Grêmio é vice com show de Luan em Minas

O título do meu último comentário foi ‘Roger reencontra seu esquema vitorioso’. Fazia referência à substituição de Bobô no intervalo do jogo contra o Flamengo por Éverton, um atacante de velocidade e movimentação.

Escrevi, ainda, que continuava acreditando no Roger Machado dos 5 a 0 no Gre-Nal e da campanha exitosa no Brasileirão/2015.

Contra o Atlético, Roger não começou o jogo com Éverton (podia ser Lincoln ou Pedro Rocha), optando por outro centroavante, o Henrique Almeida. Mas o noticiário apontava que Bobô seria escalado, até que apareceu uma providencial lesão muscular. 

Duvido dessa lesão, que pode ter sido ‘estratégica’. Quero crer que Roger queria mesmo alguém com mais movimentação na frente. Então, começou com Henrique Almeida, não com Éverton/Pedro Rocha. Ficou no meio do caminho.

Os deuses do futebol, no entanto, decidiram dar uma ajuda ao noviço treinador. Henrique Almeida se lesionou ainda no primeiro tempo e aí sim jogou o time do ano passado. Aquele que tinha Luan mais próximo da área, um ‘falso centroavante’.

Nada de Bobô ou Henrique Almeida: Luan.

O grande nome da vitória maiúscula sobre o Atlético Mineiro (o terceiro time potencialmente candidato ao título que o Grêmio enfrenta em sequência) foi Luan, contestado por alguns, louvado por uns poucos, mas o jogador que é, sem dúvida, a maior referência técnica do time desde o ano passado.

Era um time desfalcado de nove titulares, mas ainda assim um adversário de respeito. O Atlético tem talvez o melhor grupo da competição, e segue se reforçando, ainda mais agora com o vitorioso Marcelo Oliveira no comando.

O JOGO

O primeiro gol gremista foi uma pintura. Henrique Almeida deu um toquezinho genial para Marcelo Oliveira (sim, o Marcelo Oliveira tão odiado por uns), que vinha de trás, desviar com habilidade do goleiro Victor.

Até ali o jogo estava indefinido, embora o Grêmio já tivesse uma bola na trave (nas traves), num lance de Luan.

O Grêmio ampliou através de Luan, após lançamento de outro ‘cristo’, o Maicon, que roubou a bola do adversário. Nos acréscimos, Luan fez 3 a 0.

Ainda no primeiro tempo, até aos 36 minutos, o time perdeu três jogadores por lesão, HM, Fred e Marcelo Oliveira.

No segundo tempo, o Atlético tentou reagir, mas encontrou o Grêmio bem posicionado. Geromel um gigante na área. Edilson muito bem.

Nos contra-ataques, o Grêmio foi criando mais situações para ampliar, mas abusou demais, foi pouco objetivo.

Com a vitória, o time de Roger Machado assume o segundo lugar pelo critério de desempate.

Aproveitamento de 77,8%.

Quem armou uma tabela para prejudicar o Grêmio se deu mal, porque os resultados positivos contra três grandes clubes logo na largada aumentam a confiança do time e dão tranquilidade para Roger Machado seguir seu trabalho.

INTER

Na segunda-feira, o jornal ZH deu em manchete que o Grêmio havia conseguido uma vitória ‘magrinha’, ou algo assim, com o 1 a 0 sobre o Flamengo, desconsiderando o fato de que o Grêmio teve inúmeras chances para ampliar.

Curioso para ver qual a manchete que será aplicada para definir o mesmo placar do Inter sobre o Sport Recife, clube sem um décimo da tradição e da relevância do Flamengo no futebol brasileiro.

O fato é que hoje Grêmio e Inter estão igualados na tabela.

A diferença é que o Grêmio teve dois jogos fora de casa e contra adversários de maior porte.