Patrolada no trator de Argel em pleno BRio

Vitória em Gre-Nal é pra ser comemorada, não questionada.

Quem questiona precisa antes buscar explicações. No caso, o Inter e seus seguidores. Inclusive os da imprensa.

Boa parte dela defendeu um esquema de 3 volantes para o Inter. Dentro de casa, com apoio maciço da torcida, jogar com 3 volantes… Houve quem defendesse essa proposta do técnico Argel ‘Trator’ Fuchs.

Em poucos minutos viu-se que a estratégia era equivocada. O Grêmio passeava nas imediações da área colorada. Até que veio o gol, resultado de uma esquema executado com competência pelo time tricolor diante do esquema equivocado de Argel.

O gol de Douglas escancarou o clarão que havia diante da área colorada. Jailson, de grande atuação, entregou para Luan, que avançou sem ser importunado – quer dizer, o jogador mais criativo do time gremista estava sem marcação – até dar uma ‘metidinha’ perfeita, milimétrica, às costas do ‘garoto prodígio’ William ‘Cotovelo’. Éverton, que passou a tarde driblando o lateral,  recebeu e chutou sem muita força. Muriel soltou, Douglas – na posição de ‘aipim’ – pegou o rebote e não perdoou. 

Dez minutos depois, Argel corrigiu seu erro, desmanchou o trio defensivo e colocou Ferrareis, que deu mais qualidade e ofensividade ao setor.

No segundo tempo, aconteceu o previsível. O Inter martelando em busca do gol, o Grêmio se defendendo de jeito que deu, praticamente sem uma saída para o contra-ataque.

O técnico Roger Machado demorou demais. Douglas, cansado, jogava a 20km por hora, enquanto o Inter desenvolvia 120km por hora em busca do gol.

Até a saída de Douglas, o Inter levou pânico ao setor defensivo tricolor. Teve duas ou três chances muito boas para empatar. Roger correu um risco muito grande. Quase entregou a vitória.

Após as alterações, com Bolanos, Ramiro e Pedro Rocha em campo, o Grêmio deu uma equilibrada na jogo, e até ameaçou fazer o segundo gol.

Foi uma vitória justa, porque o Grêmio soube tirar proveito do erro inicial de Argel e depois do nervosismo dos jogadores vermelhos.

No clássico que entra para a história como o Gre-Nal do Trator, deu Grêmio por 1 a 0.

O resultado consolida o Grêmio na ponta de cima, enquanto o Inter sai do G-4 e ameaça cair ainda mais, já que há uma visível tendência de queda do time nos últimos jogos.

Penso que o Inter está para perder seu tratorista.

DESTAQUES

Todos os jogadores do Grêmio foram bem. Ninguém destoou. Todos foram bravos para suportar a pressão colorada em boa parte do segundo tempo.

Os principais destaques individuais, a partir da defesa: Edilson, Thiery, Wallace, Jailson, Luan e Éverton.

Mas o ponto alto do time foi o coletivo. Méritos de Roger, que, repito, ‘só’ errou ao demorar para reforçar a marcação do no meio de campo.

No Inter, destaque para Paulão, Ferrareis e Vitinho.

ARBITRAGEM

Mais uma vez deu Grêmio com arbitragem de fora do circuito noveletiano. Estou absolutamente convencido de que se fosse um árbitro local o Grêmio não teria vencido esse Gre-Nal. 

Parabéns ao paraense Dewson Freitas, na véspera detonado pelo ex-juiz Leonardo Gaciba sem nenhuma justificativa.

Claro que o pelotão de choque da FGF na imprensa vai minimizar – já está – o fato de o Grêmio ter vencido de novo com árbitro de outro Estado.

Mas é inegável que árbitro sem a influência do meio apita com mais isenção.