Cheiro de ‘Ronaldinho’ no ar

A novela ‘Ronaldinho PSG’ parece estar sendo reeditada. Novos protagonistas, algumas diferenças no enredo, mas tudo se encaminhando para o mesmo final.

É essa a percepção que tenho do rumo que a novela ‘Ronaldinho, parte II’, agora com Luan como personagem principal, tomou nas últimas horas.

Quando tudo se encaminhava para um negócio muito bom para as partes envolvidas, eis que Luan aparece na TV declarando que foi aconselhado por Neymar e sei lá mais quem a não se transferir para o futebol russo.

Até aí eu concordo. Luan pode mais. Não é jogador para ficar escondido, e sim para brilhar nos melhores palcos.

O problema é que até agora não apareceu proposta de clubes de ponta do futebol mundial, apenas especulações.

Proposta mesmo, efetiva e adequada aos interesses do Grêmio, e também do atleta e seu empresário, só a do Spartak. A coisas indicavam um final diferente da novela anterior. Aí, Luan veio com essa, conversinha pra boi dormir.

Depois, deixou escapar que pode continuar no Grêmio pelo menos até o final do ano. A galera gremista ficou excitada. Tudo que o gremista quer é continuar com Luan no segundo semestre.

O problema é que ao vir com esse discurso me-engana-que-eu-gosto, Luan planta esperança no coração dos torcedores que só enxergam o time e não olham para o clube.

Acontece que se Luan ficar no Grêmio até dezembro, sem ter sido negociado na transação que seria ideal, tipo ‘pague agora e leve depois’, em março ou abril ele estará livre.

Igualzinho ao Ronaldinho, que jurava amor eterno ao Grêmio enquanto assinava pré-contrato com o PSG.

A coisa foi se arrastando, se arrastando, até que veio o golpe final: Ronaldinho saiu de graça. Amealhou uma fortuna com essa jogada.

O mesmo pode acontecer com Luan. Pelo menos é essa a impressão que retiro dos mais recentes capítulos dessa novela que pode, como a outra, terminar de forma trágica para o Grêmio.

Ambição, cobiça, ganância, falsidade e traição são temperos sempre presentes nas novelas e também quando muito dinheiro está em disputa.

ESPINOSA

O Grêmio deve ter fortes motivos para demitir seu único treinador campeão do mundo.

Foi um risco calculado, espero. A reação contra a decisão é muito forte, chega a ser agressiva.

Alguns sustentam que o Grêmio deveria esperar melhor momento para anunciar a demissão de um ídolo da torcida. A medida caiu do céu para o lado vermelho do Rio Grande.

Mas não posso condenar a decisão sem saber de todos os detalhes.

Agora, reconhecendo a competência da atual direção, acredito que a demissão não poderia mais ser postergada.

Que Espinosa supere esse duro golpe e entenda de uma vez por todas que ninguém é campeão indefinidamente.

O título mundial de 1983 é o maior orgulho dos gremistas. Está presente, por exemplo, nas paredes, em DVD, na minha cerveja, a 1983, e, principalmente, em nossos corações.

Vá em frente Espinosa, com nossa eterna gratidão.

Essa palavrinha que, infelizmente, não cabe no mundo milionário do futebol, como nos ensinou Ronaldinho PSG.