Grêmio brilha em meio à neblina

A derrota do Inter por 3 a 2 diante do Figueirense, à tarde, melhorou o estado de espírito dos torcedores do Grêmio e deve ter proporcionado mais tranquilidade aos jogadores para o clássico contra o Cruzeiro, disputado sob forte neblina.

O fato é que o Grêmio venceu por 2 a 0 – e poderia ser por vantagem maior – com muita autoridade. O goleiro Marcelo Grohe foi pouco exigido e, mesmo com as lesões de Wallace Reis, Geromel e Maicon, o time se manteve superior em campo. 

É claro que o Cruzeiro ameaçou, principalmente quando o time perdeu os jogadores citados. Houve até um pênalti marcado por um bandeirinha – tipo de coisa que só costuma acontecer com o Grêmio – no segundo tempo. O chute saiu desviado. Se acontecesse o gol naquele momento o jogo poderia ficar complicado, ainda mais que Roger Machado ficou impossibilitado de fazer substituições táticas e técnicas.

Douglas, por exemplo, teve de permanecer em campo até o final. E até que ele foi bem. Marcou um gol de cabeça no rebote do goleiro Fábio. Aliás, se é o Marcelo Grohe que defende dessa forma, para a frente e não para os lados, estaria sendo xingado até a quinta geração.

O que eu não gostei do Douglas é que ele insiste em bater falta mesmo com Luan em campo. Aos 31 do segundo tempo, falta frontal, perto da área, perfeita para Luan. Douglas se intrometeu e chutou na arquibancada. Depois, colocou a mão na coxa esquerda fazendo um jeito para disfarçar a péssima cobrança.

O importante é que o Grêmio venceu e segue vitorioso na Arena, sem gol sofrido. É a melhor campanha em casa no Brasileirão. Onde estão aqueles que diziam que a Arena não faria a diferença? 

LUAN

Luan mais uma vez fez a diferença. Foi o protagonista das principais jogadas, chamou o jogo para si, foi para cima dos adversários, apanhou e se levantou. Fez um gol de cabeça na posição de centroavante aipim, desmontando a tese de alguns sobre os atacantes de movimentação. Nesse lance, Luan armou a jogada, Éverton cruzou na medida e Luan apareceu para concluir.

Depois, Douglas ampliou após chute de Luan e defesa de Fábio. O goleiro ainda fez uma defesa sensacional num arremate de Giuliano, o ‘operário’ mais talentoso que vi atuar recentemente.

Luan ainda acertou uma bola em curva na trave direita.

Já visualizo Luan brilhandol em algum grande clube europeu, talvez o Barcelona.

Mas antes ele precisa trabalhar muito para dar um título nacional ao Grêmio.