O dia em que aplaudi Negueba

Eram 44 minutos do segundo tempo. Negueba saía de campo. Quando dei por mim estava aplaudindo entusiasticamente o jogador que quase me fez desistir de ir ao jogo contra o São Paulo. Temia pelo pior sem Wallace, Luan e Giuliano. E com Negueba como ‘reforço’. 

O preconceito é um dos maiores males da humanidade, eu sei. O preconceito está presente também no futebol, está em toda parte. 

Tenho de superar esse preconceito em relação ao Negueba. Foi pensando nisso que decidi ir à Arena.

Quem sabe Negueba não encaixa e o Grêmio faz um bom jogo e ganha do São Paulo?

No futebol, é comum ocorrer que jogadores desacreditados acabem luzindo, nem que seja apenas por um jogo.

Pois Negueba brilhou. Jogou demais, principalmente para mim que dele nada esperava além de correria de peladeiro.

Negueba marcou, recuou, atacou, chutou a gol, trocou passes com precisão. Enfim, e aí o maior dos elogios que posso fazer a ele neste momento: ninguém sentiu falta de Giuliano. E, pelo jeito, nem há de sentir, porque Negueba tem tudo para se tornar peça importante no esquema armado pelo técnico Roger Machado, que acreditou e investiu nesse jogador.

Méritos de Roger, e também da nova diretoria de futebol, que acertou em trazer Edilson (outro que critiquei) e agora Negueba. Neste domingo, ele jogou tanto ou mais que Giuliano, por um preço muito inferior.

DOUGLAS

Foi mesmo um domingo diferente. Até Douglas em aplaudi. Ele jogou muita bola. Dessa vez Roger o sacou do time na hora exata, logo após o meia errar um passe de forma bisonha para alguém tão talentoso.

Douglas foi demais. Várias vezes apareceu no setor defensivo tricolor, inclusive na área.

Mas continuo defendendo um meia que jogue nessa posição e que tenha uma jogada individual mais forte e vertical. Isso não impede que eu seja justo e o elogie quando for merecido.

GEROMEL

Agora, ninguém foi melhor no Grêmio que o Gerome. A presença do zagueiro Wallace parece que deixou Geromel mais tranquilo, mais seguro. Wallace é um baita zagueiro.

O problema é que o técnico Tite estava na Arena.

Se depender da atuação contra o SP, Geromel será convocado por Tite. E isso seria péssimo.

O MELHOR

O melhor em campo foi o goleiro Denis. Ele fez defesas espetaculares. Marcelo Grohe foi um mero espectador, o que prova a imensa superioridade do Grêmio no jogo.

Até no gol gremista Denis brilhou, porque evitou o gol de Maicon (outro de grande atuação), mas acabou largando a bola nos pés do onipresente Douglas. 

MILLER

O gol partiu de um passe preciso do Miller Bolanos na tabela com Maicon. Jogada treinada, segundo Roger.

Fora isso, o equatoriano finalmente dirimiu qualquer dúvida. É um bom atacante. Acertou quase todos os passes e arrematou a gol, num dos chutes obrigou Denis a grande defesa. É jogador para ficar nas imediações da área.

Joga com inteligência e simplicidade.

No mais, foi uma das melhores atuações do Grêmio que eu vi nos últimos anos.

E com o Negueba em campo. Futebol, futebol…

INTER

O time colorado foi muito beneficiado pela arbitragem em Campinas. Nem Corinthians, nem Flamengo, conseguiram tantos benefícios de uma arbitragem.

É tema para reflexão.

A Ponte teve um gol anulado (a bola cruzou a linha da goleira uns 30 ou 40 centímetros) e depois dois pênaltis indiscutíveis.

A Ponte, independente disso, poderia ter goleado.

O Inter acabou arrancando um empate.

Ah, futebol, futebol…