A briga pelos ‘furos’ e a despreocupação com a credibilidade

Essa história de que o Cruzeiro ofereceu 6 milhões de euros pelo Geromel,  – um zagueiro de 32 anos -, quatro anos de contrato e salário mensal de 1 milhão de reais é fantasiosa.

Só serve pra mexer com a cabeça do jogador e tumultuar o ambiente no Grêmio. Não há um dirigente sequer confirmando. Tem o empresário dele dizendo que o Cruzeiro teria oferecido isso e aquilo, mas tudo na condicional.

Quer dizer, coisa que parece ter sido criada para agitar mesmo, e isso que partiu de um cronista aqui da terra, dos mais afamados. Um cara que não precisaria desse tipo de coisa, porque já tem uma carreira consolidada como cantor, com uma dezena de CDs lançados, shows concorridos, plantação de rúcula orgânica, etc.

Sei que o Pedro Legado (apelido carinhoso que Ernesto ganhou do blog cornetadorw pelo empenho em trazer a Copa) não inventaria essa ‘informação’, e isso é o que me preocupa. Tem alguém dentro do Grêmio, desde o ano passado, abastecendo do apresentador do Sala de Redação.

Aposto que é alguém da alta cúpula. Tenho até um suspeito, mas por enquanto vou deixar assim. É alguém que acredita que ainda é possível ganhar a simpatia de jornalistas passando ‘uma de cocheira’, uma ‘quente’ exclusiva, esperando ter algum ganho lá na frente.

De vez em quando, quem recebe a tal informação passa para algum repórter fazer a divulgação. Afinal, fica chato sempre o mesmo dar supostos ‘furos’. Mas a fonte é a mesma.

Então, no caso Geromel, os números são tão exagerados, tão inverossímeis, que a gente fica pensando sobre o que estaria por trás disso? A tal proposta é alta demais para o nosso mercado, ainda mais partindo de um clube muito endividado, que não consegue honrar compromissos básicos como salário mensal em dia.

Geromel, segundo leio na internet, nem quis conversa. Portanto, é o tipo de boato que já nasceu morto. É um boato da família daquele de quem clube europeu estaria oferecendo 100 milhões de reais pelo Dourado, isso há uns dois anos, quando o guri mal despontava. Também nesse caso faltou uma checagem, nem precisaria ser rigorosa.

Cabe ao repórter mais ponderado, mais comprometido com a informação séria e que preze sua credibilidade, questionar, buscar a verdade, antes de publicar qualquer coisa só para ganhar um cliques.

Sou do tempo em que o maior patrimônio de um jornalista era a credibilidade. Hoje, me sinto ultrapassado.

Todo mundo diz ( escreve) qualquer coisa e depois fica por isso mesmo.

Atribuo isso à pressa em dar a ‘notícia’ na frente da concorrência, inclusive das redes sociais. Então, mais do que informar apressadamente, o melhor é informar com mais dados, com mais consistência, porque uma nota que eu publicar no tuíter em segundos já tem outros ‘donos’.

No mais, voltando ao Cruzeiro, nas redes sociais já circulam diversas brincadeiras: o clube mineiro estaria interessado em contratar a “Geral do Grêmio”, com charanga e tudo; o Gaúcho aquele e até o hino do Lupicínio, trocando o Grêmio da letra por Cruzeiro, etc.

Agora, para finalizar, como o assunto hoje são ‘as notícias’ nossas de cada dia, uma realmente de cocheira, que, na verdade, eu não chequei.

Ico Roman se afastou do Grêmio porque teria sido contratado pelo Cruzeiro.

Acho que não preciso esclarecer, mas antes que alguém leve a sério, quero deixar claro que é uma brincadeira.

Mas não sei se não estou dando uma ideia ao Cruzeiro…