Roger ganha opções para o time titular

O que eu mais gostei do jogo contra o Lajeadense na Arena, além da vitória por 3 a 0 que confirma o Grêmio na liderança do Gauchão, foi ver Lincoln desbancar Douglas da função de cobrador oficial de escanteios e faltas.

Salvo engano, Lincoln cobrou a maior parte das bolas paradas, senão todas.

É um indicativo forte de que está assumindo a titularidade, criando um agradável problema para o técnico Roger Machado.

Há um lance emblemático ainda no primeiro tempo: Douglas e Lincoln posicionados junto à bola, lado direito de ataque, perto da grande área. Quem vai bater a falta? Os dois cochicham. Lincoln se afasta. Tudo indica que Douglas irá bater. Afinal, tempo de serviço ainda conta. Mas Douglas abre espaço para Lincoln, que cobra sem a qualidade habitual, talvez intimidado com a proximidade do veterano meia.

O importante é que Douglas, mesmo conhecendo a campanha nas redes sociais a favor de Lincoln, foi generoso. Teve um comportamento exemplar, e até jogou bem. Não tenho dúvida de que o time renderia mais com Lincoln na função de Douglas. Nos minutos finais, isso aconteceu.

Então, é Lincoln ocupando espaço, devagar e com solidez, e isso é o que importa. Ter Lincoln com toda a confiança, afirmado, para enfrentar a aspereza dos jogos da Libertadores, em especial o confronto contra a LDU. 

O Gauchão é um objetivo, claro, mas secundário. Serve essencialmente para experiências visando armar uma equipe forte para buscar o tri da América. Nesse aspecto, os resultados são dos melhores.

Roger já viu que pode contar sem medo com Lincoln.

Nesse jogo, Lincoln atuou com liberdade, normalmente pelos lados de campo. Teve alguns bons lances, mas não chegou a ter protagonismo, até porque este coube a Douglas.

Pedro Rocha é outro que está evoluindo e é uma alternativa de ataque. Foi dele o segundo gol, no qual mostrou técnica e serenidade após lançamento que partiu de um adversário com Douglas no lance.

Até o centroavante Bobô está revelando mais qualidade. O gol que marcou é coisa de matador, um drible curto, seco, e um chute preciso.

Depois, entraram Henrique Almeida, que a meu ver é superior a Bobô, e o jovem Batista. Henrique mostrou que chute de fora da área é com ele mesmo. E Batista mostrou que tem estrela. Fez o terceiro gol com visão de artilheiro, tirando a bola do alcance de Lauro, de grande atuação.

Do meio para a frente o Grêmio está bem, e há opções ofensivas de peso.

Com base apenas no jogo deste domingo de Páscoa eu diria que Ramiro está ocupando bem a lateral-direita. O problema mesmo se concentra na lateral-esquerda. Marcelo Oliveira decididamente vive um inferno astral.

Ele está fora contra a LDU. Roger não pode perder mais tempo. Precisa encontrar alguém para a posição. Insistir com Hermes e/ou improvisar alguém para o lugar. Alguém que dê segurança ao setor.