Os cães ladram e a caravana passa: Grêmio atinge objetivo

Grêmio já classificado para a próxima fase da Libertadores, disputando para ser o SEGUNDO entre os TRINTA E DOIS (eu disse 32) participantes, e havia gente se remexendo nas cadeiras da Arena, alguns murmúrios e até tímidas vaias pelo futebol que o time jogava contra o Defensor.

Nas redes sociais, não faltaram comentários negativos, baixo astral mesmo, e até houve quem dissesse que pode ter acabado o gás do treinador multicampeão Renato Portaluppi.

Alguns analistas salivavam de prazer diante das dificuldades do time.

Até que veio o gol de Luan. As vaias tímidas calaram-se envergonhadas na noite fria em que o Grêmio bateu o Defensor, mais um adversário que assumiu sua pequenez diante do campeão da América, e se encolheu como cusco castigado pelo minuano.

Todos sabem que é muito mais fácil defender do que atacar e criar.

Mas o torcedor, de modo geral, no caso os gremistas ranzinzas que sempre acreditam que sabem mais do que qualquer um, inclusive de quem se cobriu de faixas ao longo da carreira, são sempre muito ligeiros para criticar e a sentenciar o fim disso e daquilo.

O Grêmio mais uma vez teve dificuldades para romper o bloqueio do time menor, o que aconteceu contra o Atlético PR (um banho de bola, mas os urubus de plantão só lembra que houve empate), Inter (três pênaltis sonegados escandalosamente, mas os negativistas só lembram que foi empate), e Paraná, aí sim um jogo menor do Grêmio.

Foi o que bastou para a turma que desde a chegada de Renato aposta no fracasso dele, e não tem humildade para reconhecer o excelente trabalho do vencedor Renato Portaluppi.

Não há dúvida que o time tem dificuldades contra adversários retrancados, um pessoal que viu que se jogar normalmente contra o Grêmio corre o risco de ser goleado.

Bem, foi preciso um chute de fora da área de Luan, e todos sabem que esse não é o forte do craque do time, para que o Grêmio vencesse e atingisse o seu objetivo.

O Grêmio segue firme na Libertadores, para angústia dos colorados e de um tipo de gremista que parece ter medo de ser feliz e/ou que torce muito mais por suas teses.

Como diz um sábio ditado árabe – repetido por um velho colunista social do centro do país -, os cães ladram e a caravana passa.

GRAMADO

O Grêmio parece ter um adversário quase imbatível: a administração da Arena.

Após o jogo Renato criticou a gestão da Arena. Revelou que sábado foi ali realizado um torneio. Que o time deixa de treinar no campo principal para preservá-lo.

Os jogos e alguns eventos são inevitáveis, mas permitir a realização de torneio numa temporada com tantos jogos é realmente uma irresponsabilidade, a ser verdadeira a denúncia do técnico.

Mas tudo isso só irá melhorar quando o clube assumir a gestão.