As ovelhinhas de Tite e as ausências de Arthur e Luan

A convocação de Taison para a Copa do Mundo não me surpreende. Tite usou o critério de usar ‘as ovelhinhas’ que participaram mais vezes do seu grupo, chamando alguém fora do circuito só numa situação excepcional.

Exemplo: Arthur. Não tem como deixar a revelação gremista, contratado pelo Barcelona, de fora de uma lista realmente sensata, que privilegie a qualidade em detrimento de uma política de ser fiel a quem o acompanhou nesses dois anos de preparação.

Outro exemplo: Luan. É um jogador diferenciado, que pode abrir um clarão na defesa adversário com um toque de bola. Luan seria muito útil como alternativa numa situação de dificuldade. Não vejo que tipo de contribuição Taison pode dar para abrir uma muralha defensiva.

Esse dois jovens talentos foram ignorados por Tite. Quem mais perde é a Seleção.

Sobre Marcelo Grohe. Também acho que ele merecia, mas os três goleiros convocados não devem nada ao goleiro tricolor. São valores semelhantes, o que neste caso justifica o critério de manter o pessoal fiel nessa caminhada.

Dito isso, não comemoro a convocação de Geromel. Mas gostei de ver seu nome anunciado por Tite. É uma vitória pessoal desse zagueiro que chegou desacreditado e acabou conquistando o país. Hoje, é um zagueiro inquestionável. Fico feliz por ele, mas lamento que o Grêmio vá ficar alguns jogos sem ele, ainda mais que está faltando zagueiro no time de Renato.

Bem, Geromel é um motivo para eu torcer pela Seleção. Na verdade, o único motivo. Agora, com ele lustrando o banco de reservas, como se prevê, ficarei indiferente.

Eu, como a maioria dos gremistas, estou dividido. Queria a convocação de mais jogadores do Grêmio, mas ao mesmo tempo, pensando no clube – que é o que interessa mesmo -, ficaria revoltado se Luan e Arthur também fossem convocados. Seriam desfalques irreparáveis.

Pensando apenas como gremista, a convocação do Tite foi muito boa por não desfalcar o nosso time. Seria melhor se não levasse o Geromel, mas aí eu estaria sendo muito egoísta.

Wianey

Sempre que Taison é mencionado eu não consigo evitar de pensar na célebre frase do falecido Wianey Carlet, em 2009.

Taison ou Messi, o futuro dirá quem foi melhor.

Esta frase está nos anais das maiores mancadas.

Hoje, com Taison numa Copa do Mundo, vestindo a amarelinha de Pelé e Garrincha, concluo que tudo pode acontecer no futebol.

E a frase do meu velho companheiro de redação já não é mais tão chocante, embora a comparação continue sendo esdrúxula.

Isso me faz lembrar de um amigo que dizia: qualquer bobagem dita hoje um dia pode se tornar verdadeira.