Tudo acontece no Gauchão, até torcedor proibido de usar a camisa do seu clube

Dentro de alguns anos, quando alguém escrever sobre o que levou o Gauchão à extinção, não poderá ignorar o que aconteceu nesta noite, em São Leopoldo. Foi ridículo.

Torcedores do Grêmio impedidos de entrar no estádio usando o manto sagrado tricolor. Decisão do STJD, que puniu a dupla por problemas ocorridos num clássico do ano passando, coisa que poucos lembram – eu sou um deles.

A decisão acabou ridicularizada, porque muitos ou todos os gremistas, heróis na verdade, usaram a camisa assim que passaram pelo crivo dos soldados da BM.

Com tanta violência por aí, soldados da BM fiscalizando ingresso de torcedores. Nem vamos considerar a (ir)relevância do jogo.

Se o Gauchão em andamento já é uma perda de tempo, o que dizer de um que já terminou?

Ora, custava anistiar os punidos? Pagaram um mico de graça.

O JOGO

Depois de golear o NH, domingo, esperava-se que o time reserva do Grêmio repetisse o desempenho e vencesse o esforçado Aimoré. Por 2 a 1 que fosse, mas vencesse.

O time ficou devendo. Mas o mais importante que jogadores como Matheus Henrique e Jean Pyerre confirmaram, e estão se afirmando rapidamente como duas opções de qualidade para jogos realmente importantes.

Juninho Capixaba marcou de novo, e de forma parecida com o gol contra o NH. Não sei se vale o investimento de 5 milhões de reais, mas é certo que se trata de um lateral diferenciado, com faro de gol.

Qualquer crítica mais dura ou elogio mais eloquente é precipitação. Inúmeros são os jogadores que se destacaram no regional e depois sucumbiram.

Está certo o Renato em aproveitar a competição para observar os jogadores que estão à disposição.

O Gauchão, que avança para a extinção, serve para duas coisas: testar jogadores e como provocação de final de temporada quando nenhum da Dupla conquistar algo melhor no ano.

Na discussão de bar, alguém vai lembrar: “Mas eu ganhei o Gauchão”, brindando com um latão de Polar, a ‘cerveja raiz’.

ALERTA

No post anterior alguns comentários envolvendo política, homofobia, etc. Já alertei os envolvidos.

Faço agora outro alerta: não vou tolerar baixaria aqui neste espaço. Provocação e alfinetadas na esfera do futebol, tudo bem.

Quem baixar o nível será excluído.

E assim será mesmo que só reste eu escrevendo para mim mesmo.