Grêmio faz ‘jogo do ano’ em Criciúma

O Grêmio faz o jogo do ano contra o Criciúma. É o jogo que pode manter vivo o sonho de terminar 2015 com um título nacional.

Depois, restará a aridez do Brasileirão, uma competição cheia de truques e armadilhas. De um momento para o outro é possível despencar do céu para cair no inferno.

Penso que a direção projetou mal a temporada. Não trabalhou com foco na Copa do Brasil. Não posso acreditar, por exemplo, que o clube tenha contratado um Vitinho para enfrentar os desafios da competição e resolver a questão da falta de efetividade ofensiva.

Está certo que o início de Roger Machado, com cinco vitórias seguidas, iludiu muita gente. Eu mesmo fiquei empolgado, mas nunca parei de insistir que era e é preciso reforçar o grupo em qualidade e quantidade. O inverno, como a gente está vendo, é cruel e rigoroso, pune os ribeirinhos com enchentes assustadoras assim como não perdoa os dirigentes que não tomam as providências necessárias na hora certa, e ficam postergando soluções. No caso do Grêmio até com alguma razão diante da crise financeira que corrói o clube.

O fato é que o Grêmio, realmente sem o preparo adequado e talvez extasiado com os resultados que vinham sendo obtidos, largou perdendo por 1 a 0 dentro de sua própria casa. Inaceitável. Resta agora buscar a classificação no sempre hostil estádio do Criciúma.

O time vai completo – sem Rodolpho, que está indo embora faz dias. 

Eu acredito na vitória e na classificação. O adversário é guerreiro, é aplicado, mas é inferior a vários times que o Grêmio bateu recentemente.

No caso de eliminação, restará cumprir tabela no Brasileirão e buscar uma colocação digna. É o máximo que se pode exigir do grupo atual. É lógico que tudo pode mudar se vierem reforços de qualidade, o que não é fácil.

Roger Machado já tirou desse grupo o que tinha pra tirar. Acreditar que ele pode mais é pensamento mágico, quase um desvario.

Roger merece ser presenteado com dois ou três bons jogadores. Se isso acontecer, será possível brigar pelo G-4 e até por título na Sul-Americana.

Mas, hoje, o que temos é esse jogo terrível contra o Criciúma.