Renato e Maicon, dia de reconhecimento a esses dois ídolos

Esta é pra pirar os antirenatistas enrustidos que só aguardam o momento certo para sair do armário. Confiram:

https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/noticia/renato-gaucho-aparece-em-lista-de-50-melhores-tecnicos-do-mundo-de-revista-inglesa.ghtml

Vejam no original:

https://www.fourfourtwo.com/features/fourfourtwos-50-best-football-managers-world-2018-first-30-names-revealed?page=0%2C2

Renato aparece em 28º lugar, três posições abaixo de Mourinho. É uma façanha, único brasileiro nessa lista.

Confesso que não dou muita bola para essas listas, rankings disso ou daquilo.

No caso, a lista serve para provocar os antirenatistas, em especial os da mídia que sofrem com ele, que diz e não manda recado.

De fato, é uma honra para um profissional que muitos gremistas queriam ver longe do clube.

Renato aparece entre os 30 maiores. Na minha lista imaginária, eu o colocaria tranquilamente entre os dez melhores treinadores de futebol dos últimos três anos.

Para quem já foi comparado ao Joel Santana e tido como um bon vivant, que só queria saber das praias cariocas, é um progresso considerável.

Para um técnico que não anda com livros debaixo do braço nem se preocupa em fazer ‘estágio’ em clube europeu, é uma conquista e tanto.

Queiram ou não, Renato já é um dos melhores técnicos do futebol gaúcho de todos os tempos, ao lado de nomes como Osvaldo Rolla, Ênio Andrade, Carlos Froner, Tite e Felipão.  Se eu esqueço alguém me ajudem.

MAICON

Outro que termina a semana em alta é o volante Maicon. Pra mim, um dos melhores meio campistas do Grêmio de todos os tempos.

Muito deste Grêmio vitorioso, vocacionado para ser múmia de tanta faixa que conquista, se deve ao Maicon.

Ele é o cara que seu sustentação ao esquema lançado por Roger Machado, comandando o time em campo e dando o ritmo adequado que tanto encantou os amantes do futebol como um misto de arte com força, velocidade e aplicação tática.

Depois, Renato chegou com a mesa posta, aplicou o tempero na medida exata e eis que estamos nós, gremistas, aqui felizes, uns mais que os outros, mas todos felizes ao seu jeito, mais crítico, menos crítico, mais murrinha, mais cri-cri e, no meu caso, mais chapa-branca, como já me chamaram.

Voltando ao Maicon, o Tite, que apesar do lance do Éverton continua sendo um técnico de ponta – mas já sem a minha admiração -, revelou que se o grande capitão gremistas fosse mais jovem o convocaria para a seleção brasileira. É o reconhecimento ao Maicon, e um orgulho pra mim, que venho endeusando o Maicon desde a campanha do penta da Copa do Brasil.

SPORT

O Grêmio vai com time reserva contra o Sport. Não sei quem vai jogar, mas sei que será o melhor disponível, sem os titulares, claro.

É jogo para vencer, somar três pontos e continuar na ponta de cima, talvez à frente do Inter, nesse nosso pequeno campeonato local.