A grama do vizinho

A grama do vizinho é mais verde. É sempre mais verde. É a frase que me ocorre quando leio que o Inter deve fechar contrato nos próximos dias com Dagoberto, o ‘segundo-atacante’ dos sonhos de boa parte de torcedores gremistas e colorados.

Ao que se sabe, o Grêmio não está movendo uma palha por esse talentoso atacante, que não vai continuar no São Paulo.

Há uma espécie de leilão por Dagoberto. O Inter, ao que tudo indica, deu o lance mais alto. Um pré-contrato já estaria alinhavado.

O Inter quer porque quer o Dagoberto. E tem motivos de sobra para isso. O principal é que Dagoberto, independente de ser um jogador rápido, habilidoso e inteligente, parece ter nascido para fazer gols no Grêmio.

É claro que os dirigentes colorados levam isso em consideração. Dagoberto é o complemento ideal para um centroavante como Damião, sem dúvida, mas o fato de ele se dar bem contra o Grêmio está pesando.

Fosse eu dirigente gremista faria o possível e o impossível para melar esse negócio. Eu entraria no leilão. Faria uma bela proposta. Por exemplo, ofereceria o que o Grêmio paga hoje para prestar assistência médica ao Gabriel. Pelo que dizem algo em torno de 400 mil reais. Há informações de que seriam 450 mil, soma semelhante estaria sendo paga para o zagueiro Rodolfo.

Dagoberto ganha hoje a metade desse valor. Sim, Dagoberto, goleador, qualidade na assistência, ganha menos do que muitos medalhões que vicejam na grama do Olímpico.

Ah, com o ‘passe’ na mão, Dagoberto quer luvas, e luvas generosas. Será que os 2,5 milhões de dólares pagos por Miralles seriam suficientes?

Alguém já disse que somos o resultado de nossas escolhas. O Grêmio é o resultado das escolhas, das decisões, tomadas por seus dirigentes nesses anos todos.

É tudo uma questão de dar valor a quem possui valor. Jogador caro é aquele que não dá resposta à altura do que nele é aplicado.

No Olímpico, existem muitos jogadores caros.

PLANEJAMENTO

Ainda dentro do planejamento para 2012, o Inter está acertando a contratação do zagueiro Manuel, aproveitando a penúria do Atlético Paranaense que deve mesmo cair. Manuel, 21 anos, um zagueiraço.

Então, o planejamento que não vejo no Grêmio, é visível no Inter, e isso há vários anos. E os resultados estão aí.

Enquanto o Inter tenta um zagueiro para vestir a camisa e jogar, o Grêmio contrata um zagueiro desconhecido, Douglas Grolli, destaque da Chapecoense. É uma contratação barata, um investimento, uma aposta.

Não duvido que tenha jogador desse mesmo nível no time Junior, não duvido. Quero crer que estão olhando com carinho para a base. Mas não condeno que o clube faça esse tipo de investida eventualmente.

Só não entendo por que num negócio de custo tão pequeno (menos de 1 milhão de reais) seja necessária a presença de um empresário, que vai abocanhar um percentual (que não deve ser pequeno) sobre os direitos federativos.

O fato é que olho para o lado e confirmo: a grama do vizinho é mesmo mais verde. Até quando, até quando?