Brocador não empolga, mas é um goleador

Chegou Hernane Brocador. O Grêmio tentou, e tentou de verdade, mas não conseguiu trazer André. Decidiu investir em outro centroavante de área, ao estilo de Jael.

São estilos parecidos, mas Brocador tem um histórico superior ao de Jael, apesar de instável, de irregular.

Na temporada 2013/2014, Brocador foi ídolo da torcida do Flamengo. Marcou 45 gols em 73 jogos. Não é pouca coisa. Tem muito camisa 9, alguns que inclusive passaram pelo Grêmio,que não atingiu esse número em toda a carreira.

Se for por uma questão de gols marcados, Brocador é até um reforço interessante.

No entanto, a contratação de outro ‘aipim’, outro camisa 9 de carteirinha, é uma sobreposição de peças.

O certo seria ter contratado um atacante com melhor técnica e mais mobilidade, como André, do Sport. Mas os pernambucanos pediram demais por um jogador de altos e baixos, inclusive com problemas extracampo em sua trajetória.

Ao não encontrar alguém do estilo de André, que joga pelo meio e pelos flancos, o Grêmio apostou em Brochador, que em abril completa 32 anos. É um atacante centralizado, de força e boa capacidade de conclusão, como provou em mais dois ou três clubes, o último é o Bahia.

Não é a contratação que eu esperava – não significa que o Grêmio desistiu de um goleador com a característica de André, ou do próprio André -, mas é melhor do que ficar dependendo de Jael.

Preferia apostar em alguém da base, mas quem?

O último camisa 9 inquestionável formado pelo Grêmio foi Alcindo. Sim, é verdade, podem pesquisar. É um dado alarmante, mas verdadeiro.

Por fim, Hernane Brocador é o que havia no mercado dentro das condições financeiras do clube. Se ele repetir sua passagem pelo Flamengo, se trata de um reforço importante para essa temporada de muitas competições.

Com ele, ao menos, diminui o risco de Jael entrar. Ele não empolga, mas se trata de um goleador.

Só espero que Renato não desista de sua preferência, um ataque de mais movimentação, sem centroavante fixo – como ficou provado na CB de 2016.

E que ele resista ao bombardeio midiático por um ‘aipim’, preferência de boa parte dos torcedores gaúchos, em especial os gremistas.

Bem, por enquanto, os fãs do camisa 9 gigolô de time estão vencendo.