grêmio, chamado por alguns nas redes sociais ‘de clube do superávit’.

Concordo que o Grêmio não é um exemplo em termos de contratações. A maioria não deu certo. Poucos realmente se firmaram. Em alguns casos houve falta de sorte. Um exemplo é Diego Tardelli, cuja contratação foi saudada por muitos que hoje a criticam na maior cara de pau.

No quadro atual do futebol, ainda sofrendo os efeitos da pandemia, não tem como não apoiar a política de investimento do presidente Romildo Bolzan, que, apesar de parcimonioso, investiu um bom dinheiro para qualificar o time.

Talvez não o suficiente e da forma mais adequada, mas ao menos o clube de mantém fiel aos seus princípios, o que é elogiável, ainda mais agora que a imprensa faz um carnaval em torno de Daniel Alves, um jogador de 38 anos e de custo fora da realidade.

Apesar do exemplo do Cruzeiro, que desabou no cenário nacional, ainda há dirigentes que administram seus clubes sem a responsabilidade necessária. Hoje, pelo menos quatro clubes disputam Daniel Alves, entre eles o Inter, que figura no G-6 dos clubes mais devedores, detalhe não o impede de entrar na disputa pelo quase quarentão Daniel Alves.

Clube rico é outra coisa…

RANKING DOS DEVEDORES

1º – Atlético Mineiro: 1.208,5 milhões de reais
2º – Cruzeiro: 962,5 milhões de reais
3º – Corinthians: 949,2 milhões de reais
4º – Botafogo: 946,2 milhões de reais
5º – Internacional: 882,9 milhões de reais
6º – Vasco da Gama: 830,6 milhões de reais
7º – Flamengo: 680,8 milhões de reais
8º – Fluminense: 649,1 milhões de reais
9º – São Paulo: 575,1 milhões de reais
10º – Palmeiras: 565,2 milhões de reais
11º – Santos: 539,7 milhões de reais
12º – Grêmio: 396,1 milhões de reais
13º – Coritiba: 299,5 milhões de reais
14º – Bahia: 267,9 milhões de reais
15º – Athletico Paranaense: 200,3 milhões de reais
16º – Red Bull Bragantino: 144 milhões de reais
17º – Goiás: 60,4 milhões de reais
18º – Fortaleza: 38 milhões de reais
19º – Atlético Goianiense: 33,3 milhões de reais
20º – Ceará: 26,5 milhões de reais