O desafio de Renato e Espinosa

Um time que vem de sete jogos sem vitória, duas goleadas diante de adversários medianos e que faz hoje uma campanha de quem se esforça para ser rebaixado.

É o que Renato Portaluppi vai encontrar em seu retorno ao Grêmio. Desta vez, com o sempre campeão do mundo, Valdir Espinosa, ao seu lado.

O desafio da dupla não é pouca coisa. Mas também não é pior do que as duas situações anteriores encontradas por Renato, em 2010 e 2013.

Neste domingo, os dois puderam conferir pela TV o que vão encontrar a partir desta segunda-feira, quando começam a trabalhar na Arena.

O Grêmio conseguiu ser batido pelo Fluminense, que vinha de derrota em casa para a Chapecoense.

É preciso ressaltar que não faltou empenho aos jogadores, pelo menos a meu ver. O Grêmio jogou todo o primeiro tempo no campo do adversário, que resistiu a uma pressão infernal. 

Mas aí aconteceu um contra-ataque, a partir de um erro de Ramiro. Em três passes a bola foi parar nos pés de Gustavo Scarpa – uma das revelações do campeonato. Habilidoso, Scarpa não teve dificuldade para fazer 1 a 0, o gol da vitória.

O gol teve impacto forte no time tricolor. Murmúrios vindos da arquibancada contribuíram para perturbar ainda mais o time.

No segundo tempo, o técnico interino James Freitas se manteve fiel à herança deixada por Roger Machado. Manteve o trio de volantes, inclusive com Ramiro, que disputa com Marcelo Oliveira a posição de mais odiado pela torcida.

Bem, o time ainda seguiu tendo mais posse de bola, mas já sem a pressão inicial. E sem nenhuma objetividade e efetividade ofensiva. Muito toque de bola, chutes de longe e pouca infiltração.

É visível a queda de rendimento de alguns jogadores. Edilson, por exemplo, que acumula quase uma dezena de cartões amarelos.

Kanemann é outro que gosta de bater. Wallace é melhor que ele.

Enfim, Renato e Espinosa terão muito trabalho pela frente. 

E a resposta precisa ser rápida, começando por garantir vaga na próxima fase da Copa do Brasil na quarta-feira diante do Atlético Paranaense.

Basta um empate. Mas para garantir a vaga o Grêmio terá de jogar bem mais do que apresentou neste domingo diante de seus torcedores assustados, revoltados e preocupados.

Conhecendo Renato, o Grêmio será sem dúvida mais vibrante e objetivo.