A partícula quântica, os volantes e os articuladores

Frase do diretor de futebol Rui Costa, publicada no site globo.com, confunde e preocupa.

“Hoje no futebol quem articula o jogo é o volante. Quem é o articulador do Grêmio? Não é o Douglas, é o Maicon. Me diz, que time da Libertadores não queria ter um volante como o Maicon? – questionou o diretor executivo Rui Costa. Confira:

 http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/2016/01/gremio-da-passo-frente-e-avanco-de-volantes-divide-articulacao-no-meio.html

A frase preocupa porque Rui Costa é o cara remunerado pelo clube para buscar reforços, negociar jogadores, encontrar soluções para qualificar o grupo. Em princípio, um profissional assim precisa conhecer bastante futebol, mercado, etc. 

Se ele realmente pensa que ‘hoje no futebol quem articula é o volante’ é motivo para preocupação ter um sujeito assim no comando do futebol de qualquer clube.

Eu, sinceramente, acredito que a frase não é bem essa ou talvez não esteja devidamente contextualizada. A não ser que ele considere Iniesta, Lucas Lima e outros menos votados como volantes.

A gente sabe que se dependesse de alguns luminares o time de futebol ideal teria um goleiro, um centroavante aipim e nove volantes. A onda volantista cresce.

Até Roger sucumbiu sábado ao sacar Giuliano (um derivado de volante) e colocar Ramiro (um volante de movimentação). Sim, há subdivisões. Edinho, por exemplo, é o ‘volantão’, mas pode ser definido também como ‘volante-aipim’, ou, para os mais antigos, ‘centromédio’ ou ‘cabeça-de-área’.

Não podemos ignorar que temos hoje, e cada vez mais, o volante-eclético. É aquele que não se contenta apenas em carregar o piano, quer arriscar no teclado, tocar um pagode, um sertanejo universitário…

Sim, os volantes estão com tudo. Mas ninguém pode afirmar que eles é quem articulam. Não se pode ignorar a existência de inúmeros articuladores natos, não improvisados, como volantes com melhor técnica que fazem a transição defesa/ataque. Caso do Maicon e alguns outros.

No Grêmio, o articulador é Douglas, ajudado pelo Luan e pelo próprio Maicon. Mas se, segundo diz ou teria dito o diretor Rui Costa, o articulador do time não é Douglas, e sim Maicon, o que faz exatamente o Douglas no time do técnico Roger.

E aí o RC começa a confundir. Douglas, que tem carteirinha de ‘articulador’, de camisa 10, se não é o articulador do Grêmio o que ele faz no Grêmio? Qual é função tática de Douglas no esquema de Roger? Será um volante-atacante?

Um centroavante disfarçado de articulador? Uma partícula quântica?

Fiquei confuso.

Estaria sendo criada no Grêmio uma revolucionária e genial posição do ‘sem função’? 

O fato é que se Douglas não é o articulador do time está na hora de ir para o banco.

Huuumm, seria essa a mensagem subliminar deixada por Costa nessa frase tão desconcertante?

O fato é que Rui Costa tem Maicon em alta conta. É claro que não seria porque o Grêmio investiu uma pequena fortuna em sua contratação.

Por fim, fica no ar uma pergunta perturbadora: “Me diz, que time da Libertadores não queria ter um volante como o Maicon?”

Sinceramente, não sei a resposta.

Mas que eu me lembre não apareceu clube algum disputando Maicon com o Grêmio…

 

PRIMEIRA LIGA

Essa competição encontra seu maior foco de resistência no Rio e no RS.

No Rio, são partes diretamente afetadas, como a federação local e um ou outro clube.

Aqui, é o presidente da federação, que aparentemente se limita a secar o torneio, e setores da imprensa por razões já conhecidas.

Vida longa à Primeira Liga!