Plantadores de ‘aipim’ sofrem duro golpe

Aqueles que insistem – acredito que muito mais por birra do que por convicção – em querer Bobô como titular tiveram um duro golpe neste domingo.

Não tenho a pretensão de que eles tenham aprendido a lição, porque para esse pessoal o Centroavante Aipim está na gênese do futebol.

São analistas/torcedores -tão em extinção quanto o CA, o tal Centroavante Aipim –  que encontram dificuldade para reconhecer que é possível jogar bem, vencer e ser campeão sem um atacante centralizado.

Na rodada anterior, foi Luan quem mostrou que não é preciso ficar na área esperando cruzamentos para fazer gols, com o acréscimo de participação efetiva na armação de jogadas e ‘metidinhas’ para os companheiros.

Neste domingo, quem iluminou o setor ofensivo do Grêmio na vitória por 2 a 0 sobre o Coritiba foi outro atacante de movimentação, que joga tanto pela direita como pela esquerda e, quando necessário, aparece como um típico centroavante.

Trata-se de Éverton, um jogador ainda em fase de afirmação. Éverton, jogando mais pelo setor direito, apareceu duas vezes com perigo pelo meio, numa delas, a segunda, mandou para a rede ao antecipar-se ao zagueiro após cruzamento precioso de Marcelo Hermes (outro que precisa de sequência), em jogada iniciada por Giuliano.

No segundo tempo, quando o Grêmio realmente acertou e se impôs depois de um primeiro tempo preocupante, Éverton fez a grande jogada da partida, ao arrancar em velocidade pela direita, do campo defensivo – coisa que CA algum consegue fazer -, até ser derrubado na área, num pênalti bem assinalado pelo juiz, e convertido pelo goleador Luan.

Roger Machado voltou ao esquema que deu certo no ano passado com as lesões de Bobô e Henrique Almeira.

Resta saber se Roger irá manter a estrutura atual, ou terá outra recaída.

REFORÇOS

Roger arrumou a cozinha. São quatro jogos sem levar gol, e mais, praticamente sem dar chances de gol aos adversários. A defesa que vazou tanto na Libertadores parece ajustada.

Agora, precisa ser reforçada porque o campeonato é longo. Talvez a contratação de Wallace resolva o problema na zaga.

Edilson voltou bem, mas não confio nele – respeito opiniões contrárias. Na esquerda, os dois jogadores da posição são inconfiáveis, embora Hermes tenha feito boa partida, demonstrando mais segurança e confiança em si mesmo.

Penso que falta um volante do nível dos dois titulares. Edinho é no máximo um quebra-galho.

Fora isso, Roger deveria dar mais oportunidades aos jovens da base.

CLASSIFICAÇÃO

O campeonato é longo. É cedo para se emocionar com a liderança. O importante é ficar no topo da tabela.

Hoje, o Grêmio é líder isolado pelos critérios. Em pontos, iguala-se ao Inter do tão contestado – pelos colorados – técnico Argel.

Vamos ver como a imprensa gaudéria vai abordar essa história da classificação.