Grêmio reafirma seu favoritismo

Depois da goleada desta quinta sobre o São Luiz, 4 a 0, na Arena, e de outro show de horror do time colorado, não tenho dificuldade nenhuma para afirmar que o Grêmio vai ‘passear’ no noveletão.

Até mesmo os tradicionais ‘erros humanos’ dos árbitros pendendo normalmente para o Inter não terão força suficiente para mudar o que está se desenhando: Grêmio campeão.

É brutal a diferença entre os dois principais candidatos ao título. Pelo pouco que vi do Inter não consigo projetar o time de Odair fazendo frente ao Grêmio de Renato. O Inter é inferior técnica e taticamente.

Somente arbitragens muito tendenciosas poderão mudar o que o destino já traçou.

Fato: o Inter só não perdeu para o time de Ijuí na primeira rodada por causa do frango glorioso do goleiro, que hoje levou mais quatro, ao natural, sem falha sua.

O empate contra o Veranópolis também teve problema: pênalti de Moledo não marcado por Daronco. O zagueiro puxou o atacante pela camisa dentro da área (tem foto registrando claramente o lance).

O analista de arbitragem da RBS disse que o puxão não foi forte suficiente para caracterizar pênalti. Portanto, Daronco acertou, segundo Diori Vasconcelos, famoso por pareceres extravagantes, normalmente favoráveis ao Inter.

O fato é que o Inter, com seu time confuso, perturbado e nervoso, poderia hoje estar na lanterna do Gauchão. Mas vai se classificar porque é superior aos times do Interior (não muito, mas superior) e também porque na dúvida as arbitragens penderão para seu lado.

Enquanto isso, o Grêmio mostra que consegue manter o padrão de jogo que o faz vitorioso há três anos, apesar de ao longo do caminho ter perdido jogadores importantes.

Na goleada sobre o time de Ijuí, destaque para Marinho, de atuação que lembra seu desempenho no Vitória. Depois, Montoya, que entrou e marcou o seu após lançamento precioso de Luan, o craque do time que muitos (em especial vermelhos) queriam longe da Arena.

Gostei também do Jael, participativo e com alto índice de acertos. Não acredito que em sua titularidade, mas será sempre muito útil. Vamos aguardar.

Por fim, que golaço do Marinho, jogador que alguns apressadinhos queriam fora do Grêmio.