Os dois Douglas e a praga do ‘pontinho fora’

Todos sabem – alguns fingem não saber por interesses diversos – que o Campeonato Brasileiro é um perde/ganha que não respeita nada nem ninguém.

Mesmo assim, demonstram surpresa quando um time da ponta de cima perde ou empata com outro da ponta de baixo.

Na última rodada, por exemplo, o Grêmio ficou apenas no empate com o lanterna América-MG. Um resultado inaceitável ainda mais acompanhado de uma atuação próxima da leniência. Mas um resultado que não poderia causar tantas reações raivosas, a maior parte delas provocadas por 15 anos de seca, o que sempre gera uma expectativa tipo ‘agora vai’ com proporcional frustração e revolta.

Tudo muito natural. Ninguém gosta de perder e/ou ver seus sonhos frustrados. Na mesma rodada, o time que liderava foi batido por um adversário que vive beliscando a zona do rebaixamento, o Botafogo. Pelo que soube não houve reação tão forte entre os palmeirenses.

Então, as vitórias e as derrotas surpreendentes fazem parte do circo do brasileirão, uma competição repleta de armadilhas e caminhos tortuosos que podem levar ao título ou ao rebaixamento. 

DOUGLAS

No caso do Grêmio, o que interessa agora é descobrir o que acontece com o time nos jogos fora de casa. Todos nós temos nossas explicações, nossas teses.

Vou começar pelo Douglas. O Douglas que joga na Arena, sob o olhar atento e fiscalizador da torcida que nos momentos de raiva o chama de ‘barriga de cadela’, é um. Fora de casa, é outro. Se o Douglas mantivesse o mesmo padrão em casa como fora, as coisas poderiam ser diferentes.

Contra o São Paulo, vi o Douglas combatendo na linha da grande área defensiva. Depois, saindo rumo ao ataque.

Esse Douglas tão interessado só aparece nos jogos na Arena e nos confrontos contra equipes de maior parte. Lembram aquela atuação contra o Atlético Mineiro coroada com um gol antológico de Dougla?

Pois esse Douglas não apareceu contra o América. Estejam certos, ele volta contra o Santa Cruz. Na Arena. 

Estou convencido de que o desempenho de Douglas reflete em todo o time.

Até o goleiro Marcelo Grohe fica contaminado, demonstrando satisfação com o empate fora e fazendo uma cera que contrastou com a vontade do restante do time, mesmo desfalcado de Edilson nos minutos finais.

PONTINHO FORA

Deveria ser baixado um decreto no Grêmio contra frases do tipo:

“Vamos buscar três pontos em casa e beliscar alguma coisa fora”.

Não. Errado.

Isso funciona na cabeça do jogador, ou boa parte deles, como uma senha para jogar sem o mesmo empenho.

“Ah, ganhamos em casa, agora podemos jogar pelo empate que o pessoal vai ficar satisfeito”.

É a fórmula para não ser campeão.

Então, declarar que pontinho fora funciona como gol contra.

O resultado disso é limitar-se à luta por vaga na Libertadores.

Conforme tem destacado o blog cornetadorw, inclusive com dados de outros campeonatos brasileiros, só conquista o título o time que consegue acumular um número importante de vitórias fora de casa.

Vejam, três empates fora resultam no mesmo número de pontos de uma vitória.

O exemplo para mudar esse comportamento (estimulado pela maioria dos analistas esportivos e aceito por boa parte da torcida) deve partir da direção, do presidente do clube.

O Grêmio deve sempre entrar em campo fixado em jogar pela vitória, considerando o empate tão danoso quanto a derrota. Mesmo na casa do adversário.

É óbvio que determinados empates, pelas circunstâncias do jogo, mas só pelo andamento do jogo, podem ser até festejados.

Não foi o caso do jogo contra o América Mineiro.