O desafio de sempre manter alto desempenho

Depois do eletrizante espetáculo deste domingo, na Arena lotada e frenética, ficou a certeza de que o Grêmio ‘só’ precisa manter maior regularidade de performances de alto desempenho nos jogos para assumir o posto não apenas de candidato – que já é, apesar de algumas atuações frustrantes -, mas de favorito ao título do Brasileirão/2016.

Não é fácil, mas se não puder repetir as atuações de nível superior que teve contra São Paulo, na 16ª rodada, que ao menos não tenha os desempenhos constrangedores – para não dizer brochantes porque este é um ambiente familiar – apresentados contra América Mineiro e Santa Cruz, os dois mais fortes candidatos ao rebaixamento.

Ninguém espera que os jogadores do Grêmio repitam contra equipes menores o entusiasmo e a gana seguidamente vistos nos grandes confrontos, mesmo naqueles em que o time não saiu vitorioso.

É da natureza humana crescer diante de grandes desafios.

Com certeza o comando gremista – dirigentes e comissão técnica – está atento a isso e tomando as providências necessárias para que o time jogue contra o Coritiba – integrante da turma de baixo – com a mesma vontade com que irá encarar o Flamengo e o Atlético Mineiro nas duas próximas rodadas.

Que enfrente o Coritiba como se fosse o Corinthians, porque os pontos em disputa são os mesmos.

DIA DOS PAIS

Antes tarde do que nunca: feliz Dia dos Pais a todos que usufruem da dádiva de terem colocado filhos neste mundo. Para os pais gremistas, de novo um dia especial porque nesta mesma data o Grêmio aplicava outra goleada: 5 a o no coirmão. 

DOUGLAS

Pode ser coincidência, mas o fato é que o Grêmio cresce muito quando Douglas joga bem. E o veterano meia deu um show de técnica, aplicação tática e gana de vencer. Escrevi dias atrás que existem dois Douglas, aquele de América e Santa Cruz, e o Douglas brilhante que marcou o gol da vitória sobre o São Paulo e que neste domingo iluminado foi maestro, solista e carregador de piano. 

Sem querer chocar os preconceituosos de plantão, este Douglas me serve e de mim só merece aplauso.

GEROMEL

O Grêmio mereceu a vitória nessa briga de cachorro grande.

Mas não fosse Geromel o time paulista teria marcado ao menos um gol. Pode-se dizer o mesmo para Grohe, que fez duas defesas sensacionais, e até Marcelo Oliveira, que evitou o gol paulista quase no final. Do outro lado, Cássio também foi muito exigido.

O grande problema é que Tite estava na Arena. E viu o gigante na zaga tricolor ao lado do sempre firme e seguro Wallace Reis.

Temo pela convocação de Geromel.

Outro que deve ser chamado para a seleção principal é Luan, que anda arrebentando nas Olimpíadas do Rio.

Aí fica difícil pensar em título.

PEDRO ROCHA

Ninguém jogou mal no time gremista. Ninguém. Todos tiveram atuação no mínimo acima da média.

Maicon e Jailson foram ‘apenas’ espetaculares. Na frente, Pedro Rocha, que vinha de atuações ruins, desabrochou. Fez um golaço, ganhou confiança e agora só tende a evoluir. Éverton voltou muito bem, inclusive com um gol.

Dos trio ofensivo, o que menos me agradou foi Miller Bolanos, que também deixou sua marca, o que pode contribuir para que melhore seu desempenho.